Dia 23 de outubro, sábado, será a primeira vez que se realiza em Portugal o IRONMAN 140.6, prova que conta com 367 triatletas nacionais inscritos, alguns deles na sua estreia nesta distância.
Já domingo, 24 de outubro,
Cascais recebe o IRONMAN 70.3 onde estão incluídos três portugueses na
categoria pro: Raquel Rocha, Filipe Azevedo e João Ferreira.
Ao todo 4400 atletas de cerca de 70 nacionalidades alinharão à partida nas duas provas, participando num grande maior evento que encherá as ruas no concelho de Cascais. A prova da distância rainha IRONMAN recebe, na sua primeira edição, 2200 atletas de Grupos de Idade. O IRONMAN 70.3, prova de média distância, apresenta este ano 90 atletas profissionais.
Filipe Azevedo, Bi-Campeão Nacional de Média Distância e a acumular pódios em provas internacionais 70.3, diz que está preparado para a prova, obteve bons resultados nos últimos meses e treinado bastante nas últimas semanas. Quanto a expetativas competitivas, o triatleta afirma que «tentará alcançar um resultado semelhante aos últimos dois anos – medalha de bronze – ou, quem sabe, ainda melhor! De qualquer forma, «o nível competitivo aumentou relativamente às últimas competições, com a participação de vários medalhados olímpicos, embora seja difícil prever o resultado, já que esses atletas não competem habitualmente na média distância». Filipe Azevedo remata, dizendo: «Vai ser uma prova dura, tática e provavelmente definida na corrida, pelo que espero estar num dia bom que me permita alcançar o resultado esperado!»
Raquel Rocha, na sua estreia a competir num IRONMAN 70.3, deixou transparecer o seu entusiasmo por participar numa prova num local fantástico como Cascais e pedalar nas estradas onde tem oportunidade de treinar com regularidade. «Dedico-me à distância há pouco tempo, é o meu primeiro ano e o final da época pareceu-me uma boa altura para me estrear no circuito da IRONMAN, principalmente estando a marca presente em Portugal e sendo uma possibilidade de competir juntamente com outras atletas de topo mundial», explica a triatleta, cujo segmento mais forte é o ciclismo. «Vou deixar tudo na estrada!», conclui a triatleta.
João Ferreira, outro triatleta
nacional que irá competir na categoria pro pretende «chegar ao melhor resultado
possível tendo em conta a start list muito competitiva», sendo que é sempre
positivo «participarem atletas medalhados nos Jogos Olímpicos e Campeonatos do
Mundo». João Ferreira, que tem obtido bons resultados na média distância,
acrescenta que «será um bom teste para a prova seguinte e para a qual está a
apostar ‘todas as fichas’, que passa por tentar bater o recorde nacional na
distância completa do Triatlo e, se for suficiente, obter o slot para o
Campeonato do Mundo do Hawaii». João Ferreira deixa, ainda, um apelo aos
portugueses para irem apoiar os atletas nacionais, já que competir no país a
ouvir palavras encorajantes em português, ‘dá aquela motivação extra!’
O IRONMAN Portugal-Cascais
disponibiliza 45 slots para o Campeonato do Mundo IRONMAN/ Kailua-Kona Hawaii
2022 e o 70.3 Portugal – Cascais disponibiliza 45 slots para o Campeonato do
Mundo 70.3 em St. George, Utah 2022.
Boa sorte a todos os
triatletas nacionais que estarão a competir em Cascais!
Fonte: Federação Triatlo
Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário