terça-feira, 30 de julho de 2019

“Equipa Portugal/Portugal com 17 corredores no Europeu de estrada”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal vai competir com 17 corredores no Campeonato da Europa de Estrada, que vai realizar-se em Alkmaar, Holanda, de 7 a 11 de agosto. O ciclismo português estará presente nas provas masculinas e femininas de juniores, sub-23 e elite.

A representação portuguesa na categoria de elite masculina estará a cargo de César Martingil (Sporting-Tavira) e de Rui Oliveira (UAE Team Emirates). O duo vai competir na prova de fundo, que terá 172,6 quilómetros e vai disputar-se no dia 11, num percurso essencialmente plano em que algumas zonas estão mesmo abaixo do nível do mar.

“Temos corredores em Portugal que poderiam estar a representar a Seleção, mas estão a competir na Volta a Portugal. Também temos outros em equipas estrangeiras, presos às obrigações profissionais com essas equipas – estágios de altitude ou provas do calendário internacional. Com estas condicionantes, abdicámos de competir no contrarrelógio de elite, mas apresentamo-nos com dois corredores de qualidade na prova de fundo. Tanto o Rui Oliveira como o César Martingil já deram provas de que se adaptam a circuitos do estilo deste que vamos encontrar na Holanda”, explica o selecionador nacional, José Poeira.

André Carvalho (Hagens Berman Axeon), Francisco Campos e Jorge Magalhães (W52-FC Porto), Iuri Leitão e Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos) e Tiago Antunes (SEG Racing Academy) foram os escolhidos para vestir as cores de Portugal na prova de fundo de sub-23, que terá 138 quilómetros e vai disputar-se no dia 10 de agosto. Dois dias antes, André Carvalho e Jorge Magalhães pedalam também nos 22,4 quilómetros do contrarrelógio individual.

“O nosso bloco de sub-23 é já muito experiente a nível internacional e tem enfrentado, com bons resultados, percursos como o deste Campeonato da Europa. Vamos com ambição de conseguir desempenhos de qualidade, embora saibamos que há seleções e ciclistas com condições mais fortes para terrenos completamente planos. Resta-nos contrariá-los”, salienta José Poeira.

A Equipa Portugal de juniores também será composta por seis elementos: César Costa (Vito-Feirense-PNB), Daniel Dias e Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), Diogo Narciso, João Carvalho e João Macedo (Bairrada). Competem todos nos 115 quilómetros da prova de fundo, no dia 9. Daniel Dias e Diogo Narciso também medirão forças no contrarrelógio de 22,4 quilómetros, no dia 7.

Fonte: FPC “Nos juniores o mais importante é proporcionar experiência internacional e perceber até que ponto podem ir os nossos corredores em comparação com os melhores do pelotão internacional do mesmo escalão etário. Apresentamos uma equipa com estreantes, mas também com ciclistas que já trazem alguma bagagem de corridas fora de Portugal”, afirma o selecionador nacional.

A comitiva nacional completa-se com as três representantes femininas, a elite Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport), a sub-23 Maria Martins (Sopela Women’s Team) e a júnior Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ). Daniela Campos corre o contrarrelógio de 22,4 quilómetros, dia 7, e a prova de fundo, de 69 quilómetros, dia 9. Daniela Reis também participa no exercício individual, de 22,4 quilómetros, dia 8, e na prova de fundo, com 115 quilómetros, dia 10. Maria Martins apenas disputa a prova de fundo, com 92 quilómetros, dia 9.

“Será o primeiro Europeu de estrada da Daniela Campos, mas dada a sua qualidade e experiência internacional já conseguidas, acredito num bom resultado. A Daniela Reis e a Maria Martins já são corredoras com outro nível de experiência internacional e também podem aspirar a desempenhos de relevo. As prestações da nossa equipa neste Europeu serão importantes para a afirmação progressiva do ciclismo feminino português”, considera a selecionadora nacional de ciclismo feminino, Ana Rita Vigário.


Agenda da Equipa Portugal

7 de Agosto

8h00: Contrarrelógio Juniores Femininas, 22,4 km - Daniela Campos

10h15: Contrarrelógio Juniores Masculinos, 22,4 km – Daniel Dias e Diogo Narciso


8 de Agosto

9h45: Contrarrelógio Elite Feminina, 22,4 km - Daniela Reis

11h45: Contrarrelógio Sub-23 Masculinos, 22,4 km - Jorge Magalhães


9 de Agosto

8h00: Prova de Fundo Juniores Femininas, 69 km - Daniela Campos

11h00: Prova de Fundo Sub-23 Femininas, 92 km - Maria Martins

15h00: Prova de Fundo Juniores Masculinos, 115 km – César Costa, Daniel Dias, Diogo Narciso, João Carvalho, João Macedo e Pedro Silva


10 de Agosto

8h00: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos, 138 km – André Carvalho, Francisco Campos, Iuri Leitão, Jorge Magalhães, Miguel Salgueiro e Tiago Antunes

12h00: Prova de Fundo Elite Feminina, 115 km - Daniela Reis


11 de Agosto

Prova de Fundo Elite Masculina, 172,6 km - César Martingil e Rui Oliveira


(Todos os horários correspondem à hora de Portugal Continental e Madeira)

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com