quarta-feira, 7 de setembro de 2022

“Taça do Mundo de Triatlo: Portugal com seis triatletas na República Checa”


A seleção portuguesa de triatlo estará representada por seis atletas, três homens e três mulheres, na Taça do Mundo de Karlovy Vary, República Checa, que se disputa dia 11 de Setembro (Domingo).

 

Homens:

João Pereira, João Manso, Miguel Tiago Silva.

 

Mulheres

Inês Rico, Madalena Almeida e Maria Tomé.

 

Horário

9:00 – Prova Feminina

14:00 – Prova Masculina

 

Resultados e informações:

https://triathlon.org/events/event/2022_world_triathlon_cup_karlovy_vary

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Trek-Segafredo vence 'crono' por equipas no arranque do Challenge da Vuelta Feminino”


Italiana Elisa Longo Borghini conquistou a primeira camisola vermelha da prova destinado ao pelotão feminino

 

Por: Lusa

Foto: Gonzalo Arroyo Moreno

A equipa da Trek-Segafredo venceu esta quarta-feira o contrarrelógio por equipas que marcou o arranque do Challenge da Volta a Espanha, destinado ao pelotão feminino, com a italiana Elisa Longo Borghini como primeira camisola vermelha da prova.

A equipa norte-americana cumpriu os 19,9 quilómetros com partida e chegada em Marina de Cudeyo em 23.31 minutos, seis segundos mais rápida do que a BikeExchange-Jayco, segunda, e 11 do que as francesas FDJ-Suez-Futuroscope, terceiras.

Borghini, sexta na Volta a França, é a primeira líder da corrida, com o mesmo tempo de três colegas de equipa.

A espanhola Bizkaia-Durango, com a portuguesa Daniela Campos no elenco, registou o 18.º melhor tempo.

Na quinta-feira, a segunda etapa, primeira em linha, terá partida e chegada em Colindres, com 105,9 quilómetros cronometrados e cinco contagens de montanha categorizadas.

Fonte: Record on-line

“João Almeida em destaque na vitória de Rigoberto Urán na 17.ª etapa da Vuelta'2022”


Português ganhou alguns segundos aos homens que estão à sua frente

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

O português João Almeida, da UAE Emirates, deu esta quarta-feira a sua melhor versão na Vuelta'2022, ao ganhar alguns segundos aos restantes elementos do top-10 na 17.ª etapa, com chegada ao Monasterio de Tentudía. O ciclista luso foi 13.º na tirada, a 5.02 minutos para Rigoberto Urán, colombiano que venceu ao sprint perante o francês Quentin Pacher e Jesús Herrada, isto depois de uma longa fuga com 13 ciclistas.

João Almeida atacou na subida final, a cerca de três quilómetros da meta, e daí partiu sem a companhia de nenhum adversário. No final, o português conseguiu ganhar 9 segundos para Remco Evenepoel e Enric Más, 11 para Juan Ayuso, 13 para Jai Hindley e Carlos Rodríguez. Já Miguel Ángel López, que está em 5.º, à frente de Almeida na geral, perdeu 19 segundos para o ciclista de A-dos-Francos.

Contas feitas, João Almeida continua em 6.º (posição que herdou perante a desistência de Primoz Roglic), mas agora a 1.18 minutos de López, 1.31 de Carlos Rodríguez e 2 minutos para Juan Ayuso, o seu colega de equipa que na Vuelta de estreia ocupa por agora a 3.ª posição. Já Remco Evenepoel continua de vermelho, com 2.01 para Enric Más e 4.51 para Ayuso.

Na quinta-feira há mais um teste tanto à liderança de Remco como a todos os elementos do top-10, com uma 18.ª etapa que ligará Trujillo e Alto de Piornal, com 192 quilómetros. Uma tirada de montanha, com duas subidas de 1.ª categoria, a última das quais a coincidir com a meta.

Fonte: Record on-line

“Primoz Roglic com múltiplos hematomas e "mentalmente quebrado" após sofrer queda na Vuelta”


Informação é avançada por Addy Engels, diretor desportivo da Jumbo-Visma

 

Por: Lusa

O diretor desportivo da Jumbo-Visma disse esta quarta-feira que o esloveno Primoz Roglic, tricampeão da Volta a Espanha que abandonou a corrida antes da 17.ª etapa, sofreu múltiplos hematomas e estava "mentalmente quebrado".

Segundo Addy Engels, Roglic viveu "uma má noite" depois de cair nos últimos metros da 16.ª tirada, quando lutava pela vitória, e tinha "muitas dores", mas sem concussão, e apesar de querer "lutar", eram demais para aguentar.

"Quando chegou ao autocarro, foi muito duro para ele. Estava mentalmente quebrado. (...) É pesado, quando abandonas a Volta a França em 2021, o Tour também este ano, e agora a Vuelta, quando lutas pela vitória. Mentalmente é muito difícil de ultrapassar", contou o antigo ciclista.

Em segundo na geral, atrás apenas do belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl), o esloveno não sofreu qualquer fratura mas antes vários hematomas, numa época azarada.

"Para o resto da equipa é um rombo grande. Não estávamos prontos para desistir de lutar, como mostrámos na terça-feira. Hoje, tivemos uma reunião e temos de lutar nos próximos dias, mas é muito difícil", admitiu o diretor desportivo.

