quinta-feira, 19 de outubro de 2023

“Arranca uma nova edição da liga dos campeões de ciclismo de pista da UCI este sábado em Maiorca”


Liga dos campeões de ciclismo de pista da UCI

 

Por: Vasco Simões

Fotos: Getty Images

A cidade espanhola acolhe a prova inaugural desta fantástica competição que reúne alguns dos melhores ciclistas do mundo.

Toda a ação do velódromo Ilhas Baleares de Palma para seguir em direto no Eurosport, dia 21 de outubro, a partir das 16:30 horas.

É já este sábado que o Velòdrom Illes Balears de Palma de Maiorca acolhe o evento inaugural da UCI TRACK CHAMPIONS LEAGUE (UCI TCL) 2023, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, um grande espetáculo visual e desportivo que marca o início da temporada em Espanha pelo terceiro ano consecutivo.

O Eurosport garante aos fãs a transmissão das 150 corridas que se realizam este sábado entre as 16:30h e as 20:00h e com uma cobertura sem igual. As 20 câmaras, incluindo ‘spidercams’, cinco câmaras de bordo, duas câmaras de ‘boxes’ e de pista, permitem aos espetadores viver uma experiência totalmente imersiva.


Para além disso, esta segunda-feira, dia 25 de outubro, pelas 18:00h e todas as segundas-feiras após cada jornada, o Eurosport 1 emite um programa de 45 minutos com os melhores momentos, onde se incluem dados adicionais e imagens de bastidores.

Já a cobertura digital da UCI TCL 2023 inclui a possibilidade de viver uma experiência personalizável através da aplicação da prova, permitindo aos fãs a criação da sua própria experiência e utilizar em tempo real uma seleção de câmaras integradas. Em colaboração com a AWS, os fãs vão também receber dados biométricos históricos através de gráficos no ecrã e dentro da aplicação da UCI Track Champions League que demonstram o intenso desempenho físico dos ciclistas, incluindo velocidade, watts, cadência e ritmo cardíaco.

As intensas batalhas individuais prometem marcar a competição, já que os aspirantes aos Jogos Olímpicos lutam pela vitória ao longo das cinco jornadas que compõem esta competição e nas quais estão em jogo os troféus de velocidade e resistência masculino e feminino. Em 2022, Claudio Imhof (Suíça), Jennifer Valente (Estados Unidos), Matthew Richardson (Austrália) e Mathilde Gros (França) foram coroados campeões da UCI TCL.

 

72 ciclistas com 36 títulos mundiais e 42 medalhas olímpicas

 

Na 3ª temporada da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista participam um total de 72 ciclistas -36 homens e 36 mulheres-, que competem nas categorias de velocidade e de resistência. Juntos, somam um total de 36 títulos mundiais de atletismo da UCI e 14 medalhas olímpicas, o histórico mais completo da competição até o momento.

Ciclistas de 28 nacionalidades competem a partir deste sábado na UCI TCL 2023, sendo a Grã-Bretanha a nação mais representada, com 14 participantes. Portugal não conta com qualquer ciclista.


Na categoria sprint, a atual campeã olímpica Kelsey Mitchell (Canadá) e as também medalhadas olímpicas Lauriane Genest (Canadá) e Katy Marchant (Grã-Bretanha) e a atual campeã europeia Alessa-Catriona Pröpster (Alemanha) vão estar presentes na competição que começa este sábado. Junto a elas vão estar as recém-coroadas campeãs mundiais da UCI Emma Finucane (Grã-Bretanha) e Ellesse Andrews (Nova Zelândia).

Entre os 18 ciclistas de sprint masculino estão o campeão europeu de 2023 Tijmen van Loon (Holanda) e os antigos medalhados de ouro nos europeus Mateus Rudyk (Polônia) e Melvin Landerneau (França), o bicampeão olímpico e 13 vezes campeão mundial Harrie Lavreysen (Países Baixos) e Kevin Quintero (Colômbia), que já vestiu a camisa arco-íris.

Na categoria de resistência, destaca-se a presença do atual campeão olímpico e tetracampeão mundial Matthijs Büchli (Países Baixos), do recém-coroado campeão mundial William Tidball (Grã-Bretanha), do antigo camisa arco-íris Theo Reinhardt (Alemanha), Quentin Lafarge (França) e Sebastián Mora (Espanha). Os campeões da UCI TCL de 2021 e 2022, Gavin Hoover (EUA) e Claudio Imhof (Suíça), estão de regresso em busca do título.

