Por: Miguel Marques
Em parceria com: https://ciclismoatual.com
A Volta a França não é muitas
vezes a corrida onde se experimenta a inovação, mas pode ser o caso em 2026. Só
nas grandes voltas é que os sprints intermédios têm um peso tão grande e são
absolutamente críticos na luta pelas classificações por pontos, e em 2026 os
sprinters terão dois sprints intermédios nas etapas designadas planas.
Em sete das etapas da corrida
(não esclarecidas, mas crê-se que sejam as etapas 5, 7, 8, 9, 11, 13 e 21)
haverá dois sprints intermédios. Isto dará lugar a 40 pontos no total, enquanto
o sprint da meta dará 50 ao vencedor. Isto abrirá espaço a mais ciclistas para
tentarem fugas, uma vez que uma passagem pela camisola verde ou mesmo a luta
por um resultado de topo nesta classificação se tornará mais possível, ao mesmo
tempo que poderá tornar estas etapas planas mais interessantes, uma vez que
mais ciclistas tentarão estar na frente e correr de forma mais agressiva.
No entanto, para o espetáculo,
parece haver pouco a perder com a criação de novas oportunidades de ganhar
pontos para aquela que é a segunda classificação mais importante da corrida. A
ASO explicou-o numa breve declaração: "Para abrir novas opções estratégicas
para os concorrentes na classificação por pontos, os percursos das sete etapas
planas terão dois sprints intermédios".
Isto também pode ter sido
feito tendo em conta o resultado da competição deste ano, em que Jonathan Milan
não teve realmente qualquer concorrência entre os seus próprios pares, mas teve
Tadej Pogacar a chegar muito perto. No entanto, o esloveno pareceu não apontar
propositadamente para os sprints intermédios, que provavelmente lhe teriam dado
a vitória se tivesse tentado. Se as condições climatéricas não desempenharem um
papel importante, existe algum receio de que, tal como aconteceu nos últimos
anos, etapas como a 7-9 possam ter muito pouca ação, o que pode representar uma
mudança positiva nas perspectivas gerais da corrida em termos de interesse para
os adeptos, bem como de exposição para os patrocinadores e mais cidades ao
longo do percurso.
Pode visualizar este artigo
em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/fim-da-monotonia-nas-etapas-planas-volta-a-franca-2026-ira-ter-etapas-com-duplo-sprint-intermedio-para-a-camisola-verde

Sem comentários:
Enviar um comentário