O Museu do Caramulo vai inaugurar no próximo fim-de-semana a sua maior exposição temporária de 2022, intitulada “O Regresso dos Supercarros”, dedicada aos ex-libris da indústria automóvel, que cada vez mais captam o interesse e a imaginação dos aficionados, pela sua raridade e pedigree incomparáveis.
Depois do enorme sucesso da
exposição “Supercarros”,
levada a cabo em 2019, e que bateu todos os recordes de afluência nos quase 70
anos do Museu do Caramulo, os Supercarros estão de volta ao museu, prometendo
reavivar a paixão de quem nos visita e repetir o sucesso da edição anterior.
A ser preparada há mais de um
ano, esta exposição junta dez modelos únicos, dos quais sobressaem as linhas
exóticas, cores vibrantes e claro, as velocidades alucinantes, que deixam
qualquer fã de automóveis a sonhar.
De acordo com o Presidente da
direcção do Museu do Caramulo, Salvador Patrício Gouveia, “O tema dos Supercarros representa um dos lados mais
fortes da paixão automóvel. Mexe com as pessoas e faz bater os corações
mais depressa. Por isso quisemos trazer este tema de volta, mas para o fazer,
tinha que ser com um alinhamento verdadeiramente especial, exclusivo e que
mostrasse automóveis totalmente diferentes da primeira exposição em 2019”.
E acrescenta “Foi preciso mover montanhas
para conseguirmos juntar estas jóias da engenharia e do design debaixo do
mesmo tecto, mas conseguimos cumprir com esta missão, juntando nesta
exposição alguns dos modelos mais icónicos das principais marcas de luxo e
de competição”.
A exposição “O Regresso dos Supercarros” apresenta aos visitantes uma evolução do
segmento dos Supercarros, com um elenco extremamente difícil de reunir numa
mesma exposição, e que junta sob o mesmo tecto, modelos tão icónicos dos
anos 90 como o Lamborghini Diablo VT, o Jaguar XJ220 ou o icónico Porsche
Carrera GT, o representante máximo desta última geração de supercarros.
A marca de Estugarda está
ainda representada pelo Porsche 918 Spyder, o primeiro supercarro híbrido da
marca alemã. Presente também está o Mercedes-AMG GT Black Series, que bateu,
aquando do seu lançamento, o recorde de Nürburgring Nordschleife, para
veículos de produção, com o tempo de 6:43,616.
Igualmente impactante, a marca
Aston Martin está representada pelo V12 Speedster, que nasceu do serviço de
customização “Q by Aston Martin” em colaboração com a Boeing, e é
inspirado no avião de caça F/A-18 e no DBR1, modelo da marca inglesa que
venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959.
Também de Inglaterra está o
McLaren 675 LT Spider, a nomenclatura do modelo deixa antever a potência
gerada pelo propulsor e a sigla LT significa Long Tail (Cauda Longa), uma clara
reminiscência do McLaren F1 GT de 1997. Evocando a velocidade, performance e
linhas modernas, a exposição conta com a mais recente criação da marca do
tridente, o Maserati MC20, equipado com motor V6 biturbo, a que foi dado o nome
Nettuno, com tecnologia derivada directamente da Fórmula 1.
Olhando para o futuro, mas
sempre com inspiração no passado, “O
Regresso dos Supercarros” inclui
um Ford GT40 MkII “Continuation”,
que traz o espírito de Carrol Shelby e do ambicioso projecto levado a cabo
pela Ford, e um excelente representante da competência técnica de engenharia
de outros tempos.
Por fim, o cabeça de cartaz
na forma de um raríssimo Ferrari Monza SP2, que integra o novo segmento
“Icona” lançado pela marca, e apenas disponível para clientes seleccionados.
Com uma estética moderna que pretende reinterpretar um desenho clássico, o
Ferrari Monza SP2 é inspirado nas barchettas dos anos 50 que foram levadas à
vitória no desporto automóvel internacional não só com condutores oficiais
da equipa da Scuderia, mas também por uma legião de gentlemen drivers que,
nesses anos, se encontravam frequentemente em competição directa com os
lendários condutores profissionais.
O resultado é um magnifico
automóvel, que parece esculpido pelo vento, capaz de debitar 810cv e cuja
presença nesta exposição será uma das poucas oportunidades para o público
de ver o modelo ao vivo e a cores.
A exposição “O Regresso dos Supercarros” estará
patente no Museu do Caramulo até 18 de Setembro de 2022 e conta com o apoio da
Câmara Municipal de Tondela, da Fidelidade, do Jornal dos Clássicos e do
Banco BPI.
Fonte: Museu do
Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal
Sem comentários:
Enviar um comentário