O lote feminino inclui grandes ciclistas de resistência, como a campeã olímpica e mundial da UCI Katie Archibald (Grã-Bretanha) e a camisa arco-íris Neah Evans (Grã-Bretanha). A esta dupla juntam-se outros grandes nomes, como a bicampeã europeia Sophie Lewis (Grã-Bretanha) e da medalhada de ouro da European Points Race Anita Stenberg (Noruega).

Um total de 35 ciclistas (15 homens e 20 mulheres) fazem sua estreia na UCI Track Champions League deste ano. Destes, 16 na prova de resistência (6 homens e 10 mulheres) e 19 na prova de sprint ou velocidade (9 homens e 10 mulheres). Entre as estreantes na competição destacam-se a bicampeã europeia sub-23 Lara Gillespie (Irlanda), a bicampeã europeia júnior Hélène Hesters (Bélgica), a tripla medalhada de ouro nos Jogos Asiáticos Eyia Hashimoto (Japão), e as velocistas Lijuan Wang (China) e Hsieh Nien Hsing (Taiwan).

 

Calendário de corridas UCI TCL 2023:

 

1.ª Jornada: Sábado, 21 de outubro, Velódromo de Mallorca / Illes Balears, Espanha

2 ª Jornada: sábado, 28 de outubro, Berlim / Velódromo de Berlim, Alemanha

3 ª Jornada: sábado, 4 de novembro, Velódromo Nacional de St-Quentin-en-Yvelines / St-Quentin-en-Yvelines, França

4 ª Jornada: sexta-feira, 10 de novembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

5 ª Jornada (Grande Final): Sábado, 11 de novembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

 

UCI no Eurosport: Há três edições a apoiar o ciclismo de pista

 

Desde o seu lançamento em 2021, a UCI Track Champions League tornou-se numa das mais importantes competições internacionais dentro da modalidade, juntamente com o Mundial, a Liga das Nações e os Jogos Olímpicos. Todos os momentos das 150 corridas produzidas pela Warner Bros. Discovery (WBD) terão uma cobertura nos seus canais e plataformas em todo o mundo, em 19 idiomas em toda a Europa, e um total de 14 horas em direto.

Scott Young, Vice-Presidente Sénior de Conteúdos e Produção da Warner Bros. Discovery Sports Europa: "Quando empreendemos este projeto para revolucionar o ciclismo de pista há três anos, a nossa ambição era criar o formato mais envolvente, energético e emocionante para trazer este desporto a novos públicos entre os ciclos olímpicos, colocando em destaque os atletas que competem. O crescimento contínuo da UCI Track Champions League demonstra o sucesso do formato, o espetáculo que a nossa equipa de Eventos tem produzido em colaboração com a UCI e a experiência imersiva vivida nos ecrãs e no estádio criando um momento imperdível no calendário do ciclismo de pista”.

"A competição deste ano será a última temporada antes dos Jogos Olímpicos de 2024, proporcionando a plataforma perfeita para os melhores corredores do mundo iniciarem a sua jornada para Paris 2024. O calibre dos atletas é incomparável e, junto com a nossa inovadora transmissão da corrida e narrativa, estou confiante de que os fãs do ciclismo de pista terão uma temporada maior e melhor que nunca".

O projeto, que nasceu graças à colaboração entre a promotora de eventos da Warner Bros. Discovery Sports na Europa e a União Ciclística Internacional (UCI), está a tornar o ciclismo de pista mais acessível e emocionante do que nunca, dando visibilidade à disciplina e expandindo o seu público. No que diz respeito à prova de Maiorca, o evento conta com o apoio do Governo das Ilhas Baleares através da AETIB e do Plano de Recuperação financiado com fundos #NextGenerationEU, bem como do Consell de Mallorca, através da Fundação Turismo de Maiorca.

Além de cativar milhares de espectadores dentro dos velódromos, públicos de todo o mundo poderão acompanhar as atuações dos ‘pistards’ através das plataformas Warner Bros. Discovery, incluindo o Eurosport. Na temporada passada, mais de 18.000 fãs assistiram ‘in loco’ a toda a ação das corridas, enquanto 11,4 milhões de espectadores em 81 países e milhões de fãs seguiram através da aplicação oficial da UCI Track Champions League e do seu perfil oficial nas várias redes sociais.

A Warner Bros. Discovery é reconhecida como ‘A Casa do Ciclismo’ e conta com a mais ampla oferta de ciclismo seja em estrada, pista, ciclocrosse, BTT ou BMX, com mais de 300 dias de corridas em direto ao longo de todo o ano. A aposta em conteúdos de ciclismo permite contar as histórias dos atletas durante 365 dias juntamente com os acontecimentos mais importantes da modalidade.

Mais informações em www.ucitrackchampionsleague.com

Fonte: Eurosport

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com