quinta-feira, 24 de junho de 2021

“Vitória Portuguesa dá Liderança na Alentejana”


Fotos: Podium/João Calado                                                                               

Iúri Leitão é o novo comandante da 38ª Volta ao Alentejo em Bicicleta/1º Grande Prémio CMTV. Depois do triunfo lhe ter escapado por pouco na etapa inaugural, esta quinta-feira, em Sines, o sprinter português não deu hipóteses à concorrência e aos 22 anos conquistou a maior vitória da ainda jovem carreira no ciclismo de estrada. Afinal, trata-se de um campeão europeu de scracth (ciclismo de pista) e que aspira estar no topo do sprint. Na “Alentejana” não só venceu a etapa mais longa (e bem quente!) como ainda vestiu a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde.

Ciclista persistente e ambicioso não conseguia parar de sorrir no final. "A minha equipa garantiu que conseguisse economizar o máximo de energia e no final fizeram a aproximação perfeita e eu só tive de sprintar. A parte mais fácil foi feita por mim. A vitória é de toda a equipa", salientou o ciclista da Tavfer-Measindot-Mortágua. "Foi uma etapa muito longa, que acabou por se fazer dura pelo calor e pela distância. O terreno do Alentejo é muito plano, são estradas muito longas e acabou por ser uma etapa bastante desgastante".

Com 195,5 quilómetros entre Almodôvar e Sines, três metas volantes e uma contagem de montanha de quarta categoria, a segunda etapa era em tudo idêntica à do dia anterior e a expetativa era um final ao sprint. A longa quilometragem e o calor não terão seduzido muitos a tentar fugir, pelo que os primeiros três que tentaram ficaram na frente e chegaram a ter  mais de 11 minutos de vantagem! Lá atrás no pelotão, foi o jogo da paciência. Pedalar, evitar incidentes, com a Euskaltel-Euskadi a ter de assumir as despesas do controlo da etapa porque defendia a liderança de Juan Jose Lobato e, por essa razão, a equipa basca fez o trabalho que lhe era exigido.


 

Dança de Camisolas

 

Leitão partiu para a etapa com a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos, mas apenas por "empréstimo". Era Lobato o líder, mas com a amarela vestida, "cedeu" a verde. No final teve mesmo de ceder tudo. O ciclista de Viana do Castelo não só é o novo líder da corrida, como é primeiro na classificação dos pontos. Será agora ele a "emprestar" a camisola verde a um corredor também da Euskaltel-Euskadi.

Desta feita, Lobato, o espanhol nem apareceu no sprint e foi o companheiro, Mikel Aristi quem procurou a vitória. Foi segundo na etapa e ocupa a mesma posição na geral e nos pontos.                                                                                                                                      

Para completar a mudança em todas as classificações individuais, o holandês Alex Molenaar (Burgos-BH) assumiu a liderança na juventude, depois do quarto lugar na etapa e veste agora a Camisola Branca FGil.pt. Já a Euskaltel-Euskadi continua como a melhor na classificação por equipas.

A longa etapa teve Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola) - segundo dia com a equipa alentejana a ter um corredor na fuga - e o japonês Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti) a escaparem do pelotão logo nos primeiros quilómetros da corrida.

Rapidamente se percebeu que o pelotão ia controlar à distância. O trio foi discutir as metas volantes e o prémio de montanha. Narciso venceu duas, Santos uma. Ishigami estava interessado na Camisola Preta E-Redes, da montanha e cumpriu a missão. Só a cerca de 30 quilómetros da meta, a fuga foi finalmente anulada por um pelotão de onde sairam ainda alguns elementos na tentativa de surpreender, mas o sprint em bloco compacto era o destino final da etapa.

 

Corrida Regressa ao Interior Alentejano

 

Ao terceiro dia de competição baixa a quilometragem, mas mantém-se a receita. Os sprinters poderão ter mais uma oportunidade, antes de um sábado potencialmente decisivo, com a dupla etapa (tirada de montanha de manhã e contrarrelógio individual à tarde).

Três metas volantes e uma contagem de montanha de quarta categoria vão preencher os 173,1 quilómetros, entre Álcacer do Sal e Mora, da Terceira etapa.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com