sexta-feira, 21 de julho de 2017

“Campeonato da Europa de Pista Sub-23 e Juniores”

Maria Martins vice-campeã europeia de eliminação

Por: José Carlos Gomes

Os bons resultados da Equipa Portugal continuam em Sangalhos, no Campeonato da Europa de Pista, com Maria Martins a ganhar a medalha de prata na prova júnior de eliminação, um dia depois de Rui Oliveira e de Ivo Oliveira terem dado ao país uma medalha de ouro e uma de prata, respetivamente.

A corredora júnior portuguesa fez uma corrida taticamente bem conseguida, sempre marcada e marcando a italiana Letizia Paternoster, grande favorita à partida. No momento em que foi preciso uma maior definição, Maria Martins não enjeitou responsabilidades e assegurou que estava entre as três corredoras que subiriam ao pódio.

Na luta a três pelas melhores posições, Maria Martins conseguiu suplantar a britânica Pfeiffer Georgi, que se contentou com o bronze, mas não conseguiu resistir a uma ponta final demolidora de Letizia Paternoster, acabando na segunda posição, atrás da italiana.

“Ganhar mais uma medalha de prata é uma sensação inesquecível. Não comecei a corrida logo a pensar nas medalhas, mas apenas focada em dar o meu melhor. Foi com o decorrer da prova que percebi que podia chegar ao pódio. No sprint para decidir as três primeiras foi a loucura, porque estava entre elas. Mas continuei a dar tudo até ao fim. É fantástico ver a bandeira de Portugal no pódio”, afirma Maria Martins, que conquista a segunda medalha em Europeus de juniores, depois de há um ano ter sido vice-campeã de scratch, também batida pela corredora que hoje foi a primeira, a italiana Letizia Paternoster.

A medalha de prata de Maria Martins é a terceira de Portugal ao fim de dois dias de competição, compensando uma jornada em que os resultados lusos não surgiram, destacando-se, pela negativa, o azar que bateu à porta de César Martingil, que sofreu uma queda a três voltas do fim da corrida de scratch para sub-23. O acidente atirou o ribatejano para o 22.º e último lugar de uma prova em que chegou a ser protagonista, rodando no grupo de favoritos que esteve adiantado face ao pelotão grande parte da prova.

A medalha de ouro em scratch acabou conquistada pelo bielorrusso Yauheni Karaliok, que subiu ao pódio acompanhado pelo medalhado olímpico dinamarquês Niklas Larsen, vice-campeão, e pelo russo Maksin Piskunov, terceiro classificado.

Soraia Silva também competiu em scratch para sub-23, conseguindo uma prestação de boa qualidade, mantendo-se firme no grupo principal, mesmo nos momentos em que a velocidade era maior e algumas corredoras mostravam debilidade. Acabou na 11.ª posição. A vitória foi para a italiana Rachele Barberi, seguida pela britânica Eleanor Dickinson e pela olímpica dinamarquesa e campeã mundial de estrada, Amalie Dideriksen.

As cores nacionais também estiveram representadas na prova de eliminação para juniores masculinos. Foi João Dinis que colocou Portugal neste pelotão, concluindo a corrida a meio da tabela, no 11.º posto. O italiano Michele Gazzoli foi o vencedor, seguido pelo irlandês Jb Murphy e pelo espanhol Unai Iribar, repescado para o pódio por desqualificação do britânico William Tidball.

Numa tarde com nove finais, Portugal marcou lugar na final direta de 1 km contrarrelógio para juniores, através de dois estreantes. Wilson Esperança foi o vigésimo classificado e Francisco Moreira alcançou o 23.º registo. O mais forte desta competição acabaria por ser o russo Pavel Perchuk. O segundo foi o alemão Carl Hinze e Jakub Stastny fechou o pódio.

O público de várias nacionalidades que tem acorrido ao Velódromo Nacional assistiu ainda a quatro finais sem a presença de portugueses. No escalão de sub-23 a Grã-Bretanha ganhou a prova masculina de velocidade por equipas, diante da Rússia e da Polónia. Na mesma disciplina, mas no setor feminino, impôs-se a Holanda, mais forte do que a França e a Rússia, que também subiram ao pódio.

Em juniores disputaram-se as finais masculina e feminina de perseguição por equipas. Os mais fortes entre os rapazes foram os russos, seguidos pelos britânicos e pelos suíços. Entre as raparigas as pedaladas mais fortes pertenceram às italianas, que tiveram maior oposição das holandesas e das russas, segundas e terceiras, respetivamente.

O programa do Campeonato da Europa para esta quinta-feira contempla provas entre as 9h30 e as 14h00 e entre as 16h30 e as 21h00. Vão pedalar Francisco Moreira e Wilson Esperança na corrida perseguição individual para sub-23, marcada para as 10h20, e Rui Oliveira e Miguel do Rego, na disciplina de 1 km contrarrelógio, a partir das 17h50.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com