quarta-feira, 25 de agosto de 2021

“Vem aí o Figueira da Foz – Estoril, um passeio para automóveis pré-guerra”


Celebração do Figueira da Foz – Lisboa, a prova mais antiga da Península Ibérica

 

O Figueira da Foz - Estoril, o passeio comemorativo da prova automobilística mais antiga da Península Ibérica, vai estrear-se na estrada nos dias 8 e 9 de Outubro.

A prova destinada a automóveis e motos antigas, realizou a sua primeira edição em 1902. À data, o raid previa rumar para Cascais, mas alterações de última hora desviaram-no para Lisboa, mantendo-se assim até ao 2015, quando deixou de ser realizado.

Agora, e após vários anos de interregno, o Museu do Caramulo e o clube Pre-War Racers Portugal, em parceria com o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos, trazem de volta um passeio que celebra a era dourada do automobilismo.

O passeio Cartrack Figueira da Foz - Estoril vai rumar a Cascais, o destino originalmente planeado em 1902, coincidindo com o Estoril Classics, um evento internacional que decorre em Cascais nas mesmas datas e que servirá de destino para a chegada triunfante destes veteranos da história automóvel e posterior exposição em frente ao Casino do Estoril.

De acordo com a organização “Os modelos pré-guerra, produzidos até 1939, fazem parte de uma geração em que os automóveis e motos eram feitos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, com atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença que hoje raramente se encontra. É uma era especial que merece ser vista e celebrada”. E acrescenta “Esta prova é hoje mais importante do que nunca, pois apesar de haver cada vez mais eventos, provas e oportunidades para os proprietários de automóveis clássicos poderem participar e tirarem proveito dos seus veículos, a verdade é que quase nenhum deles é orientado ou pensado para poder receber este tipo de automóvel, o que faz com que eles desapareçam do olhar do público”.

A organização da prova apela a todos os colecionadores e proprietários de automóveis e motos pré-guerra que estejam interessados em participar nesta edição que manifestem o seu interesse enviando um email para info@figueira-estoril.pt.

O Cartrack Figueira da Foz – Estoril conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Câmara Municipal de Cascais, do Turismo do Centro, da Cartrack, da Cauny e do banco BPI | Fundação la Caixa.


 

 

Sobre o Museu do Caramulo

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

 

Sobre o Pre-War Racers Portugal

 

Fundado em 2020, o Pre-War Racers Portugal é um clube social, apimentado pelo desejo dos seus sócios em adquirir, restaurar, conservar, exibir, manter e correr nos seus veículos pré- guerra. É fruto de um grande desejo por reunir estas cápsulas da história automóvel e lhes dar vida no ambiente para o qual foram idealizadas, a estrada.

 

Sobre o ACP

 

O Automóvel Club de Portugal é uma instituição de utilidade pública e é o maior clube português, sendo organizador de alguns dos maiores eventos desportivos nacionais e internacionais na área do automobilismo.

Tudo começou precisamente com a “Grande Corrida Figueira da Foz – Lisboa”, realizada em 27 de Outubro de 1902. O seu sucesso ajudou a concretizar a fundação do Real Automóvel Club de Portugal em Abril de 1903.

Mais informação em www.acp.pt

 

Sobre o Clube Português de Automóveis Antigos

 

Nascido em 1965, o CPAA – Clube Português de Automóveis Antigos, é uma Instituição de Utilidade Pública desde 1981, e é a Autoridade Nacional FIVA desde 1970. Conta, actualmente, com mais de 3000 sócios e mais de 10.000 veículos registados.

Ao longo dos anos cooperou com vários museus nacionais na organização de inúmeros eventos e exposições sendo, desde sempre, um motor nacional da cultura dos veículos históricos.

O CPAA é também co-organizador de vários dos mais importantes ralis de regularidade histórica em Portugal.

Mais informação em www.cpaa.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com