domingo, 21 de julho de 2019

“Vasco Vilaça alcança a 15º posição na sua primeira WTS em Edmonton”

Vasco Vilaça estreou-se na penúltima etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo com um excelente 15º lugar.

Realizou-se hoje, 21 de julho, a penúltima etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, em Edmonton, no Canadá. Vasco Vilaça, o triatleta mais novo em prova, conseguiu alcançar um excelente 15º lugar na sua estreia nesta competição. O triatleta fez o tempo de 00:55:56, ficando a um minuto e quatro segundos do vencedor da prova Jonathan Brownlee.

«Estava muito nervoso, mas muito feliz por poder participar na minha primeira WTS, que sabia que ia ser muito dura, com a presença dos melhores do mundo», explica Vasco Vilaça. Desde a primeira transição que se destacou um grupo de cinco atletas composto por Vincent Luis, Jonathan Brownlee, Marten Van Riel, Ben Kanute e Matthew Hauser.  Vasco saiu em 46º lugar do segmento de natação juntamente com outros triatletas. «A natação iniciou bem por causa da partida na praia, onde consegui sair com um avanço que rapidamente perdi devido ao elevado nível dos outros atletas; saí da água no final do segundo grupo.»

No ciclismo, Vilaça foi recuperando posições. «O percurso de ciclismo era constituído por uma subida longa e por uma descida bastante curta e muito inclinada, mas como queria apanhar o segundo grupo imprimi o ritmo e consegui o meu objetivo até ao final da primeira subida, que paguei com um preço elevado nas pernas.» Vasco conseguiu assim integrar o segundo grupo do ciclismo, onde que se manteve com cerca de 30 atletas a trocar posições quase até ao final do segmento, sempre com um bom ritmo. «No final do trajeto do ciclismo, houve uma queda grande no grupo, felizmente consegui travar a tempo e não cair, mas fiquei um pouco preso e entrei para a transição para a corrida em último ou muito perto do último elemento do grupo, com muita desvantagem relativamente ao primeiro grupo.» Vasco iniciou a corrida ao seu ritmo, sentindo-se motivado por lutar pelo 20º lugar, que seria uma boa posição para a primeira WTS.

Mas o melhor estava ainda para vir quando, «Na última volta da corrida, me senti com força para um sprint final, e tendo em conta que alguns atletas quebraram, ainda consegui ganhar vantagem para alcançar o 15º lugar.» Vilaça fez deste modo uma excelente estreia na sua primeira prova do World Triathlon Series.

O vencedor da prova foi Jonathan Brownlee, da Grã Bretanha, com o tempo de 00:54:52, na segunda posição, com o melhor tempo parcial da corrida ficou o espanhol Mario Mola com 00:54:57, enquanto o belga Marten Van Riel alcançou a terceira posição e o seu primeiro pódio em WTS com o tempo de 00:55:02.

Vasco Vilaça ficou assim entre os melhores 15 do mundo, uma prova que contou com nomes do triatlo mundial como Vincent Luis, Mario Mola, Jonathan Brownlee, Fernando Alarza ou o consagrado Javier Gomez Noya, cinco vezes campeão do mundo, que se viu desta vez afastado por uma queda no grupo onde também seguia Vasco Vilaça.

Miguel Arraiolos, o outro triatleta nacional que participou na competição, não concluiu a prova devido a um atraso na água que não conseguiu recuperar.

A grande final do Campeonato do Mundo realiza-se em Lausanne, na Suíça, no dia 31 de agosto.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com