terça-feira, 30 de abril de 2019

“Agenda de Ciclismo”

Aldeias do Xisto com grande pedalada

Por: José Carlos Gomes

O território das Aldeias do Xisto será a capital do ciclismo, numa das semanas com maior atividade competitiva velocipédica em Portugal. A Clássica Aldeias do Xisto, amanhã, e o Campeonato da Europa de Downhill (DHI), entre quinta e domingo, são os acontecimentos em destaque.

A terceira edição da Clássica Aldeias do Xisto junta as nove equipas profissionais portuguesas com as seis formações de clube nacionais e ainda quatro conjuntos vindos de Espanha. A prova servirá para encontrar os vencedores da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23.

A Clássica Aldeias do Xisto é uma corrida adequada para trepadores, levando a caravana pelas paisagens extraordinárias da região.

O percurso deste ano liga as aldeias de Pedrógão Pequeno e Gondramaz, num total de 145 quilómetros, que percorrerão algumas das mais incríveis paisagens do país, com passagens por Sertã, Troviscal, Mosteiro, Oleiros, Cambas, Portela do Gavião, Pampilhosa da Serra, Serpins, Casal de Ermio, Semide, Miranda do Corvo e Quebrada.

Com início marcado para as 12h00, a chegada está prevista para, aproximadamente, as 16h30 em Grandramaz. O trajeto tem um acumulado de subida de 2750 metros, incluindo quatro prémios de montanha: Sertã (4ª categoria, ao quilómetro 16,1), Portela do Gavião (3ª categoria, ao quilómetro 63,6), Pampilhosa da Serra (2ª categoria, ao quilómetro 80) e Gondramaz (2ª categoria, coincidente com a meta).

A subida final tem 5,5 quilómetros de extensão e uma inclinação média de 8,5 por cento. Adivinha-se que seja o momento guardado para os ataques certeiros, visando a vitória na Clássica, mas também na classificação geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. 

 

Campeonato da Europa de DHI

Também no território das Aldeias do Xisto, o concelho de Pampilhosa da Serra acolhe, de 2 a 5 de maio, o Campeonato da Europa de DHI. É o segundo ano que Portugal organiza uma competição que deixa boas recordações, pois Francisco Pardal e Tiago Ladeira conquistaram, em 2018, os títulos de elite e de juniores, respetivamente.

Estão inscritos cerca de 200 corredores, oriundos de 14 países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Aos ciclistas junta-se o pessoal de apoio das equipas, a organização e a equipa de arbitragem, levando largas centenas de pessoas a vivenciarem a Pampilhosa da Serra e as Aldeias do Xisto durante cerca de uma semana.

As descidas de atribuição das medalhas estão todas marcadas para domingo. Entre as 9h15 e as 10h45 decorrem as competições de masters. Das 13h30 às 15h00 competem os juniores. Os corredores de elite e os sub-23 iniciam as descidas às 15h15. Refira-se que a competição é totalmente paritária, existindo exatamente as mesmas provas para masculinos e femininas.

Se as finais são as descidas com maior grau de espectacularidade e que mais público atraem, as descidas cronometradas de sábado também merecem atenção, pois darão indicações sobre o estado de forma de cada corredor. Entre as 9h00 e as 11h00 de sábado será possível ver os masters em ação, ficando as restantes categorias com o horário vespertino, entre as 14h00 e as 16h30.

Os procedimentos administrativos iniciam-se já nesta quarta-feira, havendo sessões oficiais de treinos na quinta e na sexta-feira.

A lista de inscritos, além de numerosa, é de qualidade. Estarão presentes, entre outros, os dois melhores de elite masculina de 2018, Francisco Pardal e Benoit Coulanges, assim como a primeira e a terceira classificadas da elite feminina de 2018, a eslovena Monika Hrastnik e a suíça Camille Balanche.

 

Troféu O Jogo

Depois da Clássica Aldeias do Xisto, o pelotão português não terá grande descanso, pedalando, sábado e domingo, no regressado Troféu O Jogo. Competição com pergaminhos nas décadas de 1980 e de 1990, a prova reentra no calendário com duas etapas, ambas em circuito.

A primeira etapa está marcada para sábado, arrancando no centro da Póvoa de Varzim, às 11h30, no centro da Póvoa de Varzim, e terminando, cerca das 14h30, depois de percorridas 135,7 quilómetros, resultantes de sete voltas a um circuito semelhante ao da Clássica Primavera, mas que vai terminar no alto do Monte São Félix e não no centro da cidade.

A segunda e última etapa será mais curta, 100 quilómetros, e resulta de um circuito e percorrer dez vezes em Vieira do Minho, a partir das 15h00 de domingo.

 

Final da Taça de Portugal de Juniores

A Taça de Portugal de Juniores termina com duas corridas, sábado e domingo, no Norte do país. A quarta e penúltima corrida pontuável para o troféu de regularidade é o seletivo Circuito da Palmeira – Prémio Peixoto Alves, que se realiza em Braga, a partir das 15h00 de sábado, num traçado de 110 quilómetros.

As derradeiras pedaladas acontecem no domingo, a partir das 11h00. A prova arranca na freguesia paredense de Lordelo, deslocando-se a caravana para o vizinho concelho de Valongo, onde será disputada a maior parte dos 114 quilómetros da corrida. O final será na exigente subida de empedrado na serra de Santa Justa, na cidade de Valongo.

 

Portugal MTB

O Portugal MTB, prova internacional de BTT por etapas, disputa-se entre hoje e domingo, no interior Norte de Portugal. Começa com um prólogo, entre Pinhão e Alijó, prosseguindo com etapas em Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vouzela e Viseu, cidade onde serão consagrados os vencedores, no final dos 355,5 quilómetros da competição.

 

Mais eventos oficiais

1 de maio: 19.º Convívio de Cicloturismo de Felgueiras

1 de maio: Circuito de Vila Chã de Ourique, Cartaxo

1 de maio: Passeio BTT Pelos Trilhos do Barão, Nave do Barão, Salir, Loulé

1 de maio: 4.ª Prova da Taça da Madeira de Estrada

4 de maio: Roadbook BTT Fernão de Magalhães, Chaves

4 de maio: Prémio de BTT do AEBTT Rio de Mouro, Sintra

4 a 12 de maio: Transportugal Europcar Race

5 de maio: 5.º XCO de Melgaço

5 de maio: Douro Granfondo, Régua

5 de maio: Campeonato de XCO da Maia, Castêlo da Maia

5 de maio: Maratona BTT de Arganil

5 de maio: Passeio de Cicloturismo “Os Cansados”, Montalvo, Constância

5 de maio: 1.º Prémio Juvenil de Almada

5 de maio: Maratona “Só Vai Quem Quer”, Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém

5 de maio: 2.ª Prova da Taça do Algarve de XCO, Conceição de Faro

5 de maio: Passeio de Bicicleta pela Cidade de Tavira

5 de maio: 3.ª Prova da Taça da Madeira de XCO

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com