domingo, 6 de outubro de 2019

“Terceiro passeio, O Cantinho do Avô em Alcanhões, inesquecível”

Texto e fotos: José Morais

Alcanhões, no distrito Santarém, foi o nosso destino neste primeiro domingo de outubro, e recebeu o   3º passeio de cicloturismo, organizado pelo Núcleo de Cicloturismo “O Cantinho do Avô”, o qual ficará sem dúvida inesquecível, e na memória de todos que por lá passaram.

Alcanhões é uma Vila cheia de história, e o passeio deste domingo também o foi, um passeio sem dúvida bem organizado, tanto antes, como durante, ou após o mesmo, com a organização a esmerar-se por dar o seu melhor, tentando satisfazer assim todos os que participaram e acompanharam, um passeio difícil de encontra igual.


Olhando o evento:

Bem cedo começaram a chegar os participantes, oriundos de diversos locais, com destaque para o Algarve, Alentejo, Leiria, Grande Lisboa, e distrito de Santarém.

Os cerca de duas centenas de participantes começaram por confirmando as suas inscrições, preparando as bicicletas, que os levaria a percorrer os cerca de 60 quilómetros do trajeto, o qual foi dividido em duas partes, ambas com partida e chegada ao “Cantinho do Avô” em Alcanhões, a saída ocorreu pelas 9,30 horas, e a chegada cerca da 12.45, num trajeto de dificuldade praticamente baixa, e propicia a rolar.

Com uma velocidade propícia à prática do cicloturismo, tentando que o longo pelotão não se partisse, a velocidade foi excelente, dando para rolar, onde os participantes puderam apreciar a paisagem, passando por zonas de vinha maravilhosas, já que estávamos numa região de bom vinho, e os mesmos puderam ao longo do passeio terem conversas animadas.

Tivemos uma boa assistência na estrada, a equipa organizadora a manter a cabeça do pelotão, e diversos elementos a percorrerem o mesmo dando apoio, tanto no meio como atrás, o apoio da GNR, e o excelente trabalho na segurança pelo Grupo de Motard Bispos do Asfalto a toda a caravana, deu no final um excelente passeio.
Temos de referir, o excelente abastecimento, com uma diversidade enorme, tanto liquido como sólido, os participantes tinham á sua disposição sandes, bolos, uvas, muita água, e até umas imperiais, para os mais aventureiros.

No final, tivemos um almoço maravilhoso, e um convívio tarde dentro, onde não faltaram as tradicionais lembranças para todos, alusivas ao passeio, tivemos ainda lembranças especiais para todas as mulheres, e no final, a promessa de todos poderem estar presentes na 4ª edição em 2020.

Mas, nem só de boas pedalas este evento foi feito, porque o cicloturismo não é só pedalar, também é conviver, confraternizar, e homenagear quando é necessário, como ainda recordar, ou promover alguns projetos, e neste, marcou sem dúvida Três momentos, que no fundo fazem isto, o cicloturismo, e a longa família cicloturista, apoiando-se uns aos outros.

O primeiro, o Presidente da Junta de Freguesia que falou a todos os participantes, sobre a importância do evento, o que significava para Alcanhões a presença de todos, num local histórico, onde com estas iniciativas muito positivas, são sempre benéficas para os locais, e só assim podem muitas vezes serem visitadas, e podem num futuro trazer novamente as pessoas a estas terras. Estas as palavras certas, a visão de que o cicloturismo é importante, e que infelizmente muitos autarcas não possuem visão para isso.

O segundo momento, foi sem dúvida de grande emoção, vi muitas lagrimas em muitos participantes, lagrimas de satisfação, num projeto que visa homenagear José Rafael, mais conhecido por “Zé do Barrete ou o Salvaterra”, o mesmo possui 85 anos, ainda pedala, e faz ver a muitos mais novos, é o mais idoso nos passeios de cicloturismo, pedala há muitos anos, vai ser feito um filme sobre o mesmo, imagens do seu grande museu, palavras suas, e mensagens de muitos cicloturismo, e foi o próprio José Rafael que recebeu uma foto recentemente tirada, e chorou, comovendo ainda mais.

Por fim, o cicloturismo também serve para comemorar aniversários, e neste passeio também isso aconteceu. O ano passado existiu um interregno deste passeio, já que estava para nascer a neta de Alexandre Rodrigues o organizador do evento, e não quiseram arriscar o passeio, mas, este ano, a Matilde fez um ano, e foi comemorado o seu aniversário entre a família cicloturistica, foi sem dúvida um momento alto, e muito participativo.

Para finalizar, temos de dar os parabéns à organização pela forma como mais um ano se esmerou por agradar, tentando fazer o seu melhor, uma organização que junta um número sem dúvida imenso de pessoas, com o Núcleo a apoiar no início do passeio, durante o passeio a pedalarem e a orientarem como já foi referido, e no final, também eles a servirem todos os participantes, não esquecendo, todas as senhoras que estiveram por trás, na cozinha para que no final nada faltasse, e tudo corresse bem.

Termino dizendo, continuem, o cicloturismo merece passeios destes, e da nossa parte esperamos poder voltar em 2020, na sua 4ª edição, num domingo com eleições, onde existiu tempo para pedalar e ir votar, deixando ainda um agradecimento especial pela maneira como mais um ano fomos recebidos, obrigado

E até ao próximo evento, ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com