domingo, 11 de maio de 2025

“Johan Bruyneel critica o posicionamento da UAE Emirates na 1ª etapa do Giro: "Com Pogacar, eles funcionam como uma máquina afinada. Sem ele, andam por todo o lado"


Por: Miguel Marques

Como habitual nas grandes voltas, o podcast The Move, da plataforma WEDU, dedicou-se à análise da etapa inaugural da Volta a Itália de 2025. No episódio de sexta-feira, os especialistas Spencer Martin e Johan Bruyneel centraram atenções no desempenho contrastante das formações Red Bull – BORA – Hansgrohe e UAE Team Emirates – XRG, sobretudo na forma como protegeram os seus líderes nas fases mais caóticas do final da jornada em Tirana.

Martin manifestou-se surpreendido com a disparidade de atitude das duas equipas. Se por um lado destacou a coesão e vigilância da Red Bull em torno de Primoz Roglic, por outro apontou a dispersão e falta de organização dos Emirados, sugerindo mesmo que a ausência de Tadej Pogacar fragiliza o coletivo:

“A Red Bull esteve muito atenta com Roglic no final da corrida. Quem não vimos lá foi a UAE. Quando o Pogacar não está na corrida, a equipa parece desmembrada. Sorte do Ayuso que conseguiu navegar bem na subida e nos quilómetros finais, porque não ia ter ninguém com ele. Pode ser que melhorem mais à frente, mas para já parece que a Red Bull está totalmente focada e a UAE perdeu o seu brilho habitual. Sem Pogacar, a corrida pode tornar-se mais caótica da parte deles".

Johan Bruyneel acompanhou essa análise, elogiando a postura de Roglic e da equipa alemã, enquanto levantou dúvidas sobre a capacidade de Ayuso em lidar com o posicionamento, um aspeto fulcral em etapas nervosas:

“A Red Bull estava muito bem organizada. O Primoz demonstrou estar em boa forma e esteve muito atento, talvez até demasiado exposto para um candidato à geral, logo na primeira etapa. Já a UAE estava completamente desorganizada. Não se via unidade. Não sei se é porque o Ayuso não se posiciona bem. Com Pogacar, eles funcionam como uma máquina afinada. Sem ele, andam por todo o lado. E isso é claramente um problema".

Apesar disso, Bruyneel acredita que nos dias mais duros, o ADN competitivo da equipa acabará por prevalecer:

"Não espero que se mantenham assim quando a corrida for para terrenos mais exigentes. Aí estarão, naturalmente, na frente. Mas a Red Bull causou uma grande impressão como bloco. Fiquei muito satisfeito ao ver isso".

Esta reflexão deixa um alerta para o que poderá vir nas etapas tidas como “menos decisivas”. Em Grandes Voltas como a Volta a Itália, não existem dias fáceis. A falta de organização, mesmo em dias aparentemente simples, pode custar preciosos segundos... ou muito mais.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/johan-bruyneel-critica-o-posicionamento-da-uae-emirates-na-1-etapa-do-giro-com-pogacar-eles-funcionam-como-uma-mquina-afinada-sem-ele-andam-por-todo-o-lado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com