Por: Carlos Silva
Em parceria com: https://ciclismoatual.com
A segurança no ciclismo é um
tema que gera unanimidade, embora aqui e ali encontre anticorpos. O que poderá
ou deverá ser feito, é algo que suscita bastantes opiniões divergentes. Para
Chris Froome, uma decisão segura que deveria ser adoptada é a restrição ao
número de dentes do prato grande das pedaleiras, uma vez que ele vê o pelotão
atingir velocidades absurdas nas descidas...
"Estamos a ver um
ciclismo cada vez mais rápido e as corridas a serem disputadas de forma
diferente, com mais stress, mais luta pelas posições e infelizmente estamos a
assistir a cada vez mais acidentes graves", disse Froome numa entrevista à
Gazzetta dello Sport.
"A dada altura penso que
talvez tenhamos que discutir a possibilidade de limitar a progressão da
tecnologia no ciclismo para ter em conta o aspecto da segurança. Pode ser algo
tão simples como limitar o número de dentes do prato grande da pedaleira que
utilizamos, por exemplo."
Há muito que se debate e
melhora a introdução de novas medidas de segurança, mas compreensivelmente isso
deve-se em grande parte aos acidentes que assombram o ciclismo. Ainda no ano
passado, Andre Drege e Muriel Furrier perderam a vida enquanto competiam em
provas da UCI. Para Froome, os avanços tecnológicos estão a induzir os
ciclistas a velocidades mais elevadas, o que aumenta o perigo para todos no
pelotão.
"Isto não quererá dizer
que toda a gente vai passar a andar com pratos com medidas de juniores, mas
talvez daqui a um ano ou dois já não vejamos tipos a chegarem ao sprint com um
prato de 60 dentes, que é o que está a acontecer actualmente em algumas
corridas", avisa. Para ele, deveria ser implementada uma linha vermelha
para evitar que os ciclistas usem pratos ainda maiores, que continuarão a
tornar as estradas planas e as descidas ainda mais rápidas do que na
actualidade.
"As velocidades que se
atingem com um prato de 60 podem ser superiores a 80 km/h e ainda podes
continuar a pedalar. Talvez seja necessário estabelecer um limite. Não estou a
falar de pratos de juniores, mas talvez um 56 ou 54 devam ser o limite, para
manter as velocidades baixas nas descidas."
Froome também acredita que a
aposta na contratação de ciclistas cada vez mais jovens, tenha como
consequência um pelotão com mais ciclistas inexperientes, o que leva a que haja
acidentes com mais frequência. "Estamos a assistir a uma idade média no pelotão
profissional cada vez mais baixa, o que significa que o nível de experiência
também é muito menor. Talvez os tipos com menos experiência estejam a andar
mais depressa e a correr mais riscos, o que também poderá ser um factor para os
acidentes."
"É um problema um pouco
louco porque, durante muitos anos, tentámos descobrir formas de sermos cada vez
mais rápidos todos os anos. Tentámos melhorar a aerodinâmica, aumentar a
potência através da nutrição, do treino, da formação e na verdade penso que
tudo isso está a começar a funcionar agora", concluiu.
Pode visualizar este artigo
em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/chris-froome-propoe-limitar-o-numero-de-dentes-do-prato-grande-da-pedaleira-as-velocidades-que-se-atingem-com-um-prato-de-60-podem-ser-superiores-a-80-kmh
Sem comentários:
Enviar um comentário