sexta-feira, 9 de junho de 2017

“SHIMANO TRANSPORTA TECNOLOGIA DE TOPO EM ESTRADA PARA A GAMA ULTEGRA”

Por: Nuno Candeias

O Novo Ultegra R8000 vai chegar  equipado com travões de disco de alta performance, redesenhadas manetes mecânicas e DI2,  botões no topo da manete Di2 para uma melhor personalização, manetes de contra-relógio para comutação sincronizada e mudanças traseiras de baixo perfil com tecnologia shadow para obtenção de melhores vantagens aerodinâmicas.

O lançamento do novo Ultegra oferece muito mais que produtos testados por profissionais. Ultegra R8000 transporta toda a tecnologia usada pelas equipas profissionais e adapta-a ao mundo real do ciclismo, oferecendo personalização, sistemas de transmissão mais ergonómicos, com avançados componentes de travagem para disco ou travão-dual pivot, o controlo total de comutação Di2 ou mecânica.

Concebido para obter a mesma versatilidade seja em competição, treino ou uma simples volta com os amigos, Ultegra pretende re-capturar a paixão pelo ciclismo.

 

ULTEGRA R8000 - SISTEMA DE TRANSMISSÃO

Um design assimétrico do crank à semelhança do Dura-Ace 9100, com tecnologia Hollowtech II ,construção de 4 braços  para melhorar a transferência de potência e reduzir perdas de energia, conseguindo-se ainda assim reduzir algumas gramas (674g, 50-34D) em comparação com a versão anterior .

 A Roda Pedaleira exterior  utiliza  tecnologia Hollowglide da Shimano, conseguindo-se deste modo  uma maior rigidez, enquanto a estrutura oca além de permitir reduzir o peso garante maior precisão na passagem das mudanças da frente.

 

Pedaleiro

Combinações disponiveis:

53-39D, 52-36D, compacto 50-34D, e uma versão para ciclocross 46-36D.

Cassete

11 vel. surge agora com 6 combinações standart :

(CS-R8000; 11-25D, 11-28D, 11-30D, 11-32D, 12-25D e 14-28D) uma versão mais larga 11-34D ( CS-HG800) uma cassete com um encaixe do cepo compativel  com bicicletas de estrada e montanha.

 

Pedais

Novo pedal Ultegra SPD-SL  com corpo em  compósito de carbono incentiva a  novas performances com a redução de altura do seu perfil em 0,7mm, plataforma mais larga, e uma redução de 12 gr comparativamente com o modelo anterior PD-6800.

 

ULTEGRA R8000 SISTEMAS DE COMUTAÇÃO

 

O Ultegra vai trazer  aos ciclistas  manetes de mudança  DI2 e mecânica altamente rápida e de alta precisão, com opções para travão de disco e travão de ferradura,  mais ergonómicas e mais compactas.

As manetes DI2 com a mais recente funcionalidade comutação sincronizada  total ou semi-sincronizada (com a bateria BT-BN110),permitem aos ciclistas executar passagens de mudança automáticas na frente ( Sincronização Total) ou passagens automáticas na mudança trás ( Semi-sincronização). Com isto, por exemplo, o utilizador pode programar os manipulos esquerdos para no sistema de transmissão fazer passagens para mudanças altas e os manipulos do lado direito programados apenas para pasagens paras as baixas. Além disso as novas manetes têm um click mais definido e a comutação com luvas foi também melhorada  com o afastamento dos botões.

À semelhança do design do Dura-Ace Di2, as novas manetes Ultegra

ST-R8070 hidráulicas  Di2 e ST-R8050  Di2 para travão ferradura, vão incluir no topo do repousa mãos para comutação remota, os quais podem também ser programados para comutação ou controlar terceiros equipamentos.

Todos os manipulos ou botões DI2 permitem a funcionalidade multi-shift, assim como os botões de topo de guiador ou a comutação sincronizada, são personalizadas através da aplicação E-TUBE app  para telefones, tablets ou PC’s.  Esta app  além de permitir ao utilizador personalizar ao seu gosto funções e operações , permite manter todos os componentes eléctricos da bicicleta actualizados com o mais recente firmware, assinalar anomalias e resolver anomalias do sistema.

