Ciclista da W52-FC Porto partiu esta quarta-feira de amarelo
A W52-FC Porto planeou o
triunfo de Amaro Antunes na Senhora da Graça e recebeu, como recompensa por
mais uma brilhante lição de tática, a amarela para o ciclista algarvio na
segunda etapa da Volta a Portugal.
“Acima de tudo, foi uma
vitória pensada, uma tática do nosso diretor [Nuno Ribeiro]”, enalteceu Amaro
Antunes no seu “momento especial”, aquele em que, “muito orgulhoso”, vestiu
pela primeira vez a amarela na Volta a Portugal.
O plano estava bem estudado:
Ricardo Mestre entrava na fuga do dia, o algarvio destacava-se na subida para o
alto do Barreiro para ‘engatar’ no seu companheiro, que o ajudaria até à
Senhora da Graça, numa jogada que obrigaria as equipas adversárias a perseguir.
O 'xeque mate' final ficava, então, reservado para o algarvio, que, conhecedor
das referências de Raúl Alarcón, vencedor no topo do Monte Farinha em 2017 e
2018, atacou precisamente onde o espanhol o fez, negando não só a vitória na
etapa, mas também a amarela a Frederico Figueiredo.
O ar desolado e as lágrimas do
líder da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel denunciavam a frustração de quem
trabalhou na frente durante os oito quilómetros da subida, e viu o seu sonho
fugir-lhe a 500 metros do alto – e ‘Fred’ até estava à frente de Antunes na
geral à partida para a segunda etapa, mas perdeu 22 segundos para o vencedor,
que cumpriu a etapa em 04:25.50 horas, e está agora a 13 segundos da camisola
amarela.
“O Amaro tinha as indicações dele, como é
normal, são táticas de equipa, isso não se discute. A mim convinha-me ganhar o
mais tempo possível nesta chegada, mas tenho pena de não ter ganho ou, pelo
menos, ter vestido a camisola amarela”, reconheceu Figueiredo, já a pensar na
vantagem que precisa de ter para outros no ‘crono’ final.
A edição pode ser especial,
mas há coisas que nunca mudam, nomeadamente o filme de qualquer etapa que
termine no ponto mais alto do Monte Farinha. As duas contagens de primeira
categoria estrategicamente colocadas nos 167 quilómetros da tirada que partiu
de Paredes - Serra do Marão (96) e Barreiro (131,7) – eram um ‘incentivo’ à
formação de uma fuga e, aos 15 quilómetros, 13 homens saltaram do pelotão.
Ricardo Mestre, Hector Sáez
(Caja Rural), Hideto Nakane (Nippo Delko Provence), Daniel McLay
(Arkéa-Samsic), César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Nuno
Meireles (Aviludo-Louletano), Luís Mendonça (Efapel), Fábio Oliveira
(Feirense), Rafael Lourenço (Kelly-Simoldes-UDO), Gonçalo Leaça (LA
Alumínios-LA Sport), Joaquim Silva (Miranda-Mortágua), Hugo Nunes e Daniel
Silva (Rádio Popular-Boavista) trabalharam em conjunto para alcançarem uma
vantagem que estabilizou nos três minutos.
Mas, na subida ao Barreiro,
Mestre acelerou o ritmo, ‘destroçando’ o grupo de fugitivos e levando na roda
apenas Silva e Nunes, ao mesmo tempo que, lá atrás, Amaro Antunes cumpria a sua
parte do plano, mas na companhia de Frederico Figueiredo.
O duo alcançou Mestre e
companhia, o vencedor da Volta de 2011 trabalhou na frente do quinteto, fixando
a diferença para o grupo de favoritos à entrada da subida em pouco mais de um
minuto, e a dureza das rampas do Monte Farinha fez o resto, deixando a dianteira
da corrida entregue a Figueiredo e Antunes, que ainda ganharam tempo aos
restantes candidatos, num momento em que a perseguição era assumida pela
Efapel.
Só João Benta recusou aceitar
o conformismo dos restantes, atacando na companhia do britânico Simon Carr
(Nippo Delko Provence), para ser terceiro na meta, a 01.13 minutos do vencedor.
O anterior camisola amarela, o
espanhol Gustavo Veloso, foi quinto, a 01:45 minutos, encabeçando o grupo onde
chegaram Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano), Ricardo Vilela
(Burgos-BH) e Joni Brandão (Efapel), e desceu ao terceiro posto da geral, a
01.13 minutos do seu companheiro.
A única falha no plano de Nuno
Ribeiro foi mesmo João Rodrigues, com o campeão em título a ceder oito segundos
para o grupo de Veloso – é agora oitavo na geral, a 01.29 minutos da amarela -
e a reconhecer que “as pernas não andaram”.
Fonte: Sapo on-line
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