quarta-feira, 17 de maio de 2017

“Agenda de Ciclismo”

Taça de Portugal de Juniores decide-se no Norte

A edição de 2017 da Taça de Portugal de Juniores decide-se no próximo fim-de-semana com uma jornada dupla. No sábado, o pelotão jovem compete em Penafiel. No dia seguinte ruma a Palmeira, Braga. Domingo será ainda dia para a segunda etapa da Taça de Portugal de Enduro BTT, em Lorvão, Penacova.

Uma das mais emocionantes competições da temporada em curso é a Taça de Portugal de Juniores, que tem sido pautada pelo grande equilíbrio, de tal modo que, na reta final, ainda há mais de 30 corredores com possibilidades matemáticas de conquistar o troféu, embora as maiores probabilidades recaiam sobre os cinco primeiros: Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), que tem 160 pontos, Pedro Lopes (Seissa/KTM/Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), com 155, Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), com 145, João Dinis (RP-Boavista), com 140, e Pedro Teixeira (Maia), com 135.

Está, pois, tudo em aberto para as duas provas deste fim de semana, ambas em percursos rompe pernas e com finais em topos curtos, mas exigentes. No sábado corre-se o Prémio Cidade de Penafiel, 96 quilómetros com início e final junto à edilidade penafidelense. O tiro de partida está marcado para as 15h00, prevendo-se a chegada para cerca das 17h30.

A derradeira etapa da Taça de Portugal de Juniores disputa-se na manhã de domingo, na freguesia de Palmeira, Braga. É o 15.º Circuito da Palmeira – Prémio Peixoto Alves. O vencedor da Volta a Portugal de 1965 será homenageado com uma corrida de 110 quilómetros, com início às 9h15 e final perto do meio dia.

Outra Taça de Portugal que avança no próximo fim de semana é a da Enduro BTT. A segunda etapa pontuável corre-se a partir das 9h00 de domingo, em Lorvão, Penacova. Os corredores vão encontrar cinco percursos especiais cronometrados, que determinarão os vencedores.

Fora da competição, mas importante para o desenvolvimento futuro da modalidade é o ciclo de ações de formação “Escolas de Ciclismo – O Caminho para o Futuro”, que arranca no próximo fim de semana. O formador convidado é o Prof. José Luís Algarrra. Estas ações de formação destinam-se a treinadores de ciclismo. A primeira acontece no sábado, em Gondomar, e a segunda no domingo, em Sangalhos.

A cidade da Maia partilha, no próximo fim de semana, a organização dos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar -Juvenis, com os vizinhos concelhos de Gondomar e de Matosinhos. O BTT será disputado na Maia. No sábado, os betetistas estudantes vão disputar as provas individuais. Às 9h45 correm as raparigas e às 11h00 competem os rapazes. A corrida de “team relay”, a estafeta, está agendada para as 9h45 de domingo.

Mais eventos oficiais

20 de maio, 14h00: 2.º Circuito Patrulha Castor, Ourique

20 de maio, 14h30: Taça Nacional ANDDI, Anadia

20 de maio, 19h00: 3 Horas Resistência GRAC BTT, Cruz, Vila Nova de Famalicão

21 de maio, 9h00: 7.ª Resistência BTT Engenho Novo, Paços de Brandão, Santa Maria da Feira

21 de maio, 9h00: Aveiro Spring Classic

21 de maio, 9h00: XCO de Alcabideque, Condeixa

21 de maio, 9h00: Maratona BTT Alegro Castelo Branco

21 de maio, 9h30: Maratona BTT Bilabiker's, Vila Real

21 de maio, 9h30: I Raid BTT Rota dos Alqueves, Barcouço, Mealhada

21 de maio, 9h30: Campeonato Regional de XCO de Santarém, Marrazes, Leiria

21 de maio, 9h30: Maratona BTT de Cister, Alcobaça

21 de maio, 13h00: 42.ª Confraternização Ponte-S. Torcato, Guimarães

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com