domingo, 27 de maio de 2018

“Marinhais ao rubro no seu 13º passeio”

Texto e Fotos: José Morais

O Núcleo de Cicloturismo os Cansados de Marinhais, é um grupo regular do pelotão cicloturista nacional, tendo ao longo dos anos vindo a surpreender nos seus eventos, com a particularidade de saber bem receber na sua terra, tantos antes, como durante, e após os passeios, tendo-se destacado em mostrar algo diferente nos ótimos três anos.

Primeiro, filmando o evento com um drone, depois a filmagem com um helicóptero, e este ano a marcar presença com um balão, que infelizmente com o vento que se fazia sentir, não foi possível levantar o mesmo, mas que mesmo assim animou os participantes.

O passeio deste ano, o qual fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, tinha uma percurso com cerca de 50 quilómetros, teve início pelas 9 horas, com a primeira pedaladas com rumo ao cemitério local, aqui foi feita uma paragem, onde foram relembrados antigos membros do Grupo, o Militão Leal, João Silva Matateu, João António Zaragata, Licínio Pereira, Fernando do Talho, e ao “Ti Henrique” de Montemuro, falecido recentemente num passeio de bicicleta, sendo feito ainda um minuto de silêncio em suas memórias.

Depois foi o reinício das pedaladas, com a caravana a passar por Foros de Salvaterra, Salvaterra de Magos, Cais da Vala, e Marinhais, onde foi feita uma paragens, para abastecimentos líquido e sólido.

De volta à estrada, seguiu-se em direção a Glória, Granho, Muge, e Marinhais, que depois de um circuito pela Vila, o evento veio a terminar cerca das 12.30, no local da partida, o recinto das festas locais.

O postal do evento:

13 anos depois, Marinhais continua em força, num passeio muito acarinhado pelos cicloturistas, que este ano juntou mais de 350 participantes, com um trajeto acessível a todos, propício para rolar, com muita animação e camaradagem pelo caminho, numa pedalada certa, com um longo pelotão a rolar quase compacto.

No final, uma grande almoço convívio que se estendeu tarde dentro, com muitas lembranças, sorteios e surpresas, onde a satisfação era patente na cara dos participantes e acompanhantes, numa organização que temos de louvar, o grande trabalho em equipa.

No final João Filipe Robi, presidente dos Cansados de Marinhais, e responsável pelo evento dizia à nossa reportagem; “ Foi mais um evento, tudo correu bem, penso que estamos de parabéns, tentamos dar o nosso melhor. Este era um passeio diferente, em 2017 tínhamos um objetivo, a presença do Sua Excelência o Presidente da Republica, não foi possível da sua parte, mas enviou-nos uma mensagem, a qual transmitimos a todos que marcaram presença.

Outro dos objetivos este ano era a de termos a subida de um balão, onde desejávamos fazer filmagens do passeio, porem o vento forte a isso não permitiu apesar de ainda o tentarmos, mas a ideia não fica por aqui, e esperemos poder no próximo ano, onde teremos ainda outras surpresas.

A finalizar, agradecer a todos os presentes, sem eles a festa não se poderia fazer, ainda agradecer a todas a entidades oficiais que também marcaram presenças, e o apoio que nos deram, como a todos os nossos patrocinadores, caso contrario seria impossível fazer esta festa, por isso deixo o convite a virem a 2019, vale a pena participar”.

E foi sem dúvida um belo passeio, bons momentos, bom convívio, resta-nos ainda referencia o excelente trabalho da GNR local, como o excelente trabalho feito pelo grupo de motares que apoiaram toda a caravana e deram segurança à mesma, não esquecendo toda a organização pelo empenho que mais um ano deram a este evento, num dos melhores passeios considerado por muito amantes da bicicleta.

Da nossa parte ficam os votos de bons passeios boas pedaladas.

Fonte: Notícias do Pedal/Parceria FPCUB

Pode visualizar deste evento mais fotos em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com