sexta-feira, 12 de agosto de 2022

“Volta a Portugal amanhã 8ª etapa Viana do Castelo/Fafe 13 de agosto”


13/08  8ª Etapa: Viana do Castelo – Fafe 182,4km


Metas Volantes:

45,2km – Valença

102,3km – Ponte da Barca

151,1km – Póvoa de Lanhoso

 

Prémios de Montanha:

80km (3ª categoria) – Extremo

113,1km (3ª categoria) – Portela do Vade

147,3km (4ª categoria) – Geraz do Minho

177,8km (4ª categoria) - Golães

 

Cidade de partida

 

Viana do Castelo é uma cidade repleta de história, situada no norte de Portugal, que reúne em si a beleza natural proporcionada pelo rio, pelo mar, a serra e a montanha. “Viana Fica no Coração” porque é cidade com história, com um centro histórico bem cuidado e apaixonante, onde a cultura brota a cada esquina. É cidade de rio e de mar, com quilómetros de praias e onde existem condições de excelência para a prática de desportos aquáticos, com destaque para o surf, windsurf e kitesurf.

Quem gosta vem, quem ama fica!


 

A visitar

 

Chegar a Viana do Castelo pela Ponte Eiffel é, sem dúvida, a melhor opção. A centenária ponte oferece-nos uma vista completa sobre a cidade, com o verdejante monte de Santa Luzia e o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus a convidar-nos a entrar.

Imperdível uma caminhada pela zona ribeirinha, apreciando o rio Lima, descansando nos jardins ou aproveitando as diversas opções de cafés e restaurantes, sem perder a oportunidade de visitar o navio-museu Gil Eannes. Passear pelo casco medieval, parando no Museu do Traje, situado na imponente Praça da República, continuar até ao Museu de Artes Decorativas, sem esquecer a Casa dos Nichos localizada numa das nossas ruas típicas.

 

Gastronomia

 

Viana do Castelo está, desde sempre, ligada ao fiel amigo, o bacalhau. Da cidade partiam para a Terra Nova e Gronelândia os bacalhoeiros carregados de fé e com esperança numa boa faina. Assim, o bacalhau assentou arraiais gastronómicos neste concelho, fazendo dele o centro de todas as atenções. Para além dos inúmeros pratos de Bacalhau, dos quais se destaca o “Bacalhau à Viana”, são também dignos de realce o peixe fresco e o marisco, sempre acompanhados do inigualável Vinho Verde. Para sobremesa, o destaque vai para a conventual Torta de Viana.

 

Cidade de chegada

 

Descubra Fafe!

O concelho de Fafe, localizado no distrito de Braga, destaca-se pelos singulares recursos naturais, pela sua identidade rural, pela gastronomia de excelência, pelo património histórico e pelos grandes eventos que, ao longo do ano, projetam Fafe nos mais variados palcos.

Este concelho é constituído por 25 Freguesias e apresenta uma densidade populacional que ronda os 227, 1 hab/ Km2 . Com uma área de 219,08 km2, o número de habitantes situa-se, de acordo com os Censos de 2011, nos 50 633.

Uma ‘Terra de Emoções’ que se foi afirmando no desporto automóvel e nas provas de ciclismo, que trazem ao concelho milhares de entusiastas e admiradores destas modalidades. Uma terra de desporto para todos, Fafe dispõe de uma oferta diversificada e abrangente, com vários equipamentos desportivos aptos à prática de variadas modalidades.

Fafe faz também jus a quem a considera uma ‘Terra de Encantos’, pelas suas paisagens pitorescas que enchem os olhos e os pulmões com o verde das Serras e o correr das águas da nossa Barragem da Queimadela, espaço que atrai milhares de turistas que procuram refúgios distintos das movimentadas praias e albufeiras por este Portugal fora. Também o património arquitetónico, legado deixado pela arquitetura dos "Brasileiros de torna-viagem", é um dos encantos do concelho.

Não podemos mostrar Fafe sem nos referirmos à afamada Vitela Assada à Moda de Fafe. O ex-libris da gastronomia local coloca-nos como uma ‘Terra de Sabores’, passagem obrigatória para todos aqueles que queiram apreciar o prato, que ainda resiste à rusticidade de cozedura em forno a lenha, acompanhado pelo vinho verde da região, cuja plenitude da refeição encerra com os típicos doces de gema e o saboroso pão-de-ló.

Encontramos em Fafe também uma ‘Terra de Cultura’. Erguemos uma das mais bonitas salas de espetáculos do país: o nosso Teatro-Cinema. Fafe abriu portas à cultura e tem sido testemunha de importantes acontecimentos sociais, políticos e culturais, merecendo a admiração e os mais rasgados elogios de quem por cá passa.

Fafe é, por tudo isto, um local que todos devem visitar!

 

Fica o mapa do percurso e a altimetria do mesmo.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com