quarta-feira, 5 de março de 2025

“Morgado preparou terreno para a vitória emocionante de Juan Ayuso no Trofeo Laigueglia 2025”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O termómetro marcava uns amenos 16 graus quando foi baixada a bandeira de partida para mais uma edição do Trofeo Laigueglia, com o pelotão a ter no menu 197 kms com 3294 de acumulado, incluindo duas subidas que não sendo de grande dificuldade, deixam sempre marcas nas pernas dos ciclistas, para depois entrarem num circuito final bastante explosivo ao qual deram 3 voltas.

Com apenas 26 km de corrida Mathieu Burgaudeau da TotalEnergies via-se forçado a abandonar a corrida, após ter sofrido uma queda alguns quilometros antes que o tinha deixado maltratado. No pelotão os ataques multiplicavam-se e formava-se um grupo de 9 homens na frente da corrida com Victor Guernalec, Kevin Colleoni, Asbjørn Hellemose, Matteo Badilatti, Mattia Bais, Christian Eiking, Alex Tolio, Johan Meens e Lorenzo Nespoli que tinham uma vantagem de 2:40m sobre o pelotão comandado pela UAE Team Emirates - XRG.

Com 50 quilometros decorridos o grupo de fugitivos estava controlado pelo pelotão, pois a margem de vantagem cifrava-se nos 3:00m. Javier Serrano da Team Polti VisitMalta, estava em maré de azar, pois após ter tido uma avaria mecânica ao km 35, era vítima de uma queda com outros dois ciclistas ao km 62 da corrida.

Chegávamos a meio do percurso e na frente do pelotão a INEOS Granadiers juntava-se à UAE na perseguição aos fugitivos, que gozavam agora de uma vantagem de apenas 2:05m, quando os ciclistas se aproximavam da segunda dificuldade do dia, a subida a Testico que tem uma extensão de 7,2km a 4,5% de pendente média. No entanto o pelotão tirou o pé do acelerador e numa questão de 10km os fugitivos aumentavam a sua vantagem para 3:30m, que era a diferença máxima que tinham conquistado desde que atacaram a corrida, na altura em que entram na subida para Testico.

Quando os ciclistas se aproximam a passos largos da entrada no circuito final é a EF Education-EasyPost que pega nas rédeas da corrida e a aventura dos fugitivos mantem-se controlada, com uma vantagem de 2:00m para o pelotão quando estávamos com cerca de 60km para o final do dia. Na primeira volta ao circuito final o grupo da frente começa a perder homens e fica reduzido a 5 ciclistas que mantinham uma vantagem escassa de 1 minuto para o pelotão comandado pela UAE e pela INEOS.

Dentro do circuito final começam os ataque e contra-ataques com Louis Barré e Ewan Costieu a conseguirem fazer a ponte para a frente da corrida, que levava agora cerca de 20 segundos de vantagem. Mas a UAE Team Emirates - XRG estava a aumentar o ritmo no pelotão e a 24 km da meta a aventura dos fugitivos acabava.

Na segunda ascensão ao Colla Micheri António Morgado passa para a frente do pelotão e impõe um ritmo sufocante que parte o pelotão por completo, preparando o ataque que se antevia do seu colega de equipa Juan Ayuso a 21km do final, levando consigo Christian Scaroni da Astana. Neilson Powless da EF segue-os num primeiro momento, mas no topo os dois homens têm uma pequena vantagem sobre ele.

Após a descida Powless recola e Michael Storer da Tudor vem a toda a velocidade, aproveitando um momento em que os homens da frente se entreolham e junta-se à frente da corrida, que tem uma vantagem de 18 segundos sobre o grupo de perseguidores. No início da última subida Ayuso e Scaroni deixaram os seus rivais para trás e passaram no topo da subida com cerca de 10 segundos de vantagem sobre os perseguidores.

No final da descida Powless voltava a reentrar e depois foram uns 5kms finais de constantes ataques e contra-ataques entre Scaroni e Aysuo, com Powless a descolar constantemente. Michael Storer ia assistindo a tudo isto a uma curta distância da frente da corrida e nos 2kms finais consegue entrar na discussão da corrida

Entrada no último quilometro a corrida iria ser decidida ao sprint, com os ciclistas a entreolharem-se. A pouco mais de 200 metros da meta Juan Ayuso lança o seu sprint, batendo Scaroni e Storer na linha de meta para conquistar o Trofeo Laigueglia, após ter feito 2º e 3º lugar nas edições passadas.

 

Resultados Trofeo Laigueglia 2025

 

1º AYUSO Juan  UAE Team Emirates - XRG

2º SCARONI Christian XDS Astana Team

3º STORER Michael   Tudor Pro Cycling Team

4º POWLESS Neilson EF Education - EasyPost

5º CARBONI Giovanni Unibet Tietema Rockets

6º SHEFFIELD Magnus       INEOS Grenadiers

7º BETTIOL Alberto     XDS Astana Team

8º BARRÉ Louis Intermarché - Wanty   

9º VERCHER Mattéo  Team TotalEnergies

10º GUALDI Simone   Intermarché – Wanty

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/morgado-preparou-terreno-para-a-vitoria-emocionante-de-juan-ayuso-no-trofeo-laigueglia-2025

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com