Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub23) é o primeiro Camisola Amarela da Volta a Portugal do Futuro que começou esta quinta-feira em Águeda. A chegada foi discutida ao sprint e marcada por uma queda que envolveu a primeira linha de corredores que estavam na frente do bloco, sorrindo o triunfo ao brasileiro natural de São Paulo.
Com a vitória, além da Amarela
Lusíadas Saúde, Marcelo que tem apenas 19 anos conquistou também a Camisola
Verde Europcar dos Pontos e a Camisola Branca Cube da Juventude.
Na sequência da queda e após visualizadas as imagens da chegada, o Colégio de Comissários decidiu penalizar Fábio Costa pelo sprint irregular expulsando-o da prova. As imagens não deixam margem para dúvidas: no despique direto com Carlos Salgueiro (La Alumínios/LA Sport) existiu uma movimentação cruzada do corredor da Efapel da esquerda para a direita na Avenida 25 de abril, em Águeda, que atingiu em pleno a bicicleta de Salgueiro provocando a queda aos diretamente envolvidos, mas também a outros corredores.
“Chicos
Fugitivos”
Esta primeira etapa da 28ª Volta a Portugal do Futuro com 133 quilómetros corridos em circuito foi marcada por uma longa fuga de dois jovens da equipa Sicasal/Miticar/Torres Vedras. Francisco Guerreiro e Francisco Pereira conseguiram escapar à vigilância do pelotão com cerca de 20 quilómetros de prova e foram somando e repartindo os pontos das Metas Volantes e dos Prémios de Montanha de 4ª categoria. Francisco Guerreiro acabou por tornar-se o primeiro líder da Camisola Azul Carclasse e foi também o último sobrevivente da fuga que nunca conseguiu mais de dois minutos de vantagem. Várias equipas, entre elas a da região oeste, tinham interesse numa chegada compacta.
A faltarem pouco mais de 30
quilómetros para a meta, e já sem qualquer corredor isolado, começaram diversas
movimentações que pouco protagonismo deram aos mais envolvidos e a previsão de
uma chegada ao sprint confirmou-se.
No Centro
de Portugal
Depois da etapa bairradina, a
principal prova para o escalão Sub23 desloca-se para o centro do país. Cernache
do Bonjardim, no município da Sertã acolhe a tirada número dois num percurso de
120,6 quilómetros. Haverá Metas Volantes em Ferreira do Zêzere, Sertã e
Pedrógão Grande, e ainda quatro Prémios de Montanha de 3ª categoria.
Fonte: Podium
Sem comentários:
Enviar um comentário