domingo, 24 de fevereiro de 2019

“17ª Bênção Nacional dos Ciclistas”

Centenas e centenas de ciclistas, marcaram mais um ano presença em Fátima

Texto: José Morais

Fotos: Helena e José Morais

Muito Sol, muito calor, um excelente e autêntico dia de verão, animou a 17ª edição da Bênção Nacional dos Ciclistas realizada em Fátima, a qual contou com centenas e centenas de participantes, oriundos um pouco de diversos locais de Portugal, com o recinto do Calvário Húngaro, junto à Capela de Santo Estevão, a ficar repleto de ciclistas.

Numa organização da União de Ciclismo de Leiria, a concentração ocorreu pelas 9 horas no parque número 12, onde muitos participantes começaram a chegar bastante cedo.

Pelas 11 horas, era dada a partida às muitas centenas de participantes, que num pequeno passeio de bicicleta pedalaram rumo a Valinhos, onde no recinto do Calvário Húngaro veio a terminar o mesmo com um Sol, a aquecer todos os participantes.

Pelas 11,30 era dado o início do evento, o qual foi presidido pelo Bispo Emérito da Diocese de Leiria/Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, grande impulsionador, e apoiante desde o primeiro dia da Bênção Nacional dos Ciclistas, que iniciou com uma mensagem, seguiu-se a santa missa, e terminou com a Bênção a todos os ciclistas, familiares, e acompanhantes, onde o objetivo era o de pedir proteção para todos os ciclistas, tanto nas estradas de Portugal, como do mundo inteiro.

O calor foi sem dúvida imenso, mas todos se mantiveram até ao fim, firmes, com um objetivo, a de serem benzidos, e de participarem neste grande evento de Fé nacional, onde se pode dizer que a “Fé move multidões”.

Muitos foram pela primeira vez, muitos foram repetentes, e muitos que tem marcado presença desde o primeiro dia, mais um ano não faltaram, foram aqueles que ao longo de 17 anos tem resistido, onde já apanharam muita chuva, muito vento, neve, e puderam contar pelos dedos das mãos, as poucas edições onde o Sol marcou presença.

Duas das figuras que marcam sem dúvida este evento, a primeira, a persistência de um apaixonado da bicicleta, um grande impulsionador, e uma figura que tem levado o nome de Portugal aos quatro cantos mundo, ele chama-se Carlos Vieira, é presidente da União de Ciclismo de Leiria, que no final da Bênção falava à nova reportagem ao dizer: “ Depois da Bênção celebrada por D. Serafim, mais uma vez apraz-me dizer que foi um êxito, Nossa Senhora brindou-nos com um dia de sol, que não é coisa habitual, todos os ciclistas tiveram o privilégio de assistir à Peregrinação e Bênção, acho que foi um êxito”. 

Como mensagem final, Carlos Vieira dizia: “Agradecer a todos que estiveram presentes, nesta 17ª Peregrinação dos ciclistas em Fátima, vindo de bicicleta ou não, o regresso a casa excelente, e convida-los a todos a estarem aqui no Calvário Húngaro em 2020, na 18ª Bênção Nacional dos Ciclistas”.

A segunda figura, a de D. Serafim Ferreira e Silva, ele também um grande impulsionador, e apoiante desde a primeira edição que à nossa reportagem dizia: “A mensagem é a seguinte, a bicicleta tem o símbolo das duas rodas, andar numa roda só é possível mas muito difícil, as duas rodas forma um conjunto, e o guiador é o orientador, chamado Jesus Cristo, então fazendo um apelo à vida familiar, a família é sempre o núcleo básico, depois a convivência paternal não é da aldeia, não é da rua, mas é um conjunto, sentido de sociedade, mas sempre com um objetivo, no tempo para mais além, é esta a mensagem que queiró deixar a todos, e com muito gosto transmito”.

E D. Serafim terminava assim quando lhe pedimos uma mensagem para a presença da 18ª edição a realizar em 2020 ao qual começou assim, e até em modo de brincadeira: “oxalá, oxalá, eu se já tiver partido, vou pedir ao São Pedro para vir cá também, não venho de bicicleta, mas é uma simbologia de estar presente”.

E com estas declarações destes dois impulsionadores desta bonita iniciativa, que nos despedimos. Foi uma Bênção sem dúvida muito bonita, muito positiva, onde mais um ano Fátima, o Altar do Mundo como é conhecida, foi marcada com a presença de muitos ciclistas, acompanhantes e amantes da bicicletas, fosse profissionais, amadores, ou simples utilizadores de bicicletas, já que existiu espaço para todos, muita alegria, e convívio, o caso das pasteleiras de Santa Catarina da Serra, onde mais um ano marcaram presença, como sempre vestidos a rigor.

Em final de reportagem, um agradecimento especial também à GNR de Fátima pelo excelente trabalho feito em prol da segurança de todos, do longo pelotão que encheu as estrada de Fátima, e ainda à Reitoria de Fátima, pela disponibilidade que mais um ano colocou para que este evento se realiza-se, num local Sagrado, de muita Fé, que sem dúvida mais uma vez dizemos de que “Fé move multidões”. 

Bons passeios, boas pedaladas.

As fotos deste evento podem ser visualizadas em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com