Uma bicicleta de cross (BMX) começou no final dos anos 1960 na Califórnia, na época em que o motocross se tornou um desporto popular nos EUA. A versão motorizada do desporto foi a inspiração para a competição movida a humanos.
Crianças e adolescentes com o
desejo, mas não os meios de participar do motocross, saciam seu apetite
correndo em bicicletas em pistas construídas por eles mesmos. Esses jovens
aventureiros completaram a imitação vestindo-se com roupas de motocross. O desporto
clássico com o nome de 'bmx' e a conceção foi completa.
As corridas de BMX ofereciam
ação emocionante a um custo baixo, perto de casa. É fácil ver por que o desporto
foi um sucesso instantâneo. Na Califórnia, o desporto era mais popular do que
em qualquer outro lugar. Durante o início dos anos 1970, um órgão sancionador
para o Bmx foi fundado nos EUA.
Este é considerado o início
oficial das corridas de Bmx. Conforme essa década avançou, o desporto foi
introduzido em outros continentes também, entre eles a Europa em 1978.
Em abril de 1981, a Federação Internacional de Bmx foi fundada, e os primeiros campeonatos mundiais foram realizados em 1982. O Bmx se desenvolveu rapidamente como uma entidade desportiva única e, após vários anos, claramente tinha mais em comum com o ciclismo do que com os códigos do motociclismo. Assim, desde janeiro de 1993, o Bmx foi totalmente integrado à Union Cycliste Internationale.
Bmx
Supercross
O Bmx
Supercross faz parte do programa olímpico
O Bmx Supercross é disputado num
circuito de 350m. Oito pilotos se lançam de uma rampa de oito metros de altura
e correm numa pista alternando saliências, curvas inclinadas e seções planas. A
batalha pelo primeiro lugar é feroz, pois é preciso terminar nas primeiras
quatro mangas para ter uma vaga na próxima rodada e depois na final.
Dependendo da configuração da
seção, os pilotos tentam baixar rapidamente para ganhar velocidade ou altura
(os pilotos chegam a atingir quase cinco metros de altura).
Fonte: UCI
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