quarta-feira, 23 de junho de 2021

“Centro de Alto Rendimento de Anadia inaugura Museu das Duas Rodas”


Fotos: FPC

A partir de hoje, 23 de junho, às 10h00, já pode visitar o Museu das Duas Rodas, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. O espaço está dedicado aos sectores das bicicletas e dos ciclomotores ligados à região.

Ao chegar ao Centro de Alto Rendimento de Anadia, é impossível não deixar o olhar cair sobre a grande infraestrutura que é o velódromo, que agora está ainda mais rico. O edifício em formato oval alberga a partir de hoje o Museu das Duas Rodas, situado na galeria em redor da pista.

O espaço está dedicado ao ciclismo e aos ciclomotores, contando, em vários espaços distintos, a história dos atletas e das empresas da região que tanto contribuíram para a sua evolução nos últimos anos. Desde painéis que contam pedaços dessas histórias às bicicletas que acompanham o passar do tempo, o Museu das Duas Rodas apresenta ainda espaços multimédia interativos para que quem o visita se sinta ainda mais parte dele.

A inauguração do museu contou com a presença de Maria Teresa Cardoso, Presidente da Câmara Municipal Anadia, que ressalvou o facto de esta ser uma obra inacabada e que se pretende que tenha constantes mutações.


“É com muito orgulho que inauguro o Museu das Duas Rodas. Com esta vertente cultural, pretende-se transformar o espaço num ponto de interesse turístico. O passado e o presente mereciam há muito tempo este espaço museológico, até porque o setor das duas rodas permanece ativo e cada vez mais moderno, forte e eficiente. O município de Anadia fez questão de homenagear este setor, num espaço que pretende ser uma obra inacabada, dada a quantidade de peças que temos guardadas”, diz Maria Teresa Cardoso, referindo-se ao vasto espólio cedido por vários colecionadores e atletas que se encontra em armazém para exposições futuras.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, esteve pela primeira vez no Velódromo para esta inauguração, onde fez questão de ressalvar a importância de uma homenagem deste género a um setor tão importante para a região e para o país.

“Este é um museu vivo. Temos a sorte de muitos dos que fazem parte desta história estarem ainda entre nós, desde os atletas às empresas. É um museu único num local único, como é Anadia. Tenho a certeza de que todos os que visitarem este espaço se vão sentir tocados com as histórias que aqui se contam. Com o facto de alguns atletas aqui retratados ainda estarem connosco e continuarem a pedalar. Não é todos os dias que se inaugura um museu deste género e que reconhece tão bem o mérito do setor em questão, numa justíssima homenagem. Este é um núcleo museológico que tem inúmeras razões para ser visitado várias vezes,” afirmou Ana Abrunhosa.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, também não faltou à inauguração do Museu das Duas Rodas, um espaço onde, como o próprio disse, ficam imortalizadas algumas figuras históricas e de grande importância para o ciclismo como foi Alves Barbosa.

“Este museu honra a história do ciclismo e do motociclismo de forma a inspirar o futuro. Futuros atletas, que espero que possam continuar a orgulhar o país da mesma forma que se fez no passado, nas histórias que estão retratadas neste museu. É o caso do Alves Barbosa, que fica para sempre imortalizado neste espaço, que dá também a conhecer a história de um setor tão importante no nosso país como é o das duas rodas,” explicou João Paulo Rebelo que, durante a visita teve ainda a oportunidade de conhecer a mulher e o filho do ciclista português, que também marcaram presença.


No museu existem ainda espaços dedicados a Nélson Oliveira, Joaquim Andrade e Maria Martins, a primeira mulher portuguesa a qualificar-se para os Jogos Olímpicos na vertente de pista. Como não poderia deixar de ser, Joaquim Agostinho também tem lugar de destaque no Museu das Duas Rodas, num espaço onde estão expostas as três camisolas amarelas que envergou na Volta a Portugal, em 1970, 1971 e 1972, juntamente com o troféu oficial da prova.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, não pôde estar presente na inauguração do Museu das Duas Rodas, mas deixou uma mensagem, onde sublinhou a importância de uma iniciativa como esta para o país.

“O Museu das Duas Rodas mostra uma enorme capacidade de perspetiva e antevisão. É um espaço que surge num local como Anadia, que sempre cultivou essa dedicação ao papel da bicicleta e do ciclismo na sociedade. Em boa hora surge esta iniciativa, inédita não só ao nível da região, mas também a nível nacional. O setor das duas rodas teve uma grande importância ao longo da história e marcou, de alguma forma, a vida de todos nós. Quero visitar o museu e celebrar a história das gentes de Anadia”, afirmou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com