Roglic, de 32 anos, venceu as últimas três edições da Vuelta e ocupava o segundo lugar da corrida, a 1.26 minutos de Remco Evenepoel.

Na terça-feira, o esloveno conseguiu 'cortar' a diferença para o belga em oito segundos, mas, a queda sofrida nos últimos 100 metros da etapa, quando atacava o sprint, deixou-o com ferimentos no cotovelo e no joelho direito.

Já este ano, Roglic tinha desistido da Volta a França, antes do início da 15.ª etapa, para recuperar das lesões de uma queda ocorrida 10 tiradas antes.

O pesadelo de 'Rogla' nas 'grandes Voltas' continua, depois de em 2020 ter perdido o Tour no contrarrelógio do penúltimo dia para o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates) e de, no ano passado, ter abandonado a prova francesa também na sequência de uma queda.

Com o abandono de Roglic, Evenepoel partiu hoje para a 17.ª tirada, entre Aracena e Monasterio de Tentudía (162,3 quilómetros), com 2.01 minutos de vantagem sobre o espanhol Enric Mas (Movistar), agora segundo classificado.

O português João Almeida (UAE Emirates) sobe também uma posição, para o sexto lugar, a sete minutos do belga, com o seu colega espanhol Juan Ayuso a ser agora terceiro da geral, a 4.49.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Tricampeão Roglic abandona devido a queda”


Por: JP/AMG // AMG

O ciclista esloveno Primoz Roglic, tricampeão em título da Volta a Espanha e segundo classificado da atual edição, abandonou a prova devido à queda sofrida na terça-feira, informou hoje a Jumbo-Visma.

“Infelizmente, [Roglic] não vai estar à partida para a 17.ª etapa, após a sua queda ontem [terça-feira]. Recupera rapidamente, campeão! Tinhas planos ambiciosos para os últimos dias, mas, infelizmente, não vai poder ser assim”, lê-se no comunicado da formação neerlandesa.

Roglic, de 32 anos, venceu as últimas três edições da Vuelta e ocupava o segundo lugar da corrida, a 01.26 minutos do belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl).

O abandono precoce do chefe de fila da Jumbo-Visma ocorre um dia depois de ter caído no final da 16.ª etapa, em Tomares, quando tentava ganhar tempo ao líder da prova.

O esloveno conseguiu ‘cortar’ a diferença para o belga em oito segundos, mas, a queda sofrida nos últimos 100 metros da etapa, quando atacava o ‘sprint’, deixou-o com ferimentos no cotovelo e no joelho direito.

Já este ano, Roglic tinha desistido da Volta a França, antes do início da 15.ª etapa, para recuperar das lesões de uma queda ocorrida 10 tiradas antes.

O ‘pesadelo’ de ‘Rogla’ nas ‘grandes Voltas’ continua, depois de em 2020 ter perdido o Tour no contrarrelógio do penúltimo dia para o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates) e de, no ano passado, ter abandonado a prova francesa também na sequência de uma queda.

Com o abandono de Roglic, Evenepoel vai partir hoje para a 17.ª tirada, entre Aracena e Monasterio de Tentudía (162,3 quilómetros), com 02.01 minutos de vantagem sobre o espanhol Enric Mas (Movistar), agora segundo classificado.

O português João Almeida (UAE Emirates) sobe também uma posição, para o sexto lugar, a sete minutos do belga, com o seu colega espanhol Juan Ayuso a ser agora terceiro da geral, a 04.49.

Fonte: Lusa

“Prémio de Ciclismo "Cidade de Barcelos"


A última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã vai decorrer no centro da cidade de Barcelos no dia 11 de setembro. A 36.ª edição do Prémio Cidade de Barcelos destina-se aos diversos escalões que integram as Escolas de Ciclismo.

Barcelos recebe no próximo domingo, 11 de setembro, o 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

O tradicional Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos decorre este ano na Avenida da Liberdade e destina-se às categorias de Escolas (pupilos/benjamins, iniciados, infantis, juvenis).

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos, o Prémio Ciclismo Cidade de Barcelos inicia-se às 10 horas com a gincana de pupilos/benjamins, que se realiza no Largo da Feira, e a prova em linha dos iniciados.

Os infantis entram em ação às 10.30 horas e os juvenis às 11 horas.

O 36.º Prémio Cidade de Barcelos organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Navega Rías Baixas e Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“11 setembro | 32.º Passeio de Cicloturismo "ASA CLASSIC RACE"


Amadora em festa 2022

 

A cidade da Amadora faz 43 anos. Venha celebrar connosco!

 

No âmbito das comemorações do 43.º aniversário do município da Amadora, no dia 11 de setembro (domingo) - feriado municipal -, tem lugar, das 09h00 às 12h30, o 32.º Passeio de Cicloturismo "ASA CLASSIC RACE", pelo Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora, iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora.


Este passeio de cicloturismo é um passeio urbano e intermunicipal que liga os concelhos da Amadora e Sintra, num percurso de 50 km.

Esta atividade desportiva, é aberta a entusiastas da modalidade e às respetivas famílias que desejem usufruir de uma manhã desportiva, saudável, pedagógica e divertida.

Partida e chegada: Praceta Terra da Bonita (Falagueira-Venda Nova) | Sede do Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora

Inscrição em https://apedalar.pt/eventos/info/2989

Mais informação sobre o Amadora em Festa em https://www.amadoraemfesta.pt/2022/

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com