terça-feira, 2 de abril de 2019

“Agenda de Ciclismo”

Taça Nacional de Esperanças arranca na Cidade Europeia do Desporto

Por: José Carlos Gomes

O Grande Prémio Portimão Cidade Europeia do Desporto, conjunto de duas provas a disputar sábado e domingo, marca o arranque da primeira edição da Taça Nacional de Esperanças, troféu que junta no mesmo pelotão os corredores sub-23 e juniores.

A primeira das duas provas deste fim-de-semana vai ligar a zona ribeirinha de Portimão ao Alvor, através de um percurso de 114,2 quilómetros que tem a marca “ondulada” da orografia do Algarve. A partida acontece às 15h00, prevendo-se o final para pouco antes das 18h00.

A corrida de domingo parte também da zona Ribeirinha de Portimão, às 10h00, terminando, depois de ultrapassados 109,9 quilómetros, na Mexilhoeira Grande, cerca das 12h45. O perfil orográfico é semelhante ao da véspera, mas a chegada, num topo exigente, poderá retirar da discussão alguns sprinters mais puros.

A Taça Nacional de Esperanças é uma competição de regularidade criada pela Federação Portuguesa de Ciclismo em 2019 com o intuito de dar mais dias de competição aos sub-23 das equipas de clube e de, simultaneamente, permitir aos juniores integrar um pelotão com um maior grau de exigência. Apesar de as duas categorias correrem juntas e disputarem uma geral absoluta, haverá também uma classificação para juniores.

Além do GP Portimão Cidade Europeia do Desporto, a Taça Nacional de Esperanças conta com duas corridas nos dias 10 e 11 de agosto, na Murtosa e na Curia.
 

XCO Internacional em Marrazes

A segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), corrida de classe 1 UCI, disputa-se no próximo domingo em Marrazes, Leiria. São esperados cerca de 300 participantes para uma jornada de forte competitividade, em que a conquista de pontos para o ranking de qualificação olímpica está na mente dos mais fortes.

As corridas começam às 9h00 com a prova de cadetes. Às 10h15 entram em pista os juniores masculinos e todas as categorias femininas, exceto as cadetes que correram antes. Os masters defrontam-se às 12h15. A prova de elite está marcada para as 14h15.

As escolas de ciclismo de estrada da zona Norte têm um Encontro Inter-Regional marcado para a manhã de domingo, em Galegos, Penafiel. Os mais ciclistas mais pequenos começam a pedalar às 9h30.


Mais eventos oficiais

6 de abril: Circuito NGPS, Chaves

6 de abril: Troféu de Paraciclismo da Vila de Porto de Mós

6 de abril: 2.ª Prova da Taça Regional de Setúbal de BMX, Setúbal

7 de abril: Maratona BTT Cidade de Braga

7 de abril: 2.º Granfondo de Lisboa

7 de abril: Prémio Decathlon Amadora/LX Cycling, Amadora

7 de abril: VI Maratona BTT Vila de Ourique – Rota do Porco Alentejano, Ourique

7 de abril: 3.ª Prova da Taça da Madeira de DHI

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com