Foto: Velo City 2021
A procura de bicicletas em
Portugal disparou durante o coronavírus. Do deslocamento para o trabalho ao
lazer no fim-de-semana, milhares de portugueses encontraram na bicicleta o meio
de transporte mais seguro nos últimos meses.
Durante a crise do coronavírus
e com as medidas de distanciamento social postas em prática, milhares de
portugueses encontraram na bicicleta o meio de transporte mais seguro,
eficiente e cómodo. Do deslocamento para o trabalho quando possível, dos
passeios noturnos após um dia de trabalho em casa, ao ciclismo de lazer nos
finais de semana, eles têm demonstrado vontade de subir nas suas bicicletas e,
consequentemente, a procura de bicicletas em Portugal disparou.
Depois das vendas online de
bicicletas dispararem em abril, o número de bicicletas matriculadas por hora em
Lisboa bateu todos os recordes durante o mês de maio. Em resposta ao boom do
ciclismo vivido na capital portuguesa, e à crescente necessidade de fornecer
opções de mobilidade seguras e saudáveis a todos os cidadãos, a cidade viu
muitas novas ciclovias surgirem nas suas ruas, uma tendência partilhada com
outras cidades como Paris, Milão, Atenas, Barcelona, Budapeste e Nova York, para
citar alguns.
Este aumento do interesse pelo
ciclismo também teve um impacto econômico positivo nos negócios relacionados
com a bicicleta em Portugal e Lisboa. As oficinas de reparação de bicicletas
têm enfrentado uma procura sem precedentes e têm recebido muitos novos
clientes, como referiu Rosa Félix, associada da Cicloficina dos Anjos e
investigadora em mobilidade urbana no Instituto Superior Técnico (IST), em
entrevista para o Jornal Expresso.
Adicionalmente, as vendas de
bicicletas e acessórios para bicicletas aumentaram drasticamente na maioria das
lojas de desporto e supermercados portugueses nos últimos meses. Após o
encerramento de lojas durante o encerramento, a procura online de bicicletas
foi tão grande que a maior fábrica de bicicletas da Europa - a RTE em Vila Nova
de Gaia - reabriu as suas portas após dois meses de paralisação da produção. O
boom do ciclismo também resultou em uma busca por “bicicletas usadas” no
mercado online OLX, dobrando em apenas um mês.
Antes mesmo da pandemia, Lisboa
já notava um aumento do ciclismo, um aumento de menos de 1% em 2017 para 3-4%
no início de 2020. A introdução do Gira - sistema de compartilhamento de
bicicletas de Lisboa, ajudou a estimular o ciclismo no cidade, mas os planos e
expectativas são ainda mais ambiciosos. Miguel Gaspar, vice-presidente da
Câmara Municipal de Mobilidade e Segurança da Cidade de Lisboa, espera atingir
a meta de 10% das viagens de bicicleta em 2021.
Para proporcionar o ambiente
certo para o crescimento da comunidade ciclista de Lisboa, a cidade apresentou
um ambicioso, “Fundo de mobilidade” de 3 milhões de euros para subsidiar a
compra de bicicletas. Os cidadãos podem solicitar vouchers para comprar
bicicletas convencionais, e-bikes ou bicicletas de carga. Outro plano importante
é a implantação de 200 km de ciclovias em Lisboa e apesar dos desafios
encontrados no caminho, a cidade continua comprometida com essa meta. Outras
medidas, como mais estacionamento para bicicletas, transformando o espaço
público antes reservado para carros em espaços onde as pessoas se encontram e
aproveitam com segurança o tempo ao ar livre foram aplicadas. Além disso,
também foi dada atenção à educação sobre o ciclismo e à implementação de um
programa por meio do qual todas as crianças nas escolas primárias serão capazes
de aprender a andar de bicicleta, incentivando o ciclismo seguro desde
cedo.
Com as medidas acima
mencionadas, Lisboa juntou-se a outras cidades europeias com visão de futuro ao
repensar os sistemas de mobilidade nos centros urbanos, ainda mais importantes
agora, no contexto da crise do COVID-19. Nos meses que antecedem a conferência
Velo-city 2021 Lisboa, iremos partilhar perceções mais detalhadas sobre as
medidas que a cidade tem vindo a tomar para promover e aumentar o uso da bicicleta
na cidade e encorajar uma mobilidade segura, sustentável e ativa para os Mundo
COVID-19, fique atento para mais informações.
Fonte: Velo City 2021
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