domingo, 26 de agosto de 2018

“Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros”

João Macedo vence etapa e Ivan Cobo leva a Volta

Por: José Carlos Gomes

O português João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) ganhou hoje a terceira e última etapa da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros. O espanhol Ivan Cobo (Aseguras/Produque), terceiro na ligação de 113,5 quilómetros, entre Penamacor e Manteigas, conquistou a Volta.

A etapa-rainha ficou guardada para o último dia e não desiludiu, provocando nova reviravolta classificativa. O ponto decisivo foi a subida de primeira categoria para o Poço do Inferno, com o prémio de montanha colocado a 9,6 quilómetros da meta.

João Macedo atacou desde o sopé da subida, mas acabou por receber a companhia do colombiano Óscar Guzmán (Bairrada) e do espanhol Ivano Cobo. O trio entrou adiantado no último quilómetro, sempre a subir, com troços de grande inclinação.

O corredor da equipa bombarralense voltou a atracar e, desta vez, não teve oposição. João Macedo cortou a meta ao fim de 3h29m19s, deixando nas posições imediatas Óscar Guzmán, a 14 segundos, e Ivan Cobo, a 19 segundos.

“Um dos meus princípios é dar sempre luta. Partia com um atraso grande. Se quisesse recuperar, tinha de atacar no início da subida de primeira categoria. Isolei-me, mas acabei por ser ultrapassado, perto do alto, pelo corredor da Bairrada. Arrisquei na descida e juntei-me a ele, assim como o Ivan Cobo. Sentia-me o mais forte e ataquei logo no início do topo para a meta para tentar ganhar o máximo de tempo possível”, descreve João Macedo.

O terceiro lugar na etapa foi suficiente para que Ivan Cobo juntasse a Volta a Portugal de Juniores ao currículo. O corredor da Cantábria terminou a competição com 31 segundos de vantagem sobre João Macedo e com 59 segundos à melhor sobre Óscar Guzmán, que o acompanharam no pódio final. Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), que iniciou a etapa de amarelo no corpo, acabou no sexto lugar.

“Sabíamos que era a etapa-rainha e que era preciso guardar forças para o Poço do Inferno, a subida mais dura. Era necessário impor um ritmo que deixasse o camisola amarela para trás. Isolei-me com outros dois corredores. Na chegada fiz o que pude que conquistar a Volta a Portugal”, explica Ivan Cobo.

João Macedo leva para casa as classificações de melhor júnior de primeiro ano e dos pontos. Óscar Guzmán foi coroado o melhor trepador, em igualdade pontual com Macedo, e o Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana triunfou por equipas.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com