quarta-feira, 23 de junho de 2021

“O filme da 1ª etapa da Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, a clássica que perdeu a identidade”


Iniciou-se hoje em Reguengos de Monsaraz a 1ª etapa da Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, 38 anos depois a alentejana perde a identidade, ao se juntar o 1º Grande Prémio CMTV, que nada se identifica com a clássica, esta tradicional prova desde 1983, e o maior evento desportivo da região, apadrinhou este ano a chegada do verão.

Através de um acordo da Podium, a CMTV junta-se, aproveita a boleia, e junta o seu 1º Grande Prémio, que nada se identifica, são cinco dias, seis etapas, 819 quilómetros até Évora onde vai terminar, onde a CMTV diz que transmitirá as partidas e as chegadas, e o resto onde fica.

Tentamos estar dentro da prova, tentando seguir a mesma ao minuto no site da Volta ao Alentejo, porem, com muita escassa e pouca informação, mas mesmo assim tentamos dar o nosso melhor, e deixamos aqui o desenrolar da corrida.

 

Assim se iniciou o filme da 1ª etapa:

 

Bem-vindos à 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV. A 1ª etapa arrancou de Reguengos de Monsaraz às 10h45, mas antes pelas 9h15, foi feita a apresentação das 18 equipas.

 

Tudo estava preparado para o arranque da 38ª Volta ao Alentejo/1º GPCMTV. A 1ª etapa tem 193,7 quilómetros e ligou Reguengos de Monsaraz a Beja. Havia três metas volantes e uma contagem de montanha de quarta categoria. Quem será o vencedor?

 

Está finalmente na estrada a 38a Volta ao Alentejo/1o Grande Prémio CMTV! 122 ciclistas de 18 equipas faziam parte do pelotão.

 

Na meta volante em Moura, aos 48,8 quilómetros: 1º Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), 2º Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho), 3º Patrick Videira (Fortunna-Maia). Diferença para o pelotão era de 2:45

 

O calor apertava no Alentejo às 13 horas, mais especificamente em Serpa! Com quase 70 quilómetros de corrida percorridos, a diferença mantinha-se nos três minutos, com o pelotão a controlar o quinteto que seguia na frente.

 

Situação de corrida às 13h:40: Já se ultrapassava a barreira dos 100 quilómetros A diferença começava a cair rapidamente. 3:05 minutos separava o pelotão da frente da corrida. Kern Pharma continuava a liderar a perseguição.

 

Com 3 horas de corrida completadas. A média desta 1ª etapa era de 41,4 km/hora.

 

Entretanto o quinteto da frente estava já na única subida do dia, uma quarta categoria, quando estavam cumpridos cerca de 135 quilómetros. Cesar Paredes (Louletanto-Loulé Concelho) atacava e tentava ganhar vantagem.

 

O quinteto da frente estava já na única subida do dia, uma quarta categoria, quando estão cumpridos cerca de 135 quilómetros. Cesar Paredes (Louletanto-Loulé Concelho) atacava e tentava ganhar vantagem.

 

Na terceira e última meta volante do dia, em Mértola (134,1 quilómetros): 1º Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), 2º Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho), 3º Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO).

 

Às 14h34. 141,5 quilómetros percorridos. Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho) tinha sido apanhado pelo grupo que mantinha viva a fuga. Vantagem para o pelotão era de 2:10 minutos

 

Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO), Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola) e Patrick Videira (Fortunna-Maia) deixavam para trás Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho) e Callum Ormiston (ProTouch). A diferença para o pelotão era de 1:20 minutos

 

Patrick Videira (Fortunna-Maia) vestia a Camisola Preta E-Redes, como líder da montanha. Foi o primeiro na subida de quarta categoria, a única do dia. Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) foi segundo e Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola)

 

Era o sprint para ser o primeiro líder da montanha da 38ª Volta ao Alentejo / GPCMTV. Patrick Videira ia subir ao pódio em Beja.

 

Quatro horas de corrida, média de 40,5 quilómetros. Faltavam 32 quilómetros para o final. A decisão da primeira etapa em Beja. Está quase...

 

José Neves (W52-FC Porto) mostrava a sua nova camisola na 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV! No domingo tinha-se sagrado campeão nacional.

 

15h15: A fuga era anulada! O pelotão era compacto aos 169 quilómetros. Quando faltam 25 para a meta.

 

Entretanto estávamos a menos de 20 quilómetros para a chegada…

 

Às 15H44. Faltavam menos de 10 quilómetros para se conhecer o primeiro Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde da 1ª Etapa da Volta ao Alentejo / GP CMTV.

 

Era 15.52 quando termina a 1ª etapa, Juan Jose Lobato, da equipa EUSKALTEL - EUSKADI, venceu em Beja.

 

O corredor espanhol, Juan Jose Lobato, da equipa EUSKALTEL - EUSKADI, foi o primeiro Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde da 38ª Volta ao Alentejo / GP CMTV. Um ciclista que já passou pelo World Tour.

Comentários da prova: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com