quarta-feira, 4 de abril de 2018

“Agenda de Ciclismo”

Campeonato da Europa domina mas não esgota a agenda

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato da Europa de Downhill (DHI), na Lousã, entre 5 e 8 de abril, é o acontecimento velocipédico da semana em Portugal. Mas está longe de ser o único. A pista de cross country olímpico (XCO) do Jamor, recebe, no domingo, a segunda etapa da Taça de Portugal daquela disciplina de BTT. A Volta ao Concelho de Almodôvar junta o pelotão master de estrada, sábado e domingo. O Aeródromo de Vilar de Luz, na Maia, será palco, no domingo, do Encontro Inter-Regional de Escolas de estrada.

O Louzanpark, na Lousã, Aldeias do Xisto, será o centro das atenções dos adeptos das emoções fortes do DHI. Na quinta e na sexta, entre as 8h00 e as 17h00, começam os treinos oficiais para o Campeonato da Europa da disciplina radical de BTT. No sábado decorrem as descidas cronometradas, desde as 9h00, que determinam a ordem de partida para a final. As corridas de atribuição dos títulos europeus vão preencher a agenda de domingo, com provas de manhã e de tarde, a partir das 9h15.

Estão inscritos cerca de 200 ciclistas, oriundos de 21 países, esperando-se muitas horas de alta velocidade, manobras arrojadas e espectáculo velocipédico.

Ainda no BTT, mas na vertente olímpica de XCO, o próximo fim de semana será de atividade desportivamente muito relevante, dado que se disputa, na pista permanente do Centro Desportivo Nacional do Jamor, a segunda etapa da Taça de Portugal, também pontuável para o ranking internacional.

Vão participar mais de 300 corredores, de diferentes nacionalidades. A ação decorre a partir das 9h00, quando arrancar a série de cadetes, masters e paraciclistas. Às 11h00 competem os juniores masculinos e todas as categorias femininas. Os corredores de elite entram em liça às 14h30.

O pelotão master e elite amador de estrada vai disputar a 11.ª Volta ao Concelho de Almodôvar, no sábado e no domingo. Na primeira jornada vai completar 110 quilómetros, a partir das 14h30. A segunda etapa tem 62 quilómetros e começa às 10h00 de domingo. No mesmo dia, às 16h00, vão correr-se 45 quilómetros.

Se os mais velhos vão estar em Almodôvar os ciclistas mais jovens têm encontro marcado para a Maia, concelho onde se realiza o Encontro Inter-Regional de Escolas de Estrada da Zona Norte. As provas estão marcadas para domingo, a partir das 9h30, no Aeródromo de Vilar de Luz.
 

Mais eventos oficiais

6 a 8 de abril: Race Nature, Mondim de Basto

7 de abril: Rota do Contrabando NGPS, Vinhais

7 de abril: Troféu de Paraciclismo de Porto de Mós

8 de abril: Maratona BTT de Paredes de Coura

8 de abril: XI BTT do Demo, Moimenta da Beira

8 de abril: Encontro Regional de Escolas de Marinhais, Salvaterra de Magos

8 de abril: 13.º Encontro Juvenil da Silveira, Torres Vedras

8 de abril: 3 Horas de Resistência de Benfica, Lisboa

8 de abril: 7.º Prémio Juvenil da Charneca da Caparica e Sobreda, Almada

8 de abril: Maratona BTT de Sines

8 de abril: V Maratona BTT do Baixo Guadiana, Cacela, Vila Real Santo António

8 de abril: V Maratona BTT Vila de Ourique

8 de abril: Taça de S. Miguel de DHI, Açores

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com