terça-feira, 30 de abril de 2019

“Duas Medalha de Prata na Taça da Europa de Juniores Quarteira 2019”

Realizou-se no dia 28 de abril a Taça da Europa de Quarteira 2019 no escalão júnior com dois pódios para Portugal

A Taça da Europa de Quarteira foi também uma prova de critério para o Campeonato da Europa, que contou com elevado nível internacional e com uma performance dos nossos atletas ao mais alto nível com Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista a conquistarem as medalhas de prata desta competição e três atletas no top 10 na prova feminina como masculina. Nas juniores femininas Gabriela Ribeiro na segunda posição, Maria Tomé em quinto e Inês Rico em oitavo, nos masculinos Ricardo Batista foi segundo, Alexandre Montez chegou em sexto e José Vieira ficou em décimo.

A primeira prova começou às 8h45 com as juniores femininas, com Gabriela Ribeiro a assumir a dianteira desde o início, liderando a natação, sendo a primeira atleta a sair da água, com uma diferença de 38 segundos para a segunda. Gabriela Ribeiro ainda iniciou o segmento de ciclismo sozinha, mas foi rapidamente apanhada pelo grupo perseguidor de cerca de nove atletas, uma situação habitual no Triatlo, onde seguia também outra atleta nacional, a Maria Tomé.

Decidiu-se tudo na corrida, com Gabriela Ribeiro a fazer uma corrida forte, juntamente com a triatleta da Itália, Beatrice Mallozzin, com quem se manteve até ao final, num último segmento muito disputado.

Gabriela Ribeiro veio para Quarteira muito focada, com objetivos muito claros de conseguir ficar entre o top 5.  «Pensei que a natação seria o mais fácil, mas acabou por revelar-se o mais complicado porque estava muita corrente. Fiz uma natação estratégica para partir os grupos e torná-los mais pequenos.»

No ciclismo Gabriela pedalou sozinha algum tempo, embora não fosse sua intenção fugir das outras, mas que o grupo se tornasse mais pequeno. «Trabalhámos bastante bem em conjunto no ciclismo.» Na corrida acabou por gerir bem, e terminar na segunda posição.

De referir que o nível foi muito elevado, com mais duas atletas portuguesas no top ten com Maria Tomé em 5º e Inês Rico na 8ª posição. Mariana Vargem foi 20º com 01:06:03, Joana Miranda, 29º com 01:08:04,

Em primeiro lugar ficou a italiana Beatrice Mallozzi com 01:03:29, Gabriela Ribeiro ficou na segunda posição com 01:03:41 quem fechou o pódio foi Emilie Noyer 01:03:48.

Pode ver todos os resultados aqui

Taça da Europa de Quarteira 2019 juniores masculinos

Na prova masculina Ricardo Batista conseguiu alcançar o segundo lugar numa emocionante prova que terminou ao sprint, com um segundo de diferença para a primeira posição conquista por Matthew Willis da Grã Bretanha.

Ricardo fez uma boa prova de natação, saindo entre os primeiros lugares e inseriu-se no primeiro grupo de ciclismo, juntamente com Alexandre Montez.

De lembrar que estes dois atletas fizeram uma excelente época com Ricardo Batista a conquistar a Medalha de Ouro na Taça da Europa de Tabor, a Medalha de Ouro no Campeonato Europa por estafetas mistas ou o 4º lugar no Campeonato Europa de Tartu. Alexandre Montez, outro júnior já um currículo desportivo marcante, foi vice-campeão no Jogos Olímpicos de Juventude e conseguiu a medalha de ouro na prova por estafetas mistas desta competição.

O grupo de quatro onde seguiam Ricardo Batista e Alexandre Montez foi crescendo ao longo da prova, juntando-se um grupo grande que começou quase em simultâneo a corrida.

Ricardo Batista foi um atleta forte nos três segmentos, com uma natação forte, sendo o primeiro atleta a passar a bóia. «Saí em segundo na transição, senti-me sempre com força no segmento de ciclismo, apesar do grupo não ter trabalhado muito bem pelo que acabámos por ser apanhados pelo segundo grupo». O grupo de ciclismo ficou muito grande e iniciaram a corrida praticamente todos juntos. «Tive sempre boas sensações na corrida, acabou por ser um pouco estratégica para todos, sem se imprimir um ritmo muito forte e na última reta fui o segundo atleta mais forte o que originou o lugar da minha classificação»

Na prova masculina Portugal teve também três atletas no Top 10, tal como aconteceu na prova feminina, com Ricardo a conquistar a segunda posição com o tempo de 00:57:52, um segundo a mais do que o vencedor,  Alexandre Montez a ficar na 6ª posição com 00:58:13 e José Vieira a fechar o top 10 com 00:58:39.

Alexandre Silva foi 21º com 00:59:26, André Bôto 29º com 00:59:52, Alexandre Ribeiro, em 34º com 01:00:04, Gonçalo Oliveira 37º com 01:00:15,  Afonso do Canto foi 41º com 01:00:26, Diogo Gonçalves 46º com 01:00:41, João Dias 54º com 01:02:25 e Rui Sousa, 61º, com 01:04:57.

Matthew Willis, da Grã Bretanha, ficou na primeira posição com 00:57:51, Ricardo Batista foi segundo com 00:57:52 e Baptiste Passemard, de França, subiu ao terceiro lugar do pódio, com 00:57:55.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com