Por: Ilídia Pinto
Foto: © Rui Oliveira/Global
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O Portugal Bike Value, projeto
da Abimota que visa dar a conhecer o potencial nacional "enquanto destino
de excelência para investidores que querem apostar na produção de
bicicletas", foi distinguido com o Prémio Europeu de Promoção Empresarial
na categoria de Apoio à Internacionalização.
O Portugal Bike Value é o
vencedor da edição de 2020 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial
(EEPA)na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas. Este é um
projeto criado em 2015 pela Abimota - Associação Nacional das Indústrias de
Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, que visa promover a fileira das duas
rodas nos mercados internacionais que, em cinco anos, praticamente triplicou as
exportações. Gil Nadais, secretário-geral da associação, destaca o "bom
momento" da indústria. Portugal afirmou-se, em 2019, como o maior produtor
europeu de bicicletas.
Em causa está uma fileira que
produziu, o ano passado, 1,7 milhões de unidades e assegurou exportações no
valor global de 400 milhões de euros. "Este crescimento, e, sobretudo, o
reconhecimento internacional do setor português, deve-se a todo o trabalho
realizado pelo setor, que afirmou Portugal como destino de qualidade, inovação
e empreendedorismo", destaca Gil Nadais, em comunicado.
Este responsável lembra que as
bicicletas portuguesas são hoje produtos "de elevada qualidade, produzidos
com recurso a tecnologias de ponta". E dá exemplos: "Temos entre nós
a primeira empresa do mundo a soldar quadros em alumínio através de robôs, as
linhas de pintura mais avançadas, mas também a empresa que faz os selins para
bicicleta mais leves do mundo (24 gramas n.d.r.), uma das empresas que mais
patentes registou no país, fábricas que fazem rodas quase em exclusivo para
equipas de competição e dentro de poucos meses, a primeira fábrica de quadros
de carbono fora do continente Asiático. Temos também maior fábrica de montagem
de bicicletas e a maior fábrica de rodas para bicicleta da Europa".
Ao Dinheiro Vivo, Gil Nadais
sublinha o "esforço notável" do setor para "melhorar a sua
performance internacional" e garante que este irá "continuar a
trabalhar para se afoirmar e para crescer ainda mais, não só em quantidade,
mas, também, em qualidade".
Lançados pela Comissão
Europeia em 2005, os EEPA visam distinguir as boas práticas de promoção
empresarial em seis categorias distintas: Promoção do Espírito Empreendedor;
Investimento nas Competências Empreendedoras; Desenvolvimento do Ambiente
Empresarial; Apoio à Internacionalização das Empresas; Apoio ao Desenvolvimento
de Mercados Ecológicos e à Eficiência de Recursos e Empreendedorismo
Responsável e Inclusivo. Dos 185 projetos candidatados este ano pelos vários
Estados-membros, Portugal contribuiu com mais de 25%, segundo o IAPMEI, a
entidade que coordena a iniciativa junto das empresas portuguesas. No total,
foram 51 as candidaturas nacionais apresentadas.
Fonte: Dinheiro Vivo
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