segunda-feira, 24 de julho de 2017

“Equipa Portugal/Seleções em ação na Europa”

Por: José Carlos Gomes

Um dia depois do final do Campeonato da Europa de Pista, em Sangalhos, Anadia, o trabalho da Equipa Portugal, nas distintas vertentes, continua em ritmo acelerado. No próximo fim de semana corre-se o Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), em Itália. Na terça e na quinta realizam-se as provas de ciclismo do Festival Olímpico da Juventude Europeia, na Hungria. Neste segunda-feira encerrou a participação do ciclismo luso nos Jogos Surdolímpicos, na Turquia.

A Equipa Portugal está de partida para Darfo Boario Terme, Itália, local onde irá disputar o Campeonato da Europa de XCO, no sábado e no domingo. O selecionador nacional, Pedro Vigário, vai contar com oito corredores, distribuídos por três categorias, elite, sub-23 e juniores.

Os selecionados são os betetistas de elite David Rosa (Tropix), Mário Costa (Primaflor-Mondraker) e José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), os sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Ana Tomás (BTT Seia), e os juniores Carlos Salgueiro e Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) e Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria).

A ambição passa por melhorar anteriores resultados absolutos da Equipa Portugal, mas também as prestações pessoais de cada um dos atletas. Metade da delegação corre no sábado e a outra parte no domingo.

Na primeira jornada competitiva, Portugal terá em pista Marta Branco (8h30), Carlos Salgueiro e Guilherme Mota (11h00) e Ana Tomás (14h00). No domingo alinham João Rocha (8h30), David Rosa, José Dias e Mário Costa (14h00).

O ciclismo português participa também, durante a semana em curso, no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), competição para corredores com 15 e 16 anos (cadetes), que se disputa em Gyor, Hungria.

A Equipa Portugal, conduzida pelos selecionadores José Poeira e Gabriel Mendes, será composta por três rapazes e duas raparigas. Todos vão competir nas provas de contrarrelógio, já nesta terça-feira, e nas corridas de fundo, na quinta-feira.

Os convocados são Daniela Campos e Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira), Daniel Dias (Maia), João Carvalho e Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact).

Jogos Surdolímpicos

O paraciclismo nacional encerrou hoje a participação nos Jogos Surdolímpicos, competição para atletas com deficiência auditiva, que decorre em Samsun, Turquia. Ricardo Gomes foi o segundo e último luso a pedalar nestes Jogos, conseguindo, na manhã desta segunda-feira, o 16.º lugar na prova de XCO. Foi um resultado a meio da tabela, uma vez que alinharam 32 participantes.

A representação nacional nas provas de estrada esteve a cargo de João Marques, que chegou ao final dos 100 quilómetros da prova de fundo no 14.º posto, a 2m43s do vencedor, o russo Dmitry Rozanov. João Marques também participou no contrarrelógio, que concluiu na 38.ª posição. 

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com