Fotos: José Almeida
A iniciativa O Museu na Rua
regressa a 29 de Outubro, conferindo ao público a rara oportunidade de ver,
ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de
história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, naquilo que será uma
verdadeira viagem no tempo.
Entre os veículos já confirmados para rodar estão o De Dion-Bouton 24HP (1905), o único exemplar do modelo no mundo, mas também o mais potente fabricado entre 1905 e 1906, o Unic Type A1 (1909), além de ser um dos primeiros automóveis produzidos pela marca francesa, o exemplar do Museu do Caramulo tem, na sua especificidade e raridade, dois dos seus maiores valores, o Delahaye 43 PS (1913), a auto-bomba entrou pela primeira vez ao serviço em 1914, tendo sido entregue aos bombeiros voluntários “Os Lisbonenses”, que a baptizaram de “A Catarina”, o Mercedes-Benz 380K (1934), do qual foram produzidas 44 exemplares, dois dos quais chegaram a Portugal em 1934, o Rolls-Royce Phantom III (1937), adquirido para a receção da Rainha Isabel II na sua visita a Portugal em 1957.
Transportou personalidades
como o Presidente Eisenhower e os Papas Paulo VI e João Paulo II, o MG TC
(1946), o primeiro modelo da marca a alcançar verdadeiro sucesso nas vendas
além fronteiras, com 10.002 unidades produzidas até 1949, a Fiat 600 Multipla
(1958), o primeiro exemplo do conceito de monovolume em todo o mundo, o Porsche
911 2.0 SWB (1966), o sucessor do Porsche 356, que pegava nos principais
atributos do popular desportivo e multiplicava-lhe benefícios, e ainda um
automóvel surpresa.
Para tirar partido desta
experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um
voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo
valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da
coleção do Museu do Caramulo.
Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal
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