segunda-feira, 20 de junho de 2016

“Nacionais” regressam a Braga


Nélson Oliveira à procura de novo título

Pelo segundo ano consecutivo, as subidas ao Sameiro e ao Bom Jesus, em Braga, serão pontos centrais das provas que vão decidir, no próximo fim de semana (de 24 a 26 de junho), os novos campeões Elite e Sub 23. Será o regresso dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada e a oportunidade de ver em ação alguns dos melhores valores do ciclismo português da atualidade.

Nélson Oliveira, André Cardoso, os irmãos Gonçalves, Ricardo Vilela, Bruno Pires, José Mendes, Nuno Bico e Ruben Guerreiro são alguns nomes já confirmados na luta pelas camisolas brancas seladas com a bandeira verde rubra de Portugal.

Nélson Oliveira, vencedor das provas de fundo e contrarrelógio, em 2014, e campeão nacional, no ano passado, na prova de contrarrelógio, vai tentar revalidar o título no mesmo percurso de 2015 com 36 Km alinhando também nos 177 km da prova de fundo. Ricardo Vilela (Caja Rural - Seguros RGA) e José Mendes (Bora-Argon 18) também vão estar nas duas competições. André Cardoso, José e Domingos Gonçalves (Caja Rural - Seguros RGA) e Bruno Pires (Team Roth) vão competir apenas na prova em linha.    

“Considerando que os Campeonatos Nacionais devem obrigatoriamente eleger os melhores corredores portugueses, este percurso, com o elevado grau de dificuldade introduzido pelo Bom Jesus e Sameiro, cumpre os requisitos necessários para este propósito”, garante Joaquim Gomes, diretor de prova que antecipa, desde já, uma boa moldura humana a assistir às provas. “Encostado a um grande centro urbano, o percurso da prova de fundo, vai merecer, tal como no ano passado, grande atenção em termos de presença de público.” 

Nas palavras de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, trata-se de “uma prova cada vez mais enraizada no calendário nacional e que já consagrou grandes nomes do ciclismo. Estou certo que os Bracarenses irão participar em grande número no apoio aos seus

ciclistas favoritos, acompanhando na estrada cada pedalada desta prova que será mais um espetáculo memorável para os amantes desta grande modalidade.”

Percursos e horários


O primeiro dia dos Nacionais, sexta-feira, 24 de junho, está reservado para as provas de contrarrelógio que têm partida e chegada na freguesia de Tenões. O primeiro atleta da categoria Sub 23 vai partir às 11 horas e percorre três vezes um circuito de 9 km com inversão de sentido na Avenida João Paulo II para regressar ao ponto de partida, a Rua José Afonso Machado, concluindo a prova com 27 km.

No período da tarde será a vez dos Elite enfrentarem a prova solitária. O percurso é exatamente o mesmo mas terão de fazer mais uma volta totalizando 36 km. O primeiro Elite vai para a estrada às 16 horas.

Para sábado e domingo estão reservadas as provas em linha das duas categorias com partida e chegada no Sameiro, junto à estátua do Papa João Paulo II. À semelhança do ano passado, o percurso desce a Falperra em direção a Braga para depois subir a caminho do Bom Jesus e regressar, ainda a subir, ao Sameiro.

No sábado, 25 de junho, pelas 15 horas será dado o tiro de partida para a competição dos Sub-23. Pela frente terão 144,9 quilómetros, distribuídos por um circuito de 16,1 quilómetros que será percorrido nove vezes. No dia seguinte, domingo, 26 de junho é a vez da categoria Elite lutar pelo título de Campeão Nacional. A partida para os 177,1 Km será dada às 11 horas.

Campeões Nacionais 2015

Rui Costa – Campeão Nacional Elite

Nélson Oliveira – Campeão Nacional Contrarrelógio Elite

Nuno Bico – Campeão Nacional Sub-23

José Fernandes – Campeão Nacional Contrarrelógio Sub-23

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com