As manetes hidráulicas Ultegra ST-R8070 vem com alçance de mao melhorado e ajuste de stroke. As novas manetes hidráulicas

(ST-R8070 and ST-R8020) pesam 360g e 550g respectivamente, mais 65g e 112g  mais pesadas que as opções mecânicas (ST-R8050, 295g, e ST-R8000, 438g).

A mudança da frente (FD) está desenhada para uma passagem de mudanças mais rápida e suave quando sujeita a altas forças de torque, foi resenhada para se adaptar às novas tendências de mercado para os quadros de estrada, mais cutos e largos e utilização de pneu mais largo.

A mudança de trás Di2 (RD-8050) ou mecânica  (RD-R8000) adoptou o baixo perfil da  Dura-Ace e a tecnologia Shimano Shadow RD  um design que permite que a mudança fique situada totalmente por debaixo da cassete, afastando-a assim de potênciais impactos. A mudança vem com 2 combinações: caixa curta ( SS)  para combinações de 11-25D a 11-30D  e caixa longa ( GS) que se aconselha a utilizar nas combinações 11-28D a 11-34D. Ambas as mudanças Frente e trás Di2 comunicam entre elas para as operações de comutração sincronizada , permitindo assim ao ciclista manter maior concentração na estrada.

As manetes Mecânicas  estão disponiveis numa versão hidráulica (ST-R8020) e versão travão de ferradura (ST-R8000), incluem cabo de mudanças  com revestimento em poliamida  para uma passagem de mudanças incrivelmente leve. O ajuste de tensão do cabo foi também facilitado.

 

ULTEGRA R8000 COMPONENTES COMUTAÇÂO ADICIONAIS

Para o triatlo e contra-relógio , teremos os manipulos  ST-8060 que encaixam no topo do guiador. O novo design traz uma nova dimensão ao atleta simplificando as operações de comutação quando o atleta está no seu esforço máximo. com a remoção de um botão da unidade ST-6871,teremos uma manete mais aerodinâmica, mais pequena e curta.

A eliminação de um botão  de cada um dos manipulos significa que os atletas de triatlo ou contra-relógio têm de utilizar a comutação sincronizada. Em alternativa foram incluidas opções sem serie associada SW-R671  para contra-relógio e  botões SW-R600 ou SW-R610 para subida ou sprint.

 

ULTEGRA R8000- SISTEMA DE TRAVAGEM

Os novos travões hidráulicos Ultegra, incluem uma nova pinça de travão mais potente e compacta, para montagem flat-mount BR-R8070, para uma integração perfeita nos novos quadros de estrada. Uma nova construção de  rotor com distintas alhetas dissipadoras, permitiu melhorar a dissipação de calor . O jogo de pinças  BR-R8070 pesam 280g  mais 212g para um par de rotores SM-RT800 rotors, o par de travões Dual-pivot BR-R8000 para travão ferradura pesam 360gr, com uma opção para montagem direta, ambos compativeis com pneus mais largos  até 28CBoth designs are compatible with up to 28C, um estabilizador entre os braços permite maior estabilidade e maior potência de travagem.

 

RODAS AO NÍVEL DO ULTEGRA 

Para complementar a nova linha  do Ultegra teremos 2 novos conjuntos de rodas sem serie associada  - Roda tubeless em carbono laminado WH-RS700 para travão ferradura e a versão WH-RS770 para travão disco e eixo passante de 12mm

 

DESENVOLVIMENTO ULTEGRA R8000

O gestor de produto da Shimano Tim Gerrits;

“O objetivo era transportar  tecnologia de ponta para uma maior audiência de ciclistas. Queremos oferecer alta performance  a vários tipos de ciclistas de estrada com uma ampla variedade de produtos.

“Ultegra é desenhado para atingir todo o tipo de ciclismo desde o contra-relógio/ triatlo, até aqueles que desejam ter travões de disco ou sistemas Di2 nas suas bicicletas para grandes performances nos granfondos, rodas para travões mecânicos ou aros para travão disco. 5 Diferentes tipos de montagens permite ao consumidor ter uma ampla escolha.

“Estamos na verdade, super orgulhosos com este desenvolvimento. O Ultegra é um apelo entusiástico que está associado com o verdadeiro espirito desportivo. Estamos a fazer um esforço nesta promoção, e esperamos que durante o processo possamos atrair mais pessoas para o ciclismo de estrada.”


Distribuidor oficial para Portugal: Sociedade Comercial do Vouga

Fonte: Sociedade Comercial do Vouga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com