terça-feira, 12 de setembro de 2017

“Froome e o Giro: «Alguma vez terei de tentar»”

Britânico diz que 1.ª vitória na Vuelta é "simplesmente incrível"

Por: Lusa

Foto:  EPA

O ciclista britânico Chris Froome (Sky), que este domingo venceu a Volta a Espanha pela primeira vez, afirmou em Madrid que o triunfo é "simplesmente incrível" e um êxito que procurava há seis anos.

"Tenho estado a lutar por esta vitória durante seis anos e em três fiquei no segundo lugar. Por isso, é fabuloso chegar ao primeiro lugar pela primeira vez", explicou o britânico, de 32 anos, já depois de ter subido ao pódio na praça Cibeles para receber o troféu de vencedor da geral, da classificação combinada e da tabela por pontos.

Froome, que em julho venceu também a Volta a França, concluiu a Vuelta com 2.15 minutos de avanço sobre o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain Mérida), segundo, e 2.51 face ao russo Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin), que fechou o pódio.

O camisola vermelha destacou ainda o feito "maravilhoso e emocionante" de conseguir a dobradinha Tour-Vuelta, que não acontecia há 29 anos, quando o francês Bernard Hinault conquistou as duas provas, "ainda por cima por ser a primeira vez desde que as provas são separadas por um mês".

Quanto à 72.ª edição da Vuelta, classificou-a como "uma prova incrível e a mais dura" que já disputou, mostrando-se satisfeito por ter vencido também a tabela da regularidade. "Apercebi-me que seria a única ocasião da minha vida para tentar ganhar a classificação por pontos de uma grande volta. Demos tudo e conseguimos", explicou.

O chefe de fila da Sky intrometeu-se entre os sprinters nos últimos metros para terminar em 11.º e garantir, por dois pontos, o triunfo na classificação secundária. "Sprintar supõe um risco por causa das possíveis quedas, mas eu sou ciclista, Quero competir e era a única oportunidade para ganhar por pontos. Tinha, pelo menos, que tentar", justificou.

Na hora de celebrar, Froome lembrou o trabalho da sua equipa, que fez um "trabalho fantástico", e de "todos os que contribuíram para estes meses assombrosos".

Quatro vezes vencedor da Volta a França, o britânico confessou ter "a mente aberta" quanto à possibilidade de participar na Volta a Itália, a única das três grandes voltas que não venceu. "Ainda não sei. Tenho a mente aberta a essa possibilidade e vou pensar, mas alguma vez terei de tentar", concluiu.

Froomey está pré-convocado pela seleção da Grã-Bretanha para os Mundiais de estrada, que vão decorrer em Bergen, na Noruega, de 16 a 24 de setembro, onde deverá participar no contrarrelógio por equipas e no crono individual. O britânico não corre os Mundiais desde 2014, e não participa no crono individual desde 2009, embora tenha conquistado duas medalhas de bronze na modalidade em Jogos Olímpicos, primeiro em 2012 e depois em 2016.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com