terça-feira, 11 de julho de 2017

“Bragança Granfondo”

Bragança é o destino do ciclismo neste fim-de-semana

 Por: Ana Inês Castro

No próximo domingo, dia 16 de julho, Bragança enche-se de ciclistas e de fãs da modalidade para o Bragança Granfondo. Esta iniciativa assume-se como o primeiro evento de massas deste género, a ter lugar neste território autêntico, inovador e participativo. Pretende-se que seja, em simultâneo, um elemento unificador entre pessoas – as da região e as muitas centenas que virão de fora, inclusivamente de outros países – mas também entre regiões de países vizinhos.

1500 Participantes na edição de estreia

O Bragança Granfondo, promovido pelo Município de Bragança, é mais do que apenas uma prova de ciclismo para todos: o evento pretende levar 1500 ciclistas nesta primeira edição a conhecer uma região belíssima, rica em património histórico e repleta de belezas naturais, mas também fazê-los atravessar a fronteira – em sentido literal, para o lado espanhol, mas também metaforicamente, isto é, fazendo-os olhar para lá dos limites geográficos e do seu próprio físico.

Parque de Montesinho, aldeias típicas e Espanha

O percurso desta edição inaugural do Bragança Granfondo será, naturalmente, um dos seus pontos mais fortes. Os participantes terão oportunidade de descobrir o Parque de Montesinho, confim deste retângulo à beira mar plantado, mas sobretudo ponto de contacto com a vizinha região espanhola de Castela e Leão. Do lado português, a par do Parque Natural de Montesinho, a diversidade paisagística será outro argumento forte. Com passagem pelas aldeias típicas de Rio de Onor, Guadramil ou França, a zona da Lombada e com partida e chegada a Bragança, com o seu Castelo como pano de fundo, a nona cidade mais antiga de Portugal e a mais próxima do Centro da Europa, capital de distrito, fundada pelos Celtas, no século II a.c.

Esta prova é composta por três percursos à escolha dos participantes: Minifondo (66 km), Mediofondo (104 km) e Granfondo, a distância-rainha, com 157 km e um grau de dificuldade mais elevado em comparação com as outras duas. Haverá, igualmente, uma Caminhada Solidária.

Bragança Granfondo: um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2017

O Bragança Granfondo é um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo para 2017, promovido pelo Município de Bragança. Conta com o apoio do Ayuntamiento de Puebla de Sanábria, das três Associações de Ciclismo Locais: Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant e Associação Velo Clube e do Clube desportivo “El Pinar”, de Puebla de Sanábria.

O envolvimento da população através da autarquia brigantina é mais uma garantia de que será cumprido o destino de sucesso traçado para o Bragança Granfondo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com