quinta-feira, 23 de maio de 2019

“Em Espanha/Mobike e ByBus melhoram circulação dentro da SEAT Martorell”

Por: Sara Pelicano

A SEAT lançou um projeto piloto de mobilidade dentro do espaço da fábrica SEAT Martorell para facilitar as deslocações e reduzir o número de veículos que circulam na fábrica. Vai estar disponíveis 100 bicicletas Mobile e um serviço bus on demand da Metropolis: Lab Barcelona.

Christian Vollmer, vice-presidente de produção da SEAT, afirmou que “somos mais de 13 mil funcionários na SEAT Martorell, o nosso tamanho é igual ao de pequenas cidades como Trifa ou Formentera e temos a possibilidade de implementar soluções para exportar mais tarde para o exterior. Se queremos ser uma referência na mobilidade do futuro e torná-la mais limpa e sustentável nas grandes cidades, temos primeiro de começar por casa”.

Mobike, é um serviço de partilha de bicicletas e chega com mais de 100 unidades à fábrica de Martorell, que se está a tornar gradualmente numa pequena smart city de referência. A SEAT celebrou um acordo de colaboração com a empresa para iniciar um teste piloto com o objetivo de testar o funcionamento do modelo e analisar os benefícios para os colaboradores.

Durante as duas primeiras semanas, desde a implementação do teste, a SEATBike já tem mais de dois mil utilizadores registados e foram efetuadas mais de 4.700 viagens. Os funcionários já economizaram 129 horas em viagens dentro da SEAT Martorell, fazendo viagens de uma média de cinco minutos de duração para distâncias aproximadas de 800 metros.

Para utilizar o serviço, os funcionários simplesmente fazem o download da aplicação oficial Mobile e registam-se. O capacete é obrigatório e é proibido andar dentro das oficinas ou à noite sem o colete refletor. Por outro lado, a fábrica terá áreas específicas para estacionamento de bicicletas.

O projeto ByBus, desenvolvido pela equipa da SEAT Metropolis: Lab Barcelona, nasce com o objetivo de melhorar a eficácia do transporte público com um serviço adaptado às exigências dos utilizadores. A iniciativa procura otimizar as linhas de autocarros existentes, oferecendo itinerários flexíveis adaptados à procura em tempo real. Após o anúncio de um teste piloto em Woflsburg (Alemanha), a implementação começa numa segunda fase piloto na fábrica da SEAT em Martorell.

Para esta fase piloto ByBus, três Alhambras estão à disposição dos funcionários, com o objetivo de oferecer a possibilidade de viajar sob pedido entre os diferentes pontos da SEAT Martorell. Para isso, os funcionários devem solicitar o serviço ByBus, indicando a sua localização, destino e o número de acompanhantes, aproximadamente dez minutos antes da partida. Uma vez efetuada a reserva, um automóvel com condutor recolhe o utilizador na paragem mais próxima e leva-o ao local solicitado. Nas primeiras semanas de operação, o serviço já transportou mais de três mil passageiros.

SEATBike e ByBus são dois serviços gratuitos, disponíveis, nos próximos meses para testar os dois modelos, analisar o seu funcionamento e avaliar os benefícios que eles representam para os funcionários da Martorell.

Fonte: Transportes em Revista on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com