quinta-feira, 17 de outubro de 2024

“CAMPEÃO OLÍMPICO IÚRI LEITÃO COMENTA MUNDIAIS DE CICLISMO DE PISTA NO EUROSPORT”


Iúri Leitão e Paulo Martins na cabine de comentários do Eurosport

 

Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

O DUPLO MEDALHADO EM PARIS 2024 VAI ESTAR NOS ESTÚDIOS DO EUROSPORT A COMENTAR TODA A AÇÃO DESTE EVENTO ATÉ AO PRÓXIMO DOMINGO.

LEITÃO DEU ENTREVISTA AO CANAL ONDE FALOU, ENTRE OUTRAS COISAS, DESTA NOVA EXPERIÊNCIA À FRENTE DO MICROFONE.

Apesar de não estar a competir nestes Mundiais de Ciclismo de Pista, Iúri Leitão segue de perto o que os companheiros de seleção fazem em Ballerup, na Dinamarca. O campeão olímpico de Madison em Paris 2024 vai estar nos estúdios do Eurosport, diariamente, a comentar, junto com Gonçalo Moreira e Paulo Martins, toda ação da competição. Em entrevista ao Eurosport, o ciclista de Viana do Castelo falou, entre outras coisas, desta nova experiência em estúdio.

 

Eurosport - Já passaram uns meses desde Paris 2024, já “assentou a poeira”. Como é que te sentes desde que conquistaste aquelas duas medalhas nos Jogos Olímpicos?

 

Iúri Leitão – “Basicamente, depois de a poeira assentar, volta tudo ao normal. Agora que olho para trás fico orgulhoso daquilo que aconteceu, como é lógico, e muito feliz por ter conseguido as medalhas, mas é exatamente aquilo que era antes. Está tudo na mesma.”

 

As pessoas reconhecem-te na rua?

 

“Talvez essa é a maior diferença. As pessoas vão reconhecendo-me mais e pedem-me mais fotografias. Tenho todo o gosto em falar com todas elas e dar-lhes a máxima atenção possível. Mas, à exceção disso, continua tudo da mesma forma.”

 

Tens noção que o ciclismo de pista não era muito conhecido em Portugal? Não muita gente sabia que existia um velódromo, em Sangalhos. Como é que olhas para esta mudança. Achas que há mais interesse na modalidade?

 

“Nos dias a seguir aos Jogos Olímpicos, pelo que me foi relatado por quem trabalha no velódromo, houve muita procura. As pessoas tiveram tanto interesse em visitar o velódromo e saber onde é que nós treinávamos e como é que era o sítio onde nós nos preparávamos para o ciclismo de pista. Despertou muito o interesse das pessoas e espero que se mantenha e possa alavancar o ciclismo de pista nos próximos anos.”

 

O que pode a seleção nacional fazer nestes Mundiais de Ciclismo de Pista?

 

“Não tenho a certeza do patamar em que os meus colegas estão. Sei que eles se preparam bem. Só que preparar bem, nem sempre é suficiente, porque competimos contra outros e não sabemos como é que eles estão. Seja qual for a prova, nós nunca sabemos o que vamos encontrar pela frente. Ainda por cima, o ciclismo de pista é um desporto muito sujeito a mudanças e pequenas coisas que podem alterar a prova. Sei que os cinco estão a preparar-se bem e estão em boa forma para os Campeonatos do Mundo. Mas, aquilo que se pode esperar é relativo. Acho que eles vão fazer uma boa exibição, mas agora não consigo adivinhar qual será a prestação.”

 

Normalmente trazem medalhas, verdade?

 

“Sim normalmente. Nós temos habituado mal as pessoas! Estou a brincar. Temos feito bons resultados todos os anos, em todas as provas que competimos. É muito fácil pedir medalhas, mas nunca sabemos o que é que vai acontecer. Vamos torcer para que corra pelo melhor.”

 

A partir de novembro, o Eurosport emite mais uma edição da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista. Tens acompanhado a competição? Qual é a tua opinião sobre o evento?

 

“Eu não vou estar presente este ano. Eu estive presente na 1.ª edição. Foi espetacular! Foi uma prova muito emocionante. É todo um espetáculo. É diferente das provas normais do calendário internacional. Tem todo um quê de espetáculo associado, mas, infelizmente, calha numa altura que não é muito favorável para os que também fazemos ciclismo de estrada. É no início de férias e início de preparação física para a época seguinte, por isso acaba por não ser um bom momento para a competição. Pelo menos para mim e para os meus colegas que fazem estrada e receberam o convite e não têm estado presentes. Não é por falta de vontade de competir nesta prova, porque a experiência é muito boa, mas infelizmente isso hipoteca muito a preparação da próxima época. Então, infelizmente tem ficado de parte.”

 

Competes em ciclismo de estrada e de pista. Como diz a letra da canção do Marco Paulo “Eu tenho dois amores”. Qual é que gostas mais?

 

“A música diz que eles em nada são iguais, mas eu não tenho a certeza de qual eu gosto mais. Acho que a música resume bem o que sinto.”

 

Como foi a experiência de comentar no Eurosport?

 

“É uma emoção diferente. É como estar em casa a ver, mas aqui temos a responsabilidade de não extrapolar nas palavras que às vezes apetecem ser ditas. É muito bom estar aqui a torcer pelos meus colegas.”

Acompanhe mais uma edição dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista de 16 a 20 de outubro, em direto, no Eurosport e na MAX.

 

HORÁRIOS:

 

QUINTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO

17:20H – 21:00H 

 

SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO

17:20H – 21:15H 

 

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO

17:20H – 21:00H 

 

DOMINGO, 20 DE OUTUBRO

12:20H – 16:10H 

Fonte: Eurosport

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com