sexta-feira, 21 de julho de 2017

“Campeonato da Europa de Pista Sub-23 e Juniores”

Itália e Rússia acentuam domínio

Por: José Carlos Gomes

As seleções de Itália e da Rússia revelaram-se as mais fortes da competição, quando estão disputados três dos seis dias que preenchem o programa do Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, que decorre no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, até domingo.

A equipa italiana já conquistou sete títulos europeus, tendo hoje somado mais dois ao pecúlio já acumulado nas jornadas anteriores. A Rússia, por sua vez, já ouviu o hino nacional em seis ocasiões, duas delas nesta quinta-feira.

O setor feminino é responsável pela pujança transalpina. Hoje o quarteto italiano de perseguição feminina para sub-23 conquistou a medalha de ouro no confronto direto com a Polónia, que arrecadou a prata. A Alemanha ficou na terceira posição, numa disputa imprópria para cardíacos com a Grã-Bretanha, que esteve perto de vencer a corrida, mas que deixou o terceiro elemento ficar para trás no momento da dobragem e acabou por sair do pódio.

A outra medalha de ouro conquistada hoje pela Itália teve a assinatura da júnior Letizia Paternoster, que ontem batera Maria Martins na luta pelo título de eliminação. O triunfo de Letizia Paternoster hoje teve nota artística, ou seja, foi complementado com o estabelecimento do novo recorde mundial de perseguição individual em juniores femininas, 2’20’927. A medalha de prata foi conseguida pela russa Maria Novolodskaya e o bronze viaja para a Holanda, na bagagem de Mylene de Zoete.

A Rússia impôs-se em duas competições de contrarrelógio. Alexandr Vasyukhno foi o mais veloz na corrida sub-23 de 1 km, atirando o britânico Joseph Truman e o holandês Sam Ligtlee para a segunda e terceira posições, respetivamente. Miguel do Rego representou Portugal nesta prova, sendo o 19.º e último classificado, na estreia como sub-23 de primeiro ano nesta disciplina.

A segunda medalha de ouro russa na terceira jornada de provas surgiu na perseguição individual para juniores masculinos. A vitória pertenceu a Ivan Smirnov, que bateu o irlandês Xeno Young na final. O terceiro classificado foi o britânico Rhys Britton. A Equipa Portugal também correu nesta prova, tendo Francisco Moreira, 19.º, e Wilson Esperança, 21.º, correspondido às expectativas do selecionador nacional, Gabriel Mendes, agradado com as prestações em ano de estreia.

As restantes duas medalhas de ouro do dia foram repartidas por duas nações de forte tradição na pista, França e Grã-Bretanha. Os gauleses comemoraram o sucesso da nova coqueluche do ciclismo feminino de velocidade internacional. Mathilde Gros, júnior que, há poucos meses, foi quinta classificada na prova de velocidade do mundial de elite, não teve dificuldade em impor-se na competição júnior deste europeu de Sangalhos. A alemã Lea Friedrich ficou com a medalha de prata e a holandesa Steffie van der Peet fechou o pódio.

A Grã-Bretanha salvou a honra do reino na corrida de perseguição por equipas para sub-23 masculinos. Mostrou enorme supremacia na final, atirando a Bélgica para a segunda posição. A Polónia ficou com o terceiro lugar.

A segunda metade da competição neste Campeonato da Europa de Pista inicia-se nesta sexta-feira. As corridas decorrem entre as 9h30 e as 12h15 e entre as 15h30 e as 21h20. Quatro portugueses estarão em pista. Maria Martins e João Dinis participam nos concursos de omnium para juniores, enquanto Miguel do Rego e Soraia Silva estão inscritos na corrida por pontos de sub-23.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com