terça-feira, 26 de julho de 2016

“Minhotos em destaque no Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico”

Cinco títulos de Campeão Nacional e quatro terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico disputado no Jamor.

Joana Monteiro (elites), José Dias (sub 23) João Rocha e Marta Branco (juniores) e Ricardo Gomes (paraciclismo) são os atletas minhotos que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT XCO.

Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), averbaram excelentes resultados e conquistaram nove medalhas na prova disputada na nova pista d BTT XCO do Jamor.

Joana Monteiro (elites), José Dias (sub 23) João Rocha e Marta Branco (juniores) e Ricardo Gomes (paraciclismo) conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCO, enquanto Débora Figueiredo (juniores), Vinício Rodrigues (cadetes), Francisco Anjos (master 40) e Liliana Lopes (master femininas) alcançaram o terceiro lugar do pódio.

A Direção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou os atletas minhotos e as suas equipas filiadas pelos resultados alcançados no Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico. Expressando a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas minhotos, a Direção da ACM realçou que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação dos jovens atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).

A famalicense Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde), ainda em idade de sub-23, voltou a competir entre a elite e a aposta foi ganha, resultando na revalidação do título na categoria máxima. Joana Monteiro, que também é Campeã do Minho de XCO, deixou a rival mais direta, Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), na segunda posição e Tânia Neves (Clube BTT de Águeda/BlackJack) na terceira. Destaque para os resultados das minhotas Daniela Pereira (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo), 5ª classificada, Joana Barbosa (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim) em 6º e Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima) no 8º.

Na prova de elites masculinos, os dois representantes de Portugal na prova de BTT dos Jogos Olímpicos, David Rosa (Tropix) e Tiago Ferreira (Team Protek), ocuparam os dois primeiros lugares do pódio, seguidos de Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde). O minhoto Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima), vencedor do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros de 2015, foi o sétimo classificado, posição que, recorde-se, também alcançou no nacional do ano passado.

Os sub-23 trocaram de posição face ao ano passado. José Dias (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), segundo em 2015 e vice-campeão do Minho de BTT XCO e de Ciclocrosse, sagrou-se campeão nacional de sub-23, relegando o antigo campeão, Gonçalo Amado (Maiatos/Reabnorte/BikeZone), para o segundo lugar. Kevin Oliveira foi terceiro. Ana Tomás (BTT Seia) foi a mais forte em sub-23 femininos, merecendo destaque o 4º lugar alcançado pela minhota Daniela Ferreira (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim) e o 10º de Daniela Araújo (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo).

João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e a vimaranense Marta Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde) sagraram-se Campeões Nacionais de juniores, enquanto Débora Figueiredo (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) foi terceira classificada na prova feminina. Realce para o desempenho dos também minhotos Ana Moreira (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo), 4ª classificada, e António Azevedo (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), 6º lugar na prova masculina.

Márcio Peralta (BTT Loulé/BPI) e Raquel Queirós (ASC/Focus Team/Vila do Conde) impuseram-se em cadetes, categoria em que Vinício Rodrigues (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) foi terceiro classificado. Na corrida feminina, três atletas da equipa minhota JUM - Sanitop - KTM (Beatriz Faria, Celina Faria e Beatriz Abreu) ocuparam, respetivamente, o 5º, 6º e 7º lugar da classificação, enquanto Hélder Gonçalves e Pedro Silva, ambos da formação Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact, foram 8º e 10º em masculinos.

Ricardo Gomes, da equipa vianense Saertex Portugal | Edaetech, sagrou-se Campeão Nacional de Paraciclismo ao vencer entre os participantes com deficiência auditiva.

Entre os veteranos, os títulos de campeão nacional foram conquistados pelo master 30 Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde), pelo master 40 Rui Torpes, pelo master 50 António Silva (ProRebordosa/Garrafeira Gomes/Oforsep) e pela master Ângela Gonçalves (BTT Seia).

O vimaranense Francisco Anjos (Nutrimania Sports Nutrition /GDVP) alcançou no Jamor o terceiro lugar do pódio em master 40, a mesma posição conquistada pela minhota Liliana Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) na prova de master femininas. Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi oitavo classificado e Abel Machado (ASC/Focus Team/Vila do Conde) 10º  em master 40. João Araújo e Mário Cruz, ambos da equipa JUM - Sanitop – KTM, terminaram corrida de master 50 em 5º e em 10º.

A ASC/Focus Team/Vila do Conde conquistou o título coletivo. A equipa barcelense Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact alcançou o 5º lugar, a famalicense Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo o 8º e formação de Esposende JUM – Sanitop – KTM o 10º.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com