quinta-feira, 24 de junho de 2021

“Iúri Leitão da TAVFER-MEASINDOT-MORTÁGUA foi o vencedor da 2ª etapa da Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, e é novo Camisola Amarela”


O filme da etapa:

Segunda etapa da alentejana que ligou Almodôvar a Sines numa extensão de 195,5 quilómetros

 

Por: José Morais

Fotos: Podium

A segunda 2ª etapa da 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV levava Juan Jose Lobato (Euskaltel-Euskadi) de amarelo, numa tirada de 195,5 quilómetros. Almodôvar era o ponto de partida às (10h50) e a meta estava em Sines, com chegada prevista para cerca das 16h


Eram 10h53, está na estrada a segunda etapa da 38ª Volta ao Alentejo/1º GPCMTV. 195,5 quilómetros entre Almodôvar e Sines, Juan Jose Lobato vestia a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde e liderava a classificação dos pontos (Camisola Verde Crédito Agrícola). Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), era segundo classificado, vestia a camisola verde na 2ª etapa, e a  Euskaltel-Euskadi liderava por equipas, Fábio Costa (Efapel) era o líder da juventude, vestindo a Camisola Branca FGil .pt. Patrick Videira (Fortunna-Maia) era o dono da Camisola Preta E-Redes, símbolo da montanha.


Na primeira tentativa de fuga saiam, Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras) e André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), estavam a 1:10 minutos do pelotão, ainda se estava dentro dos 10 quilómetros iniciais, e ao quilómetro 10,5 a diferença do trio da frente para o pelotão subia para 2:30 minutos, e às 11h33, ao quilómetro 15,5 a fuga já tinha 4:45 minutos de vantagem, na fuga estavam, Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras) 51º na geral com o mesmo tempo que o 1º, Lobato (Euskaltel-Euskadi); Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), 63º, também com o mesmo tempo do líder; André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), 92º a 52 segundos


A meta Volante em Ourique surgia aos 16,6 quilómetros, a ser 1º Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), 2º André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), 3º Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), e a diferença do trio da frente estava com 11:15 minutos, entretanto Juan Jose Lobato (Euskaltel-Euskadi) tranquilo no dia em que vestia a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde, cumprindo-se, entretanto, a primeira hora de corrida com uma média de 44,4 quilómetros.


Entretanto Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras) sofria uma avaria e descolava da frente da corrida. Tentava regressar, estava a 15 segundos para a frente, mas Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras conseguia estar novamente na frente da corrida com André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola) e Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), e ao quilómetro 50 a diferença entre a frente da corrida e o pelotão caia para os 9:30 minutos.

A segunda meta volante do dia, surgia em Odemira a 77,7 quilómetros, com o 1º a ser André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), 2º Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), 3º Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), e o Prémio da Montanha surge ao 80,7 quilómetros, e o 1º era Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), 2º Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), 3º André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), e na passagem do Prémio de Montanha de quarta categoria, a diferença entre o trio da frente e o pelotão era de 6:35 minutos.


Reinava a boa disposição no pelotão! Miguel Salgueiro mostrava isso mesmo, o ciclista da LA Alumínios - LA Sport era terceiro na Juventude, com o mesmo tempo que o líder, Fábio Costa (Efapel). Às 13h55, o pelotão reduzia a diferença, ao quilómetro 102,5 havia quatro minutos para a frente da corrida, relembrava-se, entretanto, que João Rodrigues (W52-FC Porto) tinha sido o último vencedor da Volta ao Alentejo, em 2019, que não está na corrida, e Rui Vinhas era o dorsal 1, não era inédito para este ciclista ser o número 1, afinal venceu a Volta a Portugal em 2016.

Ao quilómetro 126 o pelotão ia controlando a fuga, a diferença era de 4:30 minutos, e às 14h47, o tempo ia caindo, com cerca de 60 quilómetros para a meta, a diferença baixava dos quatro minutos, para os 3:55, e a Eukaltel-Euskadi estava a liderar o pelotão, defendendo a camisola amarela, André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola) perdia o contacto com a frente da corrida, e o pelotão estava a 3:20 minutos do duo que se mantém na liderança da segunda etapa.


Na 3ª e última meta volante do dia, em 1º cortava Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), 2º Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), 3º André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), e faltavam menos de 50 quilómetros para o final e a diferença caia para os 3:10 minutos na meta volante, diferença está que aumentava, eram 3:55 minutos, quando faltam cerca de 40 quilómetros para a meta em Sines.

Entretanto a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel assumia a liderança do pelotão e a Kern Pharma também ajudava, e a diferença para a frente caia drasticamente, a 25km da frente era de 2:25 minutos, e continuava a cair para 1:35 minutos, e as equipas já começavam a pensar no sprint em Sines, e `*as 15:56, a 20 quilómetros para a chegada, a diferença para o pelotão era de um minuto apenas


Entretanto a Efapel estava na frente do pelotão, a diferença era de 25 segundos, e o pelotão ficava compacto a 15 quilómetros da meta, era altura de preparar o sprint, foram 179 quilómetros em fuga, o pelotão estava finalmente compacto, esperava-se  ver quem era o vencedor da 2ª Etapa da 38ª Volta ao Alentejo / 1º Grande Prémio CMTV, mas entretanto Jaime Castrillo (Kern Pharma) e Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista) tentavam surpreender o pelotão e ganhavam uma pequena vantagem, estava-se a 10 quilómetros para a meta e a diferença era de apenas 20 segundos, com Johan Knotten, da Nippo-Provence-PTS Conti a juntar-se também à frente da corrida, com 15 segundos de vantagem.


Estamos no final da etapa, eram 16:16 e entrava-se nos últimos 3 quilómetros para achegada à meta em Sines, o pelotão estava compacto, entrava-se na reta da meta, e num sprinte emocionante, Iúri Leitão da TAVFER-MEASINDOT-MORTÁGUA, corta a meta em primeiro, e é o vencedor a 2ª Etapa da 38ª Volta ao Alentejo / 1ª GP CMTV.

O português Iúri Leitão (TAVFER-MEASINDOT-MORTÁGUA) foi primeiro, é o novo Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde.

Comentários da prova: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com