Por:
Madalena Galamba
No
ano em que se celebram os 70 anos da Ferrari, a mítica marca italiana de
automóveis estará em destaque na próxima edição do Motorclássico – Salão
Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, que decorre de 21 a 23 de
Abril na FIL - Feira Internacional de Lisboa. Com a exposição temática “Ferrari
70 anos” a organização do Salão Motorclássico quis prestar homenagem à história
e ao mito da marca fundada por Enzo Ferrari em 1947.
Entre
os modelos selecionados para a exposição, que revisita alguns dos clássicos
mais marcantes da Ferrari, destaque para um Ferrari 208 GTS dos anos setenta,
um histórico Testarossa de 1984, um 550 Maranello de 1990, e ainda um Dino 246
GT, automóvel criado pelo filho do fundador, Dino Ferrari.
De
Maranello para o mundo, a Ferrari impôs-se como uma das marcas mais icónicas e
desejadas da história automóvel. A história começa em 1947, quando o primeiro
Ferrari, o 125 S, atravessou os portões da fábrica em Maranello.
Os
primeiros Ferrari eram carros de corrida, mas rapidamente as vitórias das cores
e sons fortes começaram a criar o mito Ferrari. Como o desporto automóvel
sempre foi dispendioso, Enzo Ferrari teve que começar a produzir automóveis de
turismo, destinados a pessoas que, em troca de uma soma avultada, adquiriam,
mais do que um meio de transporte, um objecto de culto, funcionando também como
adereço de estatuto social. No final da década de 50, após várias vitórias em
provas de endurance e em Fórmula 1, o nome da Ferrari era já uma referência no
automobilismo. A vitória no Grande Prémio de Inglaterra, em 1951, marcava o
início de um percurso único, que faria da Scuderia Ferrari a equipa mais
bemsucedida da história da Fórmula 1. Entretanto, entre 1950 e 1960, as vendas
da Ferrari mais do que triplicaram. Em 1970, a Ferrari iniciou a produção dos
primeiros automóveis com motores V8 (rear-mounted) que se tornariam um enorme
êxito comercial. Entre 2000 e 2010, a Ferrari reafirma a sua liderança na
Fórmula 1, conquistando 13 títulos mundiais, que espalharam o “vermelho
Ferrari” pelo mundo.
O
programa da 13ª edição do Motorclássico inclui ainda a apresentação do
recém-restaurado microcarro Messerschmitt KR200 (1958), “Messi”, a exposição
temática “A Guarda Montada - Motos da Guarda Nacional Republicana”, os
habituais passeios de clássicos, um emocionante leilão de automobilia, e a
secção Art Village, que reúne obras de arte à volta do mundo dos
clássicos.
O
Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a AIP –
Feiras Congressos e Eventos.
Para
obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do
evento em www.motorclassico.com
Sobre
o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um
milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma
colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção
de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular,
exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão
Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos
Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net
Fonte:
Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal
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