quinta-feira, 15 de agosto de 2019

“Já começou o Tokyo ITU World Triathlon Olympic Qualification”

Ontem, dia 14 de agosto, iniciou-se o test event, a penúltima prova da época antes da Grande Final em Lausanne.

O 2019 Tokyo ITU World Triathlon Olympic Qualification Event é um evento que reúne triatletas de todo o mundo, contando com a presença dos atletas nacionais Melanie Santos, Helena Carvalho, Gabriela Ribeiro, João Pereira e João Silva.

Este test event integra o circuito do campeonato do mundo, uma prova que pontua para o ranking da ITU e para o ranking de qualificação olímpica, desta feita com uma ponderação superior, semelhante à Grande Final do Campeonato do Mundo que se realiza dentro de duas semanas em Lausanne. Ver mais informações aqui

Às 23h30 de ontem, dia 14 de agosto na hora portuguesa, realizou-se a prova da elite feminina que contou com a participação de Melanie Santos, não numa perspetiva de obtenção de resultados, mas como uma forma de testar os percursos e as condições climatéricas que irá encontrar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que a triatleta do Benfica está a recuperar de uma lesão. Melanie Santos acabou por ter um furo no ciclismo que a impediu de continuar em prova. A vencedora foi a atleta das Bermudas Flora Duffy.

Hoje, dia 15 de agosto, também às 23h30 na hora portuguesa, será a vez da elite masculina, prova onde João Pereira e João Silva irão participar, este último com ambições de conquistar uma boa posição. Pereira está praticamente recuperado de uma lesão, mas não tem ainda perspetiva de obter um bom resultado.

 No dia 18 de agosto, às 11h30, a equipa portuguesa irá participar na prova por estafetas mistas, em que cada um dos quatro atletas – duas mulheres e dois homens – irão completar um triatlo na distância sprint.

Um objetivo partilhado por todos os triatletas e elementos técnicos é – face à aprendizagem retirada – direcionar a preparação deste último ano para os Jogos Olímpicos, treinando de uma forma mais específica para o evento concreto das olimpíadas de Tóquio em 2020.

Acima de tudo, é importante o feedback dos atletas, a partilha de ideias com outras equipas técnicas e treinar com as condições de uma prova que tem, entre outras diferenças, temperaturas do ar e da água muitíssimo elevadas.


Horário:

Quarta, 14 de agosto, 23h30 – elite feminina

Quinta, 15 de agosto, 23h30 – elite masculina

Domingo, 18 de agosto, 11h30 – prova de estafetas mistas

As provas são emitidas na Eurosport 1 e contam com os comentários do atleta nacional Gil Maia.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com