sexta-feira, 3 de setembro de 2021

“Vasco Vilaça participa na Super League Triathlon 2021”


As provas da Super League Triathlon Championship Series realizam-se dias 5, 12, 18 e 25 de setembro

 

Vasco Vilaça, triatleta nacional, irá participar, no mês de setembro na Super League Triathlon, uma prova particular reconhecida pela ITU, que conta com elevado nível competitivo e para a qual Vilaça é convidado desde 2019. Com participação apenas por convite, a prova tem um formato único e livre que inclui distâncias muito curtas (podem ser sensivelmente 300 metros de natação, 4km de ciclismo e 1.6km de corrida), onde os atletas podem percorrer três vezes os três segmentos, alterando a ordem habitual da modalidade, o que aumenta a espetacularidade da competição.

Habitualmente o atleta mais jovem da competição, Vilaça compete com outros atletas muito fortes mundialmente fechando em agosto de 2020 em Roterdão com a medalha de prata.

‘Os formatos de prova são muito duros’ conta Vasco Vilaça. «É mais divertido competir na rua, com os fatores técnicos a contar para o resultado, principalmente na bicicleta, com todas as curvas e ultrapassagens». Por outro lado, «as provas indoor, não sendo tão realistas tornam-se mais agressivas, nunca se pode nadar na onda ou andar na roda. O que estiver melhor fisicamente, ganha!

No período da pandemia, a prova passou a chamar-se ‘Super League Triathlon Arena Games powered by Zwift’, competição realizada numa ‘bolha’ onde existia muito pouco contacto entre atletas e a técnica deu lugar à condição física pura e dura. «Não havendo contacto na natação, roda ou ultrapassagens na bike, deixa de haver estratégia, ganhando, em princípio, o atleta fisicamente mais forte.» Vilaça acrescenta que «correr em passadeira também é um pouco diferente da corrida com curvas no exterior». A ideia é os atletas chegarem à cidade onde se realiza a prova, saírem do Hotel para o local da competição, mantendo a distância física recomendada para reduzir o perigo de contágio»

A dureza da competição onde os atletas chegam ao limite das suas forças, juntamente com o dinâmico formato em que está tudo constantemente a mudar, torna esta prova num sucesso onde os melhores triatletas querem marcar presença.

A Super League Championship Series, que inclui as distâncias de 300 metros a nadar, 4km de ciclismo e 1,6.km de corrida- contará com as seguintes competições em setembro:

 

5 setembro – Londres, Grã-Bretanha

12 setembro – Munique, Alemanha

18 setembro – Jersey, Ilha Britânica

25 setembro – Malibu, Califórnia

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com