sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

“MP acusa Ribeiro e Quintanilha de elaborarem "esquema" de dopagem na W52-FC Porto”


Para "aumentarem a rentabilidade" dos ciclistas, segundo a acusação

 

Por: Lusa

O Ministério Público acusa Nuno Ribeiro, Adriano Quintanilha e o diretor geral Hugo Veloso de terem elaborado "um esquema" de dopagem na W52-FC Porto, para "aumentarem a rentabilidade" dos ciclistas, segundo a acusação a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o Ministério Público (MP), que acusa 26 arguidos de tráfico de substâncias e métodos proibidos, e desses 14 de administração de substância e métodos proibidos, no âmbito da operação 'Prova Limpa', Adriano Sousa, comummente conhecido como Adriano Quintanilha e 'patrão' da W52-FC Porto, o seu antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e Hugo Veloso, o contabilista e diretor geral da equipa, terão formulado, "pelo menos desde o ano de 2020", o propósito "de aumentarem a rentabilidade dos seus ciclistas [...] com o intuito de obterem melhores resultados".

Assim, "na prossecução do seu desígnio", os três arguidos "elaboraram um esquema mediante o qual os ciclistas por si dirigidos", 10 deles também arguidos neste processo, "passariam a utilizar práticas dopantes, designadamente o recurso persistente à manipulação sanguínea, o que constitui um método proibido, bem como a administração e consumo de substâncias proibidas".

O MP considera que Nuno Ribeiro, "fazendo uso da ascendência profissional que detinha sobre os ciclistas da sua equipa, [...] promoveu entre estes o consumo de substâncias proibidas", nomeadamente betametasona, hormonas de crescimento, testosterona e insulina, entre outras, bem "como a extração e reintrodução de sangue", prática comummente denominada transfusão sanguínea.

"Mais os instruiu sobre os métodos para as introduzirem no organismo sem que fossem posteriormente detetadas nos controlos antidoping, [...] bem como lhes fornecia instruções para as administrarem", instruindo-os "sobre os dias, horas e forma de administrar as referidas substâncias, tendo em consideração, nomeadamente, as datas das provas", lê-se na acusação, que enumera diversas ocasiões em que tal aconteceu, como nas edições de 2021 da Volta a Portugal, Volta ao Alentejo ou Troféu Joaquim Agostinho, ou na Volta ao Algarve e no Grande Prémio O Jogo, já em 2022.

Segundo o despacho, a que a agência Lusa teve hoje acesso, Nuno Ribeiro e o seu adjunto, José Rodrigues, "com o conhecimento e anuência" de Adriano Quintanilha e Hugo Veloso, "adquiririam, entregaram e decidiram que os seus ciclistas teriam que administrar" substâncias "que constam na lista de substâncias e métodos proibidos em vigor".

O antigo diretor desportivo dos 'azuis e brancos' é particularmente visado na acusação, que indica que Ribeiro adquiria as substâncias "para depois as entregar aos ciclistas, guardava-as em casa e nos hotéis, quando em competição", "preparava as substâncias e deixava-as já nas seringas nos quartos dos ciclistas ou chamava-os ao seu quarto e entregava-lhas para que as consumissem", e "questionava-os sobre o que tinham tomado e quando".

O antigo ciclista de 45 anos, que enquanto corredor perdeu a vitória na Volta2009 por doping, também comprava o material necessário para as transfusões sanguíneas e, inclusive, "diligenciava para que houvesse sempre sacos de sangue disponíveis para os ciclistas no autocarro e no automóvel de transporte [...] e pela recolha nos quartos e hotel de sacos contendo sangue dos ciclistas e pela sua reentrega no momento em que deveria ser feita a reintrodução".

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto detalha as substâncias apreendidas no âmbito da operação 'Prova Limpa', desencadeada em 24 de abril de 2022, nomeadamente as que estavam na posse dos 10 ex-ciclistas da W52-FC Porto acusados de tráfico de substâncias e métodos proibidos, e que "os arguidos, durante as conversações telefónicas que mantinham entre si, evitavam falar dos nomes das substâncias ilícitas" e das práticas, utilizando "palavras/expressões codificadas com o propósito de dificultarem que a sua atividade fosse detetada pelas autoridades desportivas e policiais".

João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Daniel Mestre, José Nevese Ricardo Vilela já suspensos pela Autoridade Antidopagem de Portugal, e Joni Brandão, José Gonçalves e Jorge Magalhães, cujos processos continuam a decorrer na instância desportiva, são os antigos corredores da W52-FC Porto constituídos arguidos pelo despacho, com Daniel Freitas, que representou os 'dragões' entre 2016 e 2018 a ser o outro ciclista acusado de tráfico de substâncias e métodos proibidos, enquanto o processo de Amaro Antunes, tricampeão da Volta, foi arquivado.

"Para obter tais substâncias, o arguido Nuno Ribeiro e os ciclistas arguidos recorriam a pessoas da sua confiança ou trocavam entre si tais substâncias", acrescenta o despacho.

