quinta-feira, 13 de junho de 2019

“Já se inscreveu…

"Grande Passeio Cicloturismo do CCL 2019” um passei que se recomenda


Texto: José Morais

Cartaz: Notícias do Pedal/CCL

Dia 23 de Junho de 20189

Vai para a estrada no próximo dia 23 de junho, mais um “Grande Passeio de Cicloturismo” do CCL-Clube de Campismo de Lisboa, o evento que terá uma extensão de cerca de 60 quilómetros, será percorrido pelo conselho de Almada, a concentração está marcada para as 8 horas no Parque de Campismo do CCL, na Costa da Caparica, sendo dada a partida pelas 9 horas.

Este, um passeio já de grandes tradições, onde no final vai existir um grande almoço de confraternização, para participantes e acompanhantes confraternizarem tarde dentro, com muita animação.

Informações e inscrições:

Tel.: 212 900 100 ou 912 137 572


Marque já na sua agenda, e venha participar neste grande passeio de bicicleta que muito promete, e que a Revista Notícias do Pedal recomenda, nós vamos lá estar para reportagem completa de todo o evento, com diretos do mesmo, antes, durante o no final do mesmo, um passeio que recomendamos.

Participe.

E como o cicloturismo, não apenas de bicicleta se trata, também o turismo, e a parte lúdica, aqui fica um pouco de história:

Costa da Caparica é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, sede de freguesia com 10,18 km² de área e 13 418 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 1 318,1 hab/km².

A Costa da Caparica foi elevada a cidade em 9 de dezembro de 2004.

Foi a única freguesia do concelho de Almada em que não sofreu qualquer modificação aquando da reorganização administrativa nacional das freguesias que teve lugar em 2013.

Num documento do rei D. Afonso V de Portugal, sobre os bens e as dívidas do falecido do conde de Abranches, documenta-se que o seu avô, Vasco Lourenço de Almada, tinha instituído um morgadio a que vinculara bens na Caparica e pinhais em Almada a uma capela, na Igreja de São Mamede, em Lisboa (Arquivo do Hospital de S. José, 147, 345v-346v).

A Costa de Caparica é conhecida pelas suas praias, que nos últimos anos têm vindo a desaparecer, principalmente junto à foz do rio Tejo. Desde há já alguns anos que se tem presenciado o desaparecimento das praias na Costa da Caparica, nomeadamente as praias junto à foz do rio Tejo, embora este fenómeno já se tenha espalhado às praias mais a sul. Várias medidas de proteção e reposição das praias foram tomadas ao longo dos anos como a criação de pontões e mais recentemente o paredão feito ao longo de várias praias do Norte da costa e a reposição de areia nas praias junto à foz do rio Tejo.

Algumas das praias que constituem a Costa da Caparica são: Nova Praia, Praia do Castelo, Praia da Sereia, Praia de São João, Praia do CDS, Praia da Fonte da Telha, entre outras.

Como ponto de interesse turístico, e sempre com bastante afluência, encontra-se o Convento dos Capuchos.

A história do Clube Campismo Lisboa é longa pode consultar a mesma aqui: file:///C:/Users/Jose%20Morais/AppData/Local/Microsoft/Windows/INetCache/IE/LOMRG6EU/file.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com