terça-feira, 20 de abril de 2021

“Volta à Colômbia, Yesid Pira vence e é o novo líder”


Por: José Morais

Foto: Federação Colombiana Ciclismo

Na quarta etapa em linha, numa zona de terreno montanhoso, Yesid Albeiro Pira da Liro Alcaldía la Veja, conquista o mítico Alto de la Línea impondo-se na Volta a Colômbia, tendo um ataque rápido a cinco quilómetros da meta lá bem no alto, e consegue sozinho a conquista da etapa e ser o novo líder à frente de Juan Pablo Suarez da EPM-Scott e José Tito Hernández da Equipe Medellín.  

A corrida que iniciou com um percurso plano com os sprints a fazer o início da prova, ganhando alguns pontos nas metas volantes, cabendo a Jordan Parra da Dreaming Colombia a ser primeiro, o segundo foi vencido em Gualanday pelo mexicano Ignacio de Jesús Prado da Canel's-ZeroUno, e Cristian Talero da Herrera Sport a ser o terceiro foi premiado.

Foram oito os ciclistas que começaram a movimentar a corrida nas zonas mais planas deixando o pelotão e partindo para a fuga, Bryan Steven Gómez e Alejandro Ruiz da Supergiros, Jhonatan Rodríguez da Ediciones Mar, Yonathan Miguel Eugenio da Ebsa, Jhon Ricardo Iguavita da Dreaming Colombia, Fredd Matute da Herrera Sport, Heimarhanz Ariza da Team Recapi-Llaneros e Julian David Molano da Colômbia Sonhando, mas sempre com o pelotão atento.  

Após a passagem da zona plana no Alto del Boquerón surge a segunda fuga do dia, formada por Diego Andrés Benavides e Robinson Ortega da Sundark Arawak), Pedro Herrera e Diego Soraca da Ebsa, Adrián Bustamante da EPM-Scott, Cristian Talero da Herrera Sport e Jaime Chacón da Equipe Colnago-CM, mas na descida perde o controle da bicicleta sendo apanhado pelo pelotão.

No primeiro prémio da montanha, a fuga quebrou, e Cristian Talero da Herrera Sport ganha no alto de Paraico, na descida Diego Andrés Benavides da Sundark Arawak atinge o seu máximo e aventurou-se sozinho, passando no alto de Tigre, na companhia do alemão Chávez da EPM-Scott, com uma diferença de 1:50 para o pelotão.

Após passar Cajamarca, Salvador Moreno acelerou o ritmo tentando sair de um grupo de 53 corredores, nas primeiras subidas da High Line Team Medellin lança Robinson Chalapud e o Paisa Pride para Franck Osorio, formando um trio com o alemão Chávez da EPM-Scott.

A meio da subida, os fugitivos foram atingidos pelo grupo principal, e a Equipa Medellín manda Jose Tito Hernandez na sua roda, apanhando Robinson Chalapud e Freddy Montaña da EPM-Scott, no lote Didier Merchán da Colômbia Terra dos Atletas foi incorporado num pelotão reduzido a 21 ciclistas.

Mas, a sete quilómetros do topo da montanha, Paisa atacou com Danny Osorio, enquanto Oscar Sevilla perdeu a sua roda e sofreu, em seguida, Yesid Albeiro Pira da Liro Alcaldía la Vega lançou-se em força, procurando assim a vitória, atrás seguiam Juan Pablo Suarez da EPM-Scott, Freddy Montaña daEPM-Scott, Danny Osorio da Paisa Pride, Alexander Gil da Paisa Pride, Aristobulus Cala da Sundark Arawak, José Tito Hernández da Team Medellin e Sebastián Castaño da Paisa Pride.

O jovem ciclista Yesid Pira iniciou uma aventura que terminou com sucesso, o ataque feito no Alto de la Línea, sozinho, deu origem a que Oscar Sevilla perdesse a liderança após ter perdido mais de dois minutos.

A Volta à Colômbia continuará esta quarta-feira na quinta etapa em linha com 146 quilómetros, com partida em Armênia e chegada em Belalcázar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com