sexta-feira, 21 de julho de 2017

“Bombarralense Lutou Até À Linha de Meta”


Entre os dias 13 a 16 de Julho, o Sport Clube Escolar Bombarralense, com a sua equipa júnior, a Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense, marcou presença na XII Volta a Portugal em Juniores.

A equipa marcou presença com Francisco Guerreiro, Leonel Firmino, Bruno Valentim, Guilherme Simão, Rafael Costa, Wilson Esperança e Francisco Duarte.

A prova, de nível nacional, teve 21 equipas à partida. 5 jornadas marcaram esta 12ª edição, com especial atenção para o prólogo colectivo inaugural, o contra-relógio individual ao 3º dia e a chegada em alto no último dia de prova.

No primeiro dia a equipa correu em casa e finalizou em 3º o prólogo colectivo. No dia seguinte (1ª etapa em linha), as ambições passavam por levar Francisco Duarte à vitória, mas algumas dificuldades montanhosas nos últimos 5 quilómetros fraccionaram o pelotão, obrigando o ciclista a despender mais energia que o esperado. O jovem fechou na 5ª posição. Importa referir que o líder da equipa para a geral individual, Leonel Firmino, alinhou neste dia com uma gastroenterite sofrida no dia anterior.

A equipa partiu para o primeiro sector da 2ª etapa com o mesmo objectivo do dia anterior. A ideia passou por controlar o pelotão na parte final de modo a salvaguardar quedas e assim, posicionar o melhor possível Francisco Duarte. No entanto, duas quedas, uma a 5 quilómetros do fim e outra já nos metros finais, ditaram o fim da táctica planeada pois toda a equipa ficou envolvida nas mesmas. Guilherme Simão foi o único a ficar com algumas mazelas físicas, enquanto os restantes ficaram com algumas perdas de tempo importantes devido à “Regra dos 3 Quilómetros” não ter sido aplicada (regra que permite aos lesados de quedas e outras situações alheias ficarem com o mesmo tempo do grupo onde estavam inseridos à altura do sucedido, desde que tal aconteça nos últimos 3 mil metros). À tarde, os ciclistas participaram no sector b da jornada, o contra-relógio individual. Apesar de não ser o terreno predilecto dos jovens, estes defenderam-se bem, destacando-se o 9º lugar de Francisco Duarte.

A escalada ao Montejunto marcava o fim de mais uma edição da “nossa” Volta. Já sem aspirações à geral individual, o objectivo passou então por conquistar a etapa. A equipa trabalhou por colocar Francisco Guerreiro na fuga do dia, levando este consigo Francisco Duarte. O pelotão controlou e anulou a fuga à entrada da subida ao Montejunto.

Em análise à prestação da equipa nesta prova, o treinador, Carlos Reis, mostra-se desapontado. “O resultado ficou aquém. Alguns erros colectivos devem servir de aprendizagem futura. As quedas deixaram os atletas desmotivados e algo nervosos, não servindo tal para justificar o desempenho colectivo. Refira-se ainda que a equipa é jovem, 80% dos ciclistas que alinharam na nossa equipa são juniores de 1º ano. Por último, realçar que a equipa proporcionou (assim tem sido ao longo de todo o ano) todas as condições de que os ciclistas precisavam”, concluiu.

A equipa congratula todos os vencedores e participantes. O próximo compromisso será a Volta ao Minho, no final do mês. Enquanto isso, Francisco Duarte e Wilson Esperança estão nos Campeonatos Europeus de Pista, ao serviço da selecção. Os Campeonatos Europeus de Pista começaram dia 18 e decorrem até dia 23, no velódromo da Anadia, em Sangalhos.

*A equipa terá ao serviço da Selecção Nacional Francisco Duarte e Wilson Esperança.

Fonte: Bombarrelense 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com