domingo, 21 de abril de 2019

“Gondar acolhe Campeonato Nacional Universitário e o Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech”

Realiza-se no próximo dia 28 de abril, em Gondar (Guimarães), o 22º BTT XCO C.N.E. - Agr. 409 / Paróquia S. João Baptista de Gondar - Taça Manuel Abreu, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech e Campeonato Nacional Universitário de BTT Cross Country Olímpico.

Na prova que também homenageia Manuel Abreu, ciclista vimaranense que se sagrou campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa e venceu o Grande Prémio do Minho de 1996, serão este ano atribuídos os títulos de Campeões Nacionais Universitários de BTT XCO.

Organizada em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Agrupamento 409 - Gondar do Corpo Nacional de Escutas e Paróquia S. João Baptista de Gondar, a iniciativa terá o Largo do Cruzeiro (Gondar - Guimarães) como locais de partida e de chegada.

O programa da terceira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech começará às 10 horas com o as provas de Pupilos/Benjamins e Iniciados. Às 11 horas começará a prova de Infantis e Juvenis, estando a cerimónia protocolar dos escalões de Escolas está marcada para as 12 horas.

Pelas 13 horas começará a corrida de cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 14h30 arrancará a competição de elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 16h00. Como habitualmente, a organização terá em funcionamento um serviço de restauração.

O 22º BTT XCO C.N.E. - Agr. 409 / Paróquia S. João Baptista de Gondar - Taça Manuel Abreu conta com o apoio da Junta de Freguesia de Gondar, Paróquia de São João Baptista de Gondar, Município de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, FADU - Federação Académica do Desporto Universitário, Score Tech, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cision, Arrecadações da Quintã, POPP Design e AFAcycles.

 

Manuel Abreu

Manuel Abreu nasceu em Gondar (Guimarães) a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.

Enquanto jovem, Manuel Luís Campos de Abreu acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.

Manuel Abreu alinhou ainda nas formações Tensai / Mundial Confiança / Santa Marta, Sicasal /Acral e Maia / Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo Joaquim Sampaio.

Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996.

Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar.

Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com