Para o DIAP do Porto, "Adriano Sousa, Hugo Veloso e Nuno Ribeiro agiram sempre em conjugação de esforços e de intentos mediante um plano por eles elaborado, de dependência hierárquica profissional que os ciclistas que compunham a [...] W52-FC Porto tinham de si, os determinarem a consumirem substâncias ilícitas e a utilizarem métodos que sabiam ser proibidos", o que fizeram com o propósito de "obterem vantagens patrimoniais e não patrimoniais para a equipa".

Os três, assim como José Rodrigues, "abusaram da sua profissão de modo grave, violando os deveres de atuarem em prol do desenvolvimento desportivo da modalidade e dos ciclistas e da verdade desportiva, incentivando e promovendo a dopagem de praticantes desportivos".

O despacho nota, no entanto, que os 11 ciclistas implicados "praticaram os factos [...] sempre de forma livre, voluntária e consciente, com o propósito único e concretizado de através do consumo de substâncias proibidas e da manipulação de sangue ou utilização de outros métodos proibidos obterem ganhos patrimoniais e não patrimoniais, pessoais ou para a equipa".

Fonte: Record on-line

“Ex-ciclistas da W52-FC Porto entre 26 acusados de tráfico de substâncias e métodos proibidos”


Antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e o 'patrão' da equipa Adriano Quintanilha também

 

Por: Lusa

O Ministério Público acusou 26 arguidos, incluindo vários ex-ciclistas da W52-FC Porto, o antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e o 'patrão' da equipa Adriano Quintanilha de tráfico de substâncias e métodos proibidos, no âmbito da operação 'Prova Limpa'.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve hoje acesso, entre os arguidos estão João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Daniel Mestre, José Neves, Joni Brandão, Ricardo Vilela, José Gonçalves e Jorge Magalhães, que são acusados do crime de tráfico de substâncias e métodos proibidos.

Além destes 10 antigos ciclistas da W52-FC Porto, também vão responder pelo mesmo crime Adriano Teixeira de Sousa, conhecido como Adriano Quintanilha, assim como a Associação Calvário Várzea Clube De Ciclismo o clube na origem da equipa, o antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e o seu adjunto, José Rodrigues, aos quais também foi imputado o crime de administração de substância e métodos proibidos.

Também o antigo ciclista Hugo Sancho, já retirado e a cumprir quatro anos de suspensão por anomalias no passaporte biológico, vai responder pelos crimes de tráfico e administração de substâncias e métodos proibidos.

No final de abril de 2022, 10 corredores da W52-FC Porto tinham sido constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação 'Prova Limpa', a cargo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

Na operação policial, "foram apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo", detalhou então a Polícia Judiciária (PJ).

Fonte: Record on-line

“IV Fórum Cyclin’Portugal”


Arouca recebe quarto Fórum Cyclin’Portugal

 

Por: José Carlos Gomes

O desenvolvimento do turismo em bicicleta e a importância de valorização dos territórios através das redes de percursos cicláveis estarão em destaque na quarta edição do Fórum Cyclin’Portugal, que vai realizar-se nos dias 10 e 11 de março, em Arouca.

A evolução do projeto Cyclin’Portugal tem sido acompanhada de uma crescente maturidade na oferta de redes de percursos homologados, que em 2022 já abrangem grande parte do território nacional. Na sequência da homologação, em 2022, da GR60, Grande Travessia das Montanhas Mágicas, a região de Arouca irá receber um evento onde se irão debater temas emergentes e de grande importância para o desenvolvimento turístico.

O programa incluirá um conjunto de propostas que dará destaque a projetos nacionais e internacionais de valorização do território através das redes de percursos. O desafio permanente de manter as redes de percurso, de lhes dar sustentabilidade e de as incrementar de forma inteligente será também um dos temas em foco. As metodologias de acompanhamento, manutenção e ativação estarão também em destaque. As tecnologias mais recentes, associadas à implementação e valorização das infraestruturas serão outro dos pontos em debate.

À semelhança da edição 2022, os participantes serão chamados a ter uma voz ativa nos trabalhos, com a partilha das suas práticas e com o desenvolvimento de momentos colaborativos de trabalho em grupos mais restritos. Estas sessões colaborativas serão dos momentos mais importantes do Fórum, porque permitirão trazer à discussão a realidade de cada região.

Serão também promovidos momentos de convívio entre os participantes, com destaque para as iniciativas a desenvolver em parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e com o Município de Arouca, que permitirão mostrar um pouco do melhor daquele território.

“Com este Fórum, a Federação Portuguesa de Ciclismo mantém o compromisso de capacitar os técnicos que trabalham nesta área, assegurando a qualidade e coerência da experiência de pedalar pelos mais de 25 mil quilómetros de percursos que integram a rede Cyclin’Portugal”, salienta o vice-presidente da Federação, Sandro Araújo.

O acesso à formação certificada com avaliação é gratuito para os técnicos dos Centros Cyclin’Portugal homologados ou em processo de homologação. Os restantes participantes que pretendam obter certificado de Técnico Cyclin’Portugal têm um custo de inscrição de 60 euros. Outros interessados que não pretendam certificação terão um custo de inscrição de 25 euros.

Estará disponível oferta de hotelaria a preços especiais para o evento, cuja informação será comunicada juntamente com o processo de inscrição, que poderá ser feito em www.cyclinportugal.pt 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com