sábado, 2 de junho de 2018

“Sexta e3tapa/28.º GP Jornal de Notícias Leilosoc”

Daniel Mestre ganha etapa e Joni Brandão veste amarela

Por: José Carlos Gomes

Daniel Mestre (Efapel) conquistou hoje a sexta etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc, impondo-se em Santo Tirso, ao fim de 144,9 quilómetros, percorridos desde Ovar. Joni Brandão (Sporting-Tavira) foi o segundo a passar a meta e substituiu o colega de equipa Aleksandr Grigorev no topo da classificação geral.

A corrida foi muito veloz, com vários ataques desde o início. João Rodrigues e Ricardo Mestre (W52-FC Porto) escaparam ao pelotão, quando estavam percorridos cerca de 30 quilómetros. A partir daí mantiveram-se em cabeça de corrida até à fase mais dura da viagem, a subida ao alto da Senhora da Assunção.

Ricardo Mestre não resistiu à perseguição do grupo principal logo no sopé da montanha, mas João Rodrigues persistiu. O pelotão foi perdendo unidades, subida acima, e foi-se aproximando de João Rodrigues. A dificuldade da subida atrasou irremediavelmente o camisola amarela à partida, Aleksandr Grigorev, mas deixou João Rodrigues sonhar.

O algarvio da W52-FC Porto passou no alto isolado, desceu para Santo Tirso sozinho, mas não teve forças para chegar na frente ao fim. O grupo de sete favoritos passou por João Rodrigues na reta da meta.


Tendo resistido à montanha, o velocista Daniel Mestre não teve dificuldades para se impor perante um grupo diminuto. Venceu a segunda etapa nesta edição da corrida, relegando Joni Brandão para o segundo posto e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) para a terceira posição.

O segundo lugar na etapa valeu a Joni Brandão a subida ao primeiro na classificação geral, dispondo de 7 segundos sobre o colega e equipa Alejandro Marque e de 12 sobre Daniel Mestre, que, com a bonificação de dez segundos em Santo Tirso, reentrou para o lote dos principais favoritos.

“A etapa foi muito complicada, porque as outras equipas impuseram um ritmo elevado desde o início, com múltiplos ataques, para nos tentarem deixar com poucos elementos. Na subida da Senhora da Assunção aconteceu o mesmo e, infelizmente, o Aleksandr Grigorev não conseguiu manter a camisola amarela. Agora sou eu que estou na frente. A equipa quer ganhar este grande prémio, mas não tem preferência por qualquer corredor em especial”, afirmou Joni Brandão, instantes depois de saber que era o novo dono da camisola amarela.

Daniel Mestre explica que “a vitória de hoje é a quarta da equipa nesta corrida e, tal como as outras, é uma vitória de todos os elementos da Efapel. Na última etapa a equipa vai apostar tudo para tentar conquistar o Grande Prémio”, promete o alentejano.


A jornada de hoje foi trabalhosa para o Sporting-Tavira, que teve de fazer parte da equipa abdicar das suas posições para poder defender os homens mais bem colocados na geral. Isso motivou também a cedência do primeiro lugar na geral coletiva à W52-FC Porto. Nas restantes classificações, Daniel Mestre vestiu a camisola verde, dos pontos, Guillaume Almeida e Paulo Silva (Fortunna/Maia) conservaram as camisolas da montanha e da juventude, respetivamente, e João Rodrigues, além da consolação de ser eleito o mais combativo da jornada, chegou à frente da classificação das metas volantes.

O 28.º Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc termina neste domingo, dia escolhido para a etapa-rainha da competição. Os 76 corredores em prova vão partir às 11h50 da Avenida 25 de Abril, no Porto, tendo por diante uma viagem de 164,2 quilómetros, que terminará, cerca das 16h00, na Avenida D. João II, em Gaia. Pelo caminho, os ciclistas vão encontrar quatro prémios de montanha, um dos quais de primeira categoria, no monte de Santo Adrião, a 60 quilómetros da meta.


 

Classificações

6.ª Etapa: Ovar – Santo Tirso, 144,9 km

1.º Daniel Mestre (Efapel), 3h24m24s (Média: 42,534 km/h)

2.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), mt´

3.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), mt

4.º António Carvalho (W52-FC Porto), mt

5.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), mt

6.º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), mt

7.º Alejandro Marque (Sporting-Tavira), mt

8.º João Rodrigues (W52-FC Porto), a 10s

9.º Sérgio Paulinho (Efapel), a 14s

10.º César Fonte (W52-FC Porto), a 16s

 

Geral Individual

1.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), 15h50m58s

2.º Alejandro Marque (Sporting-Tavira), a 7s

3.º Daniel Mestre (Efapel), a 12s

4.º António Carvalho (W52-FC Porto), a 20s

5.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), a 22s

6.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), a 30s

7.º Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira), a 1m09s

8.º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), a 1m15s

9.º Sérgio Paulinho (Efapel), a 1m16s

10.º João Rodrigues (W52-FC Porto), mt

